1 Anexo(s)
Em busca da melhor solução...
Como já foi citado anteriormente, a adaptação da flauta ajuda muito, mas não resolve 100% o problema. O abastecimento continua precário, mas viável.
Como sou uma pessoa insistente e gosto de tudo na mais perfeita ordem, estou pensando em uma solução definitiva.
Durante minhas pesquisas no forum, encontrei dois fatores relevantes:
1 - Tanque do niva é praticamente "dividido em 2".
2 - A mangueirinha que chega ao meio do tanque, e pode cair.
Com a "divisão em 2" do tanque, temos a dificuldade do gás se deslocar no interior do mesmo, empurrando a gasolina para fora (em dias quentes) ou atrapalhando a mesma de entrar durante o abastecimento, já que uma massa de gás equivalente deve sair para equalizar o tanque com a pressão atmosférica. No caso da mangueirinha, o mesmo princípio se aplica.
Após pensar um pouco, cheguei a uma conclusão interessante e quero saber o que acham. Como percebi, pelo comentário de que tem gente que recorta a tampa e depois a solda novamente, alterar o tanque não é algo tão complexo.
A proposta é: retirar a tal mangueira que vai até o centro e na ponta oposta do tanque (em relação ao bocal de abastecimento) instalar uma saída para uma nova mangueira de suspiro, que será ligada ao sistema principal.
Com essa adaptação, teremos suspiro nas duas extremidades do tanque, facilitando o deslocamento do gás em seu interior e evitando a pressurização.
Anexo uma imagem com um esquema simplificado para melhor entendimento. O desenho é simples, o tanque tem formas e detalhes não descritos no desenho.