x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 19

Hybrid View

Usuário Avatar de Marcelo Fialho
    Entrada
    04/10/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Ignição Eletrônica

Camaradas,

No último sábado fiz a instalação do GNV no meu Niva. Porém, por causa do platinado, o bicho não desenvolve. A solução, de acordo com os instaladores é a troca para a Ignição Eletrônica.
    Vi no site Trilha 4x4 um sistema de ignição adaptada dos antigos VW. Alguém usa este tipo de adaptação? Vale a pena?
    Vou começar a caminhada atrás da bendita e não sei se é melhor desencanar e ir direto à ignição dos Niva mais atuais.
    Abaixo segue foto do folheto explicativo.

Obrigado
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -igvwjeep.jpg  

Vc tem alguma afinidade com eletronica?

Mesmo não tendo imprime o material e leva numa case de eletronica que os caras fazem pra vc por no maximo uns 30 ou 40 conto !

acessa o site - www.planetabuggy.com.br - procura o link eletronica ou eletrica tem todo um esquema pra construção de uma ignição "transistorisada" que usa o distribuidor original apenas como sensr de posição !

Mas esse tipo aí serve pra colocar o variador de avanço? Pois, que eu saiba é o variador que vai fazer o carro desenvolver direito...

Além disso, se você roda bem mais no GNV que na gasolina, põe no ponto pro gnv... o meu tá assim, e, não é perfeito mas já melhora pra kct.

Usuário
    Entrada
    09/02/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Consegui um distribuidor com sensor hall da volks, mas o sensor hall eu não vou ter o avanço pois ele pega essas informações da injeção eletronica e os volks carburados no distribuidor tem uma pessinha do lado de fora que eu ligo o vacuo do carburador nele para obter o avanço quando sobe a rotação do motor.
    Mas o original platinado não tem avanço, então sera que daria certo colocar o distribuidor com sensor hall?
    Oque achão???

Amigos,

Não estou conseguindo abrir um tópico, parece que meu login está suspenso pra isso, embora eu me autentique e consiga responder aos tópicos.
    Estou com um problema no meu NIVA e não tenho como abrir o tópico. Sobre a ignição eu acho que tenho ainda o esquema da minha...vou procurar nas minhas tralhas e scanniar pra vc ver.
    E o meu problema aproveitando o espaço é que o velocimetro parou...mas o conta gira tá normal...são doi cabos? onde fica o do velocimetro....?pois pode ter só soltado. Já viram que não entendo mesmo.
    O cabo do passat antigo serve mas precisa de uma adaptação junto ao painel...o que tem que ser feito, caso eu precise trocar ? Alguém sabe mais ou menos o valor na pior da hipoteses ???

Obrigado e desculpe usar o espaço aí...
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Albertosiano
    Entrada
    30/06/2005
    Local
    Paulínia/SP

cabo do velocimetro

leomichetti,

O caso do velocimetro não estar funcionando pode ser dois motivos:

O cabo pode estar danificado ou ter escapado nas pontas, uma no painel e outra em baixo do carro próximo do câmbio. Ele é conectado com uma rosca, no meu caso era uma espécie de baquelite que quebrou, ficou torto e portanto fica falhando ( isso próximo do câmbio ).

Ainda não arrumei, ficou uma gambiarra, nas lojas de velocimetros fazem o cabo sobre medida, segundo fiquei sabendo não é tão caro.

Vala a pena cotar os custos e transtorno de colocar o do passat.

Boa Sorte

Manda os esquemas da ignição, estou estudando como melhorar o consumo e rendimento do Nivão.
    4X4 Brasil Razão: faltou inf.
    Toyota - Zarcão - 82

Usuário Avatar de Marcelo Fialho
    Entrada
    04/10/2004
    Local
    São Paulo/SP

Ponto pra GNV???

Gustavo,

Como funciona esse ponto para GNV. Mesmo depois de ter colocado a ignição eletrônica, não vi muita melhora nem na gasolina, nem no GNV.
    Há alguma formulinha mágica para melhorar o desempenho? Como anda o seu no GNV?

Valeu

Usuário Avatar de GARCIA/SP
    Entrada
    20/02/2006
    Local
    Interior de SP/SP
    Citação Postado originalmente por leomichetti Ver Post
    Amigos,

Não estou conseguindo abrir um tópico, parece que meu login está suspenso pra isso, embora eu me autentique e consiga responder aos tópicos.
    Estou com um problema no meu NIVA e não tenho como abrir o tópico. Sobre a ignição eu acho que tenho ainda o esquema da minha...vou procurar nas minhas tralhas e scanniar pra vc ver.
    E o meu problema aproveitando o espaço é que o velocimetro parou...mas o conta gira tá normal...são doi cabos? onde fica o do velocimetro....?pois pode ter só soltado. Já viram que não entendo mesmo.
    O cabo do passat antigo serve mas precisa de uma adaptação junto ao painel...o que tem que ser feito, caso eu precise trocar ? Alguém sabe mais ou menos o valor na pior da hipoteses ???

Obrigado e desculpe usar o espaço aí...
    leomichetti,
    Vc tá vendendo a viatura? Vi um anúncio seu no Rolo...

Usuário
    Entrada
    10/07/2004
    Local
    Niterói/RJ
    Agradecimento: 1
    Marcelo,

Um motor projetado para usar gasolina não está otimizado para usar GNV, no mínimo devido à taxa de compressão ser mais baixa do que permitiria este combustível gasoso. Sem as devidas compensações, o motor fica fraco mesmo e aproveita menos o GNV do que poderia, isto é, roda-se menos km por m3.

Uma solução prática que compensa uma boa parte desta perda é o aumento do avanço inicial. Vê-se carros convertidos para GNV usando este avanço inicial lá pelos 15, 20 graus, às vezes mais. Só que com este avanço todo o motor bateria pino quando passasse a usar gasolina, principalmente em rotações baixas e borboleta do carburador mais aberta, além de uma dificuldade extra para o motor de arranque partir (gasolina), aquecimento do motor e outros efeitos indesejáveis.
    Como, provavelmente, você pretende que teu carro seja bi-combustível, a única forma é usar um 'variador de avanço', como é conhecido um aparelho eletrônico que adianta a ignição X graus quando o GNV é selecionado, como se você tivesse girado o corpo do distribuidor no sentido horário (imagino que no Niva também seja assim) e aumentado o avanço inicial.

Crendo que você tenha colocado um sistema aspirado de GNV, este aparato adiciona uma limitador extra: o mesclador. Esta peça, que lembra um difusor de carburador, serve para melhor misturar o GNV ao ar admitido. O efeito colateral é que ele oferece uma dificuldade adicional para o ar passar, limitando a performance do motor. Com carga baixa talvez você não venha a notar isso, mas em regime mais forte isso ficará mais notável. Seria mais ou menos algo equivalente ao pedal do acelerador não poder ir até o fim devido à colocação de um batente.

O uso de platinado, além das chateações já conhecidas relativas à manutenção, tende a limitar a rotação do motor por causa de um efeito comumente chamado de 'flutuação', devido à incapacidade do mecanismo do platinado acompanhar as partes de menor raio do perímetro do came da árvore do distribuidor quando em grande rotação. A partir de certo giro do motor, conforme aquele aumenta, a bobina vai sendo 'carregada' por menos tempo. Trocando em miúdos, a centelha vai enfraquecendo e a queima vai sendo prejudicada, levando o motor a perder força.
    Além disso, as bobinas usadas em sistema com platinado são de potência mais baixa para que este 'sofra menos' do ponto de vista elétrico.

Resumindo:
    * variador de avanço irá permitir a flexibilidade de combustíveis com menos perda.
    * ignição eletrônica irá melhorar o desempenho em alta, isto é, naquela faixa de rotação e carga em que o sistema simples com platinado iria prejudicar a queima.
    * uso de bobina mais moderna (e mais "forte") melhorará o comportamento geral, mas isso não significa transformar um patinete em Ferrari. Recomendável certificar que os componentes elétricos (fusível, fios do circuito de baixa tensão, cabos de vela...) sejam adequados à nova condição.

Espero ter ajudado.

Abraço!

Sérgio Raposo

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 13
      Última resposta: 09/08/2009, 18:11
    2. Ignição Eletronica
      Por mdarui no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 23/07/2009, 21:46

Permissões de Postagem