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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário
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    07/06/2005
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    8
    Agradecimentos: 0

    Pontos de lubrificação




    Pessoal

    Estou com a Minha viatura parada desde dez 2004, pois não tinha verba para gastar algumas centenas ou até mesmo milhares de latinhas para levanta-la.

    Agora clariou um pouco, gostaria de saber quais os pontos que devo lubrificar no carro e tambem que tipo de graxa ou lubrificante utilizo. Tb é recomendado trocar o oleo do motor, mesmo que o motor esteja parado esse tempo todo?

    Ps: o oleo do motor e os filtros de oleo / combustivel foram trocados na data em que comprei o carro e não rodei nem 200 km de lá para cá.

    Oleo de cambio..... preciso trocar?

    Joao Moreno

  • #2

    Ignorado

    Como bom novato, to fussando as msg´s antigas, achei esta do João e fiquei curioso.
    Existem esses pontos de lubrificação? Onde?

  • #3
    Sim amigo, existem 7 pontos de lubrificação no Niva...

    Os 7 pontos são:

    1- Cruzeta do carda dianteiro junto ao diferencial dianteiro
    2- Estriado do cardã dianteiro (existe um parafuso allen que deve ser tirado e usar o bico que parecido cônico , " /\")
    3- Cruzeta do carda dianteiro junto ao diferencial central
    4- Cruzeta do carda traseiro junto ao diferencial central
    5- Estriado do cardã traseiro
    6- Cruzeta do carda traseiro ao diferencial traseiro
    7- Cruzeta entre o cambio e o diferencial central
    (acoplamento elástico) , alguns Nivas possuem um acoplamento homocinético, não sei exatamente a partir de que ano, me parece 94, ou aqueles que já substituíram estão livres deste ponto.

    Retirado do site: http://www.nivacuritibae4x4.pop.com.br/dicas25.htm

    Você poderá encontrar mais detalhes no manual do mecânico e do proprietário, caso você ainda não tenha, baixe eles gratuitamente no seguinte site: www.nivasgerais4x4.com.br (ver Dicas, Artigos e Manuais).

    1 ab.,
    Drovk

  • #4
    Usuário
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    04/03/2006
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    Agradecimentos: 0
    Drovk,

    falando assim até parece facil... eu já desisti a tempos da ginastica que é acessar esses pontos, mesmo porque, não tenho cavalete aqui em casa...
    E eu notei que em alguns deles, para que o trabalho seja bem feito, só desacoplando o cardã.

    []´s frustrados

  • #5
    Fio, realmente não é fácil, pois tem que ter ferramentas com bicos próprios e o cara tem que sacar do assunto, caso contrário, o cara nem acha os pontos.
    Eu sempre levo o meu Niva numa loja especializada em lubrificação aqui de BH, os cara já estão acostumados e tem o equipamento certo. Aliás, eu lubrifico até os pivos, pois quando troquei os meu (pivos), coloquei um modelo com pinos de lubrificação.
    Voltando ao assunto, o ideal é lubrificar cada ponto pelo menos a cada 3 meses, já os diferenciais devem ser lubrificados sempre que você passar por locais alagados.

    1 ab.,
    Drovk

  • #6
    Usuário Avatar de Cavalcante
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    31/01/2005
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    Agradecimento: 1
    Bom, vai o meu procedimento:
    Como fazemos (eu e o Emmo) raids e nossa nocegagem constante nos faz solicitar muito o carro, a cada prova, ou seja a cada 40 dias, independente da quilometragem, faço o seguinte: engraxo (eu não, o camarada da troca de óleo, eu só fico olhando pra ver se o cara fez mesmo )os pontos indicados anteriormente; verifico o nível e estado dos óleos de câmbio, diferenciais dianteiro e traseiro, transferência e caixa de direção. Isso é mais pra ver se não há nenhum vazamento e se os snorkels de diferencial estão funfando legal (tem um tópico em algum lugar sobre isso...). Ah, também troco óleo e filtro, o que é um exagero...

  • #7
    Excelente camaradas.....
    Muito obrigado.....

  • #8
    Foi muito esclarecedor pra mim essas informações. Eu tava voando.

    Tks.

  • #9
    Caraca, eu tentei achar os bicos graxeiros nas cruzetas, mas só tem acesso o traseiro...e os outros, como fazer? Tem de tirar os cardãs?

    Como fazer pra checar o nivel de oleo das caixas?

    Valeu.

  • #10

    pontos de lubrificação do Niva

    Pessoal,

    Segue na imagem anexa, os pontos de lubrificação com graxa. São 7 pontos destacados em vermelho.

    Abraço,

    William Brum
    BH, Minas


    Citação Postado originalmente por Nivoide Ver Post
    Caraca, eu tentei achar os bicos graxeiros nas cruzetas, mas só tem acesso o traseiro...e os outros, como fazer? Tem de tirar os cardãs?

    Como fazer pra checar o nivel de oleo das caixas?

    Valeu.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -caixas_lubrificacao.jpg  

  • #11

    nova imagen com legenda

    Amigos,

    Abaixo segue nova imagem legendada.

    []s



    Citação Postado originalmente por wfbrum Ver Post
    Pessoal,

    Segue na imagem anexa, os pontos de lubrificação com graxa. São 7 pontos destacados em vermelho.

    Abraço,

    William Brum
    BH, Minas
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -caixas_lubrificacao.jpg  

  • #12
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    17/03/2006
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    Vila Velha/ES
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    Rapaiz....eu paço perregue pra fazer este serviço...mas na dianteira, vá girando o cardan até chegar ao melhor ponto....acho q devido à inclinação há uma posição que a cruzeta fica mais liberada...

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