x
Convex Datacenter
Página 2 de 9 PrimeiroPrimeiro 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 102

Tópico: Snorkel no Niva

  • #13

    Talking AHUaUhH




    Sete dedos foi de doer !!!!!
    NMMSO , (na minha mais singela opinião) só basta resistir a tentação de entrar na poça em toda velocidade, espalhando agua pra tudo quanto é lado (inclusive no seu distribuidor) que o seu Niva faz miséria.

  • #14
    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    Sete dedos foi de doer !!!!!
    NMMSO , (na minha mais singela opinião) só basta resistir a tentação de entrar na poça em toda velocidade, espalhando agua pra tudo quanto é lado (inclusive no seu distribuidor) que o seu Niva faz miséria.
    No caso das enchentes em Sampa e no RJ, é só falar para a enxurrada resistir à tentação e não entrar a toda a velocidade por dentro do capô, espalhando NIVA pra tudo quanto é lado, né?

    Já instalou o Skype ou o MSN?

    Zabumbas

  • #15
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Posso fazer uma pergunta besta?
    Desculpem a minha ignorância...
    Pelo que sei, o snorkel serve para evitar que entre água no carburador ao atravessar trechos alagados, certo? Mas, no caso do NIVA, Antes da água chegar ao carburador, ela já chegou no distribuidor, não é?
    E aí?
    Mais uma vez desculpem se eu perguntei besteira, mas, aqui pelo sertão trechos alagados estão em falta, daí a falta de intimidade com o assunto.
    Se ela chegar no alternador seu Niva vai apagar, ficar falhando, mas depois de uma flanela seca, tá novo, já se entrar água no sistema de combustão dá calço hidraulico e balbal motor. Fora que dá pra proteger o distribuidor com alguns sistemas estanques, tem inclusive quem use luva de borracha pra isso.

    []s!
    4X4 Brasil
    TRITON HPE 3.5 V6


  • #16
    Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    2,526
    Agradecimentos: 0
    Em relação ao "calço hidráulico" já ouvi dizer que se vc mantiver o carro acelerado enquanto atravessa é impossível acontecer... simples assim? Alguém sabe dizer mais

    []s aprendizes
    4X4 Brasil
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

  • #17
    Pessoal, o ex-dono do meu Niva protegia o distribuidor com uma sacolinha de plástico, daquelas de supermercado... deixei lá e nunca tive problemas e olha que já passei por alguns alagados com a água batendo no capô...

    Soldier, se o carro morrer por algum motivo qq, nem pense em ligá-lo novamente... é calço hidráulico na certa... Para evitar que entre água pelo escapamento, mantenha 2ª marcha e aceleração constante... se for atravessar rio ou alagado, 2ª marcha normal + bloqueio... e só atravesse alagado se as partes elétricas estiverem muito bem protegidas...

  • #18
    Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    2,526
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post

    Soldier, se o carro morrer por algum motivo qq, nem pense em ligá-lo novamente... é calço hidráulico na certa... Para evitar que entre água pelo escapamento, mantenha 2ª marcha e aceleração constante... se for atravessar rio ou alagado, 2ª marcha normal + bloqueio... e só atravesse alagado se as partes elétricas estiverem muito bem protegidas...
    Blz Édson! Foi isso mesmo que ouvi... outras dicas que me deram, é entrar devagar e ficar constantemente "atrás da onda" que se forma pelo avanço do carro, pra que ela não invada "violentamente" o compartimento do motor e evite encharcar outras "partes íntimas" ...

    Em relação ao Distribuidor, acho a idéia da luva de borracha boa também, imagino que a resistência ao calor dela seja superior a uma sacolinha de mercado...

    Vlw
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

  • #19
    Soldier, se vc for devagar, dificilmente se formará onda na frente do carro... mas o Niva tem uma vantagem... o radiador é bem alto e evita que a água entre pela grade até uma certa altura... outra vantagem é a ventoinha... ela joga ar direto para o radiador e não no motor... em muitos jipes modernos, a ventoinha, qdo instalada atrás do radiador, puxa o ar e joga água ou barro no motor... Outro detalhe importante no Niva são os defletores que ficam ao lado do peito de aço... esses defletores evitam que a água ou barro invada o cofre do Niva por baixo...

  • #20
    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    Em relação ao "calço hidráulico" já ouvi dizer que se vc mantiver o carro acelerado enquanto atravessa é impossível acontecer... simples assim? Alguém sabe dizer mais

    []s aprendizes
    O que talvez vc tenha escutado é que a água não vai entrar pelo escapamento! Isso sim é lenda, pois, mesmo com o motor apagado a água não tem como chegar até o motor pelo escapamento - pela teoria dos vasos comunicantes a unica maneira da agua chegar até a câmara de combustão é abrindo as duas válvulas ao mesmo tempo, o que nunca acontece -
    Por tabela chegamos a conclusão de que escapamento alto é besteira e só serve pra perder torque do motor
    Agora, se entrar água pelo filtro já era, por isso snorkel é importante, fazendo umas continhas bem tontas :
    Um motorzinho 1600cc com tx de compressão 10:1
    Se entrar 40ml de água pelo filtro já é suficiente pra te entortar uma biela

  • #21
    Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    2,526
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    O que talvez vc tenha escutado é que a água não vai entrar pelo escapamento! Isso sim é lenda, pois, mesmo com o motor apagado a água não tem como chegar até o motor pelo escapamento - pela teoria dos vasos comunicantes a unica maneira da agua chegar até a câmara de combustão é abrindo as duas válvulas ao mesmo tempo, o que nunca acontece -
    Por tabela chegamos a conclusão de que escapamento alto é besteira e só serve pra perder torque do motor
    Agora, se entrar água pelo filtro já era, por isso snorkel é importante, fazendo umas continhas bem tontas :
    Um motorzinho 1600cc com tx de compressão 10:1
    Se entrar 40ml de água pelo filtro já é suficiente pra te entortar uma biela
    Opa! É isso... então no caso do Niva morrer dentro da água, o problema não é o escapamento estar submerso e sim o filtro. Certo
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

  • #22
    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    O que talvez vc tenha escutado é que a água não vai entrar pelo escapamento! Isso sim é lenda, pois, mesmo com o motor apagado a água não tem como chegar até o motor pelo escapamento - pela teoria dos vasos comunicantes a unica maneira da agua chegar até a câmara de combustão é abrindo as duas válvulas ao mesmo tempo, o que nunca acontece -
    Por tabela chegamos a conclusão de que escapamento alto é besteira e só serve pra perder torque do motor
    Agora, se entrar água pelo filtro já era, por isso snorkel é importante, fazendo umas continhas bem tontas :
    Um motorzinho 1600cc com tx de compressão 10:1
    Se entrar 40ml de água pelo filtro já é suficiente pra te entortar uma biela
    Roveri, não é lenda não... a água entra pelo escapamento principalmente qdo se troca de marchas, qdo se está atravessando um alagado... nessa situação, ocorre o refluxo de gases que leva água, mesmo que em pequena quantidade, para a câmara de combustão... resultado: pode ocorrer calço hidráulico!

  • #23
    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    Opa! É isso... então no caso do Niva morrer dentro da água, o problema não é o escapamento estar submerso e sim o filtro. Certo
    Por experiência, acho difícil entrar água pelo filtro... mas isso é para quem tem a ponteira original do filtro... percebam que existe a entrada do ar frio e a entrada do ar quente, esta última voltada para baixo... se entrar água pela ponteira (entra de ar frio), sairá pela entrada de ar quente... mesmo que passe um pouco de água, o máximo que acontecerá é molhar o filtro... claro que estou falando em atravessar alagados sem a intenção de fazer do Niva um submarino... água até um pouco abaixo da altura do capô, no máximo vedar o distribuidor basta... digo isso por experiência própria... hummm... só para apimentar um pouco a discussão, vcs viram aquele vídeo do Auto Esporte sobre o Niva... tem um Niva que passa com tudo por um lamaçal e morre... o erro foi que ele foi muito rápido, jogando água e lama no motor de forma muito brusca, causando uma queda rápida de temperatura do motor (esse efeito é menor nos motores diesel)... claro, tb deve ter molhado o distribuidor... se ele tivesse usado o bom senso e passado lentamente, o NIva não teria morrido...

  • #24
    Galera, o Alexandre já desmestificou o mito do calço hidráulico com a água entrando pelo cano de escape, então por favor, SEM ESCAPE ELEVEADO!
    O problema da água entrar no filtro é que mesmo entrando devagar no alagado e atrás da onda que se forma (isso tudo ajuda) a ventoinha vai jogar água pra tudo que é lado! Inclusive pro lado do filtro...
    No meu primeiro Niva eu tinha um snorkel feito pelo antigo dono de canos de pvc. Era pintado de preto, se não me engano de 50mm. Funcionava bem.
    Se não querem usar um snorkel aparente sigam as instruções no início do tópico, puxe a entrada de ar pro porta-luva, ou coloquem uma mangueira do filtro até atrás da entrada de ar pra cabine, vai ficar mais protegido. Já vi Nivas assim, e iam na boa...
    Agora uma história legal, do antigo dono do SdeP: estavam fazendo um passeio tradicional da galera aqui de Curitiba, ir ao Rio Canasvieiras churrasquear, tomar de banho de rio e ....... fazer a travessia do rio é claro!
    No meio do rio o Niva morreu, água no distribuidor... seca e tenta de novo e morre novo... seca tenta de novo e morre de novo.... até que um teve uma brilhante idéia: abrir o capô pra água que a ventoinha jogava dentro do motor não fosse parar no distribuidor...
    E lá foi o SdeP com o capô aberto, o motorista com o cabeção pra fora da janela pra enxergar o caminho, e a ventoinha jogando água pra cima uns três metros... parecia um chafariz!!! E o pior, funcionou!!!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade