Estou com a Minha viatura parada desde dez 2004, pois não tinha verba para gastar algumas centenas ou até mesmo milhares de latinhas para levanta-la.
Agora clariou um pouco, gostaria de saber quais os pontos que devo lubrificar no carro e tambem que tipo de graxa ou lubrificante utilizo. Tb é recomendado trocar o oleo do motor, mesmo que o motor esteja parado esse tempo todo?
Ps: o oleo do motor e os filtros de oleo / combustivel foram trocados na data em que comprei o carro e não rodei nem 200 km de lá para cá.
Sim amigo, existem 7 pontos de lubrificação no Niva...
Os 7 pontos são:
1- Cruzeta do carda dianteiro junto ao diferencial dianteiro
2- Estriado do cardã dianteiro (existe um parafuso allen que deve ser tirado e usar o bico que parecido cônico , " /\")
3- Cruzeta do carda dianteiro junto ao diferencial central
4- Cruzeta do carda traseiro junto ao diferencial central
5- Estriado do cardã traseiro
6- Cruzeta do carda traseiro ao diferencial traseiro
7- Cruzeta entre o cambio e o diferencial central
(acoplamento elástico) , alguns Nivas possuem um acoplamento homocinético, não sei exatamente a partir de que ano, me parece 94, ou aqueles que já substituíram estão livres deste ponto.
Você poderá encontrar mais detalhes no manual do mecânico e do proprietário, caso você ainda não tenha, baixe eles gratuitamente no seguinte site: www.nivasgerais4x4.com.br (ver Dicas, Artigos e Manuais).
falando assim até parece facil... eu já desisti a tempos da ginastica que é acessar esses pontos, mesmo porque, não tenho cavalete aqui em casa...
E eu notei que em alguns deles, para que o trabalho seja bem feito, só desacoplando o cardã.
Fio, realmente não é fácil, pois tem que ter ferramentas com bicos próprios e o cara tem que sacar do assunto, caso contrário, o cara nem acha os pontos.
Eu sempre levo o meu Niva numa loja especializada em lubrificação aqui de BH, os cara já estão acostumados e tem o equipamento certo. Aliás, eu lubrifico até os pivos, pois quando troquei os meu (pivos), coloquei um modelo com pinos de lubrificação.
Voltando ao assunto, o ideal é lubrificar cada ponto pelo menos a cada 3 meses, já os diferenciais devem ser lubrificados sempre que você passar por locais alagados.
Bom, vai o meu procedimento:
Como fazemos (eu e o Emmo) raids e nossa nocegagem constante nos faz solicitar muito o carro, a cada prova, ou seja a cada 40 dias, independente da quilometragem, faço o seguinte: engraxo (eu não, o camarada da troca de óleo, eu só fico olhando pra ver se o cara fez mesmo )os pontos indicados anteriormente; verifico o nível e estado dos óleos de câmbio, diferenciais dianteiro e traseiro, transferência e caixa de direção. Isso é mais pra ver se não há nenhum vazamento e se os snorkels de diferencial estão funfando legal (tem um tópico em algum lugar sobre isso...). Ah, também troco óleo e filtro, o que é um exagero...
Rapaiz....eu paço perregue pra fazer este serviço...mas na dianteira, vá girando o cardan até chegar ao melhor ponto....acho q devido à inclinação há uma posição que a cruzeta fica mais liberada...