Vou dar minha modesta opinião, muito semelhante à da alguns amigos.
O Niva que comprei tem notas de 1 ano de serviços de lá e mesmo assim meu mecânico (que também é jiperio) identificou várias coisas que deveriam estar ok mas não estavam: válvulas desreguladas, carburador com 2º estágio travado, vários pequenos vazamentos, uma peça montada em posição errada (que batia quando a suspensão afundava e causava barulho na parte traseira direita do carro), trincal na fixação da caixa de direção... e mais uns detalhes que não me lembro agora.
Também não conseguiram eliminar vibração, certamente percebida e relatada pelo dono anterior.
Felizmente, o carro é pouco rodado e foi pocuo utilizado no off road, mas pra mim estes detalhes demonstram um controle de qualidade falho para uma oficina que tem "nome' como a Araucária.
Exceto a vibração, que ainda preciso agendar (por ser um serviço mais demorado e um pouco mais complexo), tudo que mencionei aqui foi identificado facilmente e devidamente solucinado pelo meu mecânico, sem qualquer problema.
Agora eles resolveram bem um problema de aquecimento relatado e resolvido pelo dono anteiror e uns outros menos "graves".
Minha conclusão é de que, como o ex-proprietário era cuidadoso muitas manutenções feitas na Araucária foram bem caras, não foi por falta de levar o carro lá e gastar que o carro não estava 100%. Tenho a sensação de que se tivesse algo mais grave teria "passado" também.
Resumindo, de forma geral acho que tive um pouco de sorte de não haver nenhum problema mais sério com meu Niva, no geral ele tá muito bom mas acredito que isso se deve mais ao passado de pouca solicitação do veículo do que pela qualidade das manutenções realizadas nele.