x
Convex Datacenter
Página 3 de 9 PrimeiroPrimeiro 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 102

Tópico: Snorkel no Niva

  • #25
    Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    2,526
    Agradecimentos: 0

    Question




    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    Galera, o Alexandre já desmestificou o mito do calço hidráulico com a água entrando pelo cano de escape, então por favor, SEM ESCAPE ELEVEADO!
    O problema da água entrar no filtro é que mesmo entrando devagar no alagado e atrás da onda que se forma (isso tudo ajuda) a ventoinha vai jogar água pra tudo que é lado! Inclusive pro lado do filtro...
    No meu primeiro Niva eu tinha um snorkel feito pelo antigo dono de canos de pvc. Era pintado de preto, se não me engano de 50mm. Funcionava bem.
    Se não querem usar um snorkel aparente sigam as instruções no início do tópico, puxe a entrada de ar pro porta-luva, ou coloquem uma mangueira do filtro até atrás da entrada de ar pra cabine, vai ficar mais protegido. Já vi Nivas assim, e iam na boa...
    Agora uma história legal, do antigo dono do SdeP: estavam fazendo um passeio tradicional da galera aqui de Curitiba, ir ao Rio Canasvieiras churrasquear, tomar de banho de rio e ....... fazer a travessia do rio é claro!
    No meio do rio o Niva morreu, água no distribuidor... seca e tenta de novo e morre novo... seca tenta de novo e morre de novo.... até que um teve uma brilhante idéia: abrir o capô pra água que a ventoinha jogava dentro do motor não fosse parar no distribuidor...
    E lá foi o SdeP com o capô aberto, o motorista com o cabeção pra fora da janela pra enxergar o caminho, e a ventoinha jogando água pra cima uns três metros... parecia um chafariz!!! E o pior, funcionou!!!!!
    Otávio, esse Niva que citou tinha a coifa da ventoinha original Será que esse efeito "chafariz" persistiria com uma coifa mais fechada Desculpem a overdose de perguntas...
    4X4 Brasil
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

  • #26
    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    Otávio, esse Niva que citou tinha a coifa da ventoinha original Será que esse efeito "chafariz" persistiria com uma coifa mais fechada Desculpem a overdose de perguntas...
    Caraca, aí num sei... quando encontrar com o camarada de novo vou perguntar.
    O melhor para travessia de alagados é a ventoinha elétrica com botão liga/desliga.
    Edson, quando atravessar alagados não se deve trocar de marcha pra não entrar água na EMBREAGEM, pois no escape num entra.
    Como vai entar ar (ou água) pelo escape? Não consigo entender isso... então toda vez que trocamos de marcha sai ar pelo filtro e a gasolina volta pro tanque?!?!?!?

  • #27
    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    Em relação ao "calço hidráulico" já ouvi dizer que se vc mantiver o carro acelerado enquanto atravessa é impossível acontecer... simples assim? Alguém sabe dizer mais

    []s aprendizes
    Calço é quando entra água pela panela do filtro de ar, pelo escape é praticamente impossivel que entre, exceto se ficar aquela adatação porca que fazem levantando o escape e deixando ele um pouco mais alto que o para-choques, aí se passar em algo acima do nivel do escape entra agua facim facim.

    []s
    TRITON HPE 3.5 V6


  • #28
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    A finalidade do escape alto é evitar que a água exerça pressão e estrangule os gases do escapamento , aí o motor pode vir a morrer dentro dagua .
    Calso hidraulico acontece nos carros a diesel , pois o motor não apaga quando entra água pelo filtro de ar . A água é comprimida dentro do pistão e como não é compressível , o pistão é brecado e consequentemente a biela entorta .

  • #29

    calço hidraulico

    Vejam mais uma explicação

    http://www2.uol.com.br/bestcars/cons-hid.
    [ ] s
    Peter

  • #30
    Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    2,526
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    A finalidade do escape alto é evitar que a água exerça pressão e estrangule os gases do escapamento , aí o motor pode vir a morrer dentro dagua ...
    Márcio, considerando que a profundidade é relativamente pouca, será que a pressão exercida pela água pode realmente impedir a saída dos gases se estiver em marcha

    []s curiosos
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

  • #31

    Post 3 erros acumulados

    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Roveri, não é lenda não... a água entra pelo escapamento principalmente qdo se troca de marchas, qdo se está atravessando um alagado... nessa situação, ocorre o refluxo de gases que leva água, mesmo que em pequena quantidade, para a câmara de combustão... resultado: pode ocorrer calço hidráulico!
    Edson, mas ai temos 3 erros juntos numa só ação ! Nunca, mas, nunca mesmo, nem nunquinha, se deve trocar marchas passando num alagado
    1º - entra agua entre o disco de embreagem
    2º - perde embalo do veiculo
    3º - perde tração
    4º- perde giro do motor, consequente torque ( uai não era só 3?)
    5- .................ah, sei lá deve ter um monte de motivos mais

    Nem mesmo se deve ficar cutucando acelerador

    Fora que essa historia de retrocesso de gases é dificil de entender

  • #32

    Wink

    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    Márcio, considerando que a profundidade é relativamente pouca, será que a pressão exercida pela água pode realmente impedir a saída dos gases se estiver em marcha

    []s curiosos
    É justamente ai que entra aquela sua duvida inicial que vc escutou que deveria ficar acelerado !
    Se vc está com o motor em baixa rotação pode sim acontecer da agua apagar o motor por falta de torque
    Então mantem o carro acelerado no regime de torque máximo ou o mais próximo possivel que não tem problema

  • #33

    Talking

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    A finalidade do escape alto é evitar que a água exerça pressão e estrangule os gases do escapamento , aí o motor pode vir a morrer dentro dagua .
    Calso hidraulico acontece nos carros a diesel , pois o motor não apaga quando entra água pelo filtro de ar . A água é comprimida dentro do pistão e como não é compressível , o pistão é brecado e consequentemente a biela entorta .
    Isso é verdade, é muito mais critico em motores diesel pois a sucção é mais forte, no caso de um motor gasolina a tendencia é o motor apagar primeiro
    Mas eu acho escape alto desnecessario é só manter uma boa rotação

  • #34

    Thumbs up

    Querem resolver esse problema de agua espalhada pela hélice
    1 - adapta ventoinha elétrica com botão de desarme
    2 - recorta uma lona com as medidas da grade do Niva, um poquinho maior. Coloca um olhal ou uma corda em cada ponta do retangulo e antes de atravessar o alagado prende essa lona na frente do Niva protejendo toda a frente da onda de agua
    3 - Aqueles anteparos de chapa que protegem o fundo do motor devem estar em bom estado, e principalmente devem ESTAR LÁ !

  • #35
    Usuário Avatar de Prieto 4x4
    Entrada
    03/09/2007
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,182
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    Edson, mas ai temos 3 erros juntos numa só ação ! Nunca, mas, nunca mesmo, nem nunquinha, se deve trocar marchas passando num alagado
    1º - entra agua entre o disco de embreagem
    2º - perde embalo do veiculo
    3º - perde tração
    4º- perde giro do motor, consequente torque ( uai não era só 3?)
    5- .................ah, sei lá deve ter um monte de motivos mais

    Nem mesmo se deve ficar cutucando acelerador

    Fora que essa historia de retrocesso de gases é dificil de entender

    Pessoal

    Todas as citações anteriores, assim como a do Alexandre acima, referem-se a travessias de alagados, mas pelo o que eu estou entendendo, vocês se referem a um rio, ou um local que tenha água mas uma base relativamente firme.
    Comigo já aconteceu por duas vezes, a situação de atravessar um local, relativamente profundo, mas com muita lama, onde não foi possível passar direto. O carro atolou, e tive que realizar algumas manobras para sair, e as vezes até com o auxílio do guincho, aí vem o seguinte:

    - não foi o caso de "passar com tudo" jogando água para todos os lados como diz o Alexandre. Ocorreu que o motor ficou submerso ( em lama ) por algum tempo:
    - nesta situação é impossível você não trocar marchas, pois tive que engatar ré e primeira por várias vezes pra sair do atoleiro;
    - nas duas situações que passei a primeira coisa que "foi pro espaço" foi o motor de arranque. Só voltou a funcionar, sozinho, uns 2 dias depois;
    - no meu distribuidor não entrou água - estava "protegido" por luvas cirurgícas ( com 5 dedos mesmo );
    - entrou água no carburador e o carro começou a falhar, até que a sujeira entupiu o carburador, e aí funcionava só em lenta, mas quando precisava de força, rateava até morrer;
    - meu Niva tem aqueles protetores e defletores sob o motor, mas só acho que so protegem de pedras e galhos, pois neste caso, como o carro estava submerso, o motor ficou uma lama só;
    - o radiador ficou todo encoberto por lama........e aí ferveu

    E aí eu pergunto, como resolver esta "simples" situação?
    Achei que nos veículos de outros modelos, sob a mesma condição, o "estrago" não foi tão grande.
    Acho que valeu "resgatar" o tópico.

    Se quiserem ter uma idéia da situação que estou descrevendo, tem algumas fotos no tópico de meu Niva ( na assinatura abaixo tem o link )

    Abraços

    Cesar Prieto

  • #36
    Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    2,526
    Agradecimentos: 0

    Talking

    Citação Postado originalmente por CPrieto Ver Post
    Pessoal

    Todas as citações anteriores, assim como a do Alexandre acima, referem-se a travessias de alagados, mas pelo o que eu estou entendendo, vocês se referem a um rio, ou um local que tenha água mas uma base relativamente firme.
    Comigo já aconteceu por duas vezes, a situação de atravessar um local, relativamente profundo, mas com muita lama, onde não foi possível passar direto. O carro atolou, e tive que realizar algumas manobras para sair, e as vezes até com o auxílio do guincho, aí vem o seguinte:

    - não foi o caso de "passar com tudo" jogando água para todos os lados como diz o Alexandre. Ocorreu que o motor ficou submerso ( em lama ) por algum tempo:
    - nesta situação é impossível você não trocar marchas, pois tive que engatar ré e primeira por várias vezes pra sair do atoleiro;
    - nas duas situações que passei a primeira coisa que "foi pro espaço" foi o motor de arranque. Só voltou a funcionar, sozinho, uns 2 dias depois;
    - no meu distribuidor não entrou água - estava "protegido" por luvas cirurgícas ( com 5 dedos mesmo );
    - entrou água no carburador e o carro começou a falhar, até que a sujeira entupiu o carburador, e aí funcionava só em lenta, mas quando precisava de força, rateava até morrer;
    - meu Niva tem aqueles protetores e defletores sob o motor, mas só acho que so protegem de pedras e galhos, pois neste caso, como o carro estava submerso, o motor ficou uma lama só;
    - o radiador ficou todo encoberto por lama........e aí ferveu

    E aí eu pergunto, como resolver esta "simples" situação?
    Achei que nos veículos de outros modelos, sob a mesma condição, o "estrago" não foi tão grande.
    Acho que valeu "resgatar" o tópico.

    Se quiserem ter uma idéia da situação que estou descrevendo, tem algumas fotos no tópico de meu Niva ( na assinatura abaixo tem o link )

    Abraços

    Cesar Prieto
    E eu com medo de encharcar a forração térmica (feltro) no assoalho... kkkk
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade