x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: NIVA na jogada

  1. #1
    Usuário Avatar de Leo
    Entrada
    13/03/2004
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    46
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0

    NIVA na jogada




    Fala pessoal sou novo no fórum como podem reparar no meu numero de mensagens, o assunto ao qual estou pedindo a ajuda de vocês é o seguinte: tenho um conhecido que dispõe de um NIVA me paresce ser do ano de 90 na cor branca, este carro está numa fazenda e me paresce que nunca fez trilha o seu valor está em 3000 (reais), quais ítens eu deveria avaliar na hora da compra tipo olhar motor se está fumaçando, lataria, estofados, qual dicas vocês poderiam me dar para eu não desfazer do meu carro atual que não me dá dor de cabeça e entrar numa nova empreitada sem me arrepender depois, o negócio é que quero um carro 4x4 pra encarar puxar uma carreta com barco na praia e até pequenas dunas.

  2. #2
    Usuário
    Entrada
    07/03/2004
    Idade
    42
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Oi irmão, aqui vai uma boa dica do niva site!

  3. #3
    Usuário
    Entrada
    07/03/2004
    Idade
    42
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Quero comprar um niva !

    "Carro que nunca fez trilha" é o tipo de coisa que o pessoal costuma alardear como sendo algo de bom, mas a meu ver isso só significa que o carro nunca foi usado para a finalidade que se destina. Não trilha exatamente, mas se nunca pegou uma estrada de terra, se nunca precisou engatar uma reduzida ou um bloqueio, está arriscado ao carro estar prejudicado devido ao mau uso. Como diz meu amigo Álvaro Melo, mais vale comprar de Jipeiro, pois assim temos certeza que o carro era usado em sua plenitude e quaisquer alterações foram feitas sempre com o objetivo de melhorar sua performance.
    Portanto, o carro pode estar bonitinho, estar com a suspensão inteirinha, etc e claro que isso tem um valor imenso, mas tome cuidado com coisas igualmente importantes, mas que nem sempre estão à vista. Vamos à elas:
    A reduzida tem que engatar e desengatar sem problema algum! O carro fica mais lento e mais forte. Vc pode andar reduzido à vontade, vc só estará gastando mais gasolina. A reduzida pode ser usada sempre que vc estiver precisando de força e não de velocidade. Ou então estiver andando longos trechos em que precisa de velocidade extremamente baixa e constante. Exemplos: Pode ser desde subir ou descer um barranco enlameado até mesmo subir num meio fio ou estacionar o carro.
    Aliás, esse é um simples e bom teste para saber se o conjunto de transmissão está bom. Ou pelo menos aceitável. Encoste num meio fio relativamente alto, daqueles que um carro de passeio não sobe. Engate a primeira marcha, e engate a reduzida. Suba o meio fio sem medo. O carro tem que subir sem problema algum, de modo relativamente fácil e seguro, sem tremer e sem vibrar. Outra forma de testar: Dar uma arrancada forte com a reduzida engatada. Vc vai sentir a diferença, é muito clara.
    Para saber se a caixa de marchas está boa, existem dois testes simples. O primeiro é com o carro ligado e parado, engate a posição neutra na alavanca de redução. Neste ponto, TODAS as marchas (com exceção da ré que tem um mecanismo diferente), devem engatar sem problemas e sem o uso da embreagem. O segundo teste é muito simples. Basta andar com o carro e engatar uma marcha alta com velocidade baixa. O carro deve retomar velocidade ser tremer muito. Veja bem, vc estará em marcha longa e o carro lento, uma vibração é natural, mas não pode ser muito forte a ponto de chamar a atenção.
    Quanto ao Bloqueio do Diferencial Central, esse é duro mesmo. Difícil de engatar e mais difícil ainda de desengatar. JAMAIS ande com o bloqueio ligado em situações aonde existe tração, tipo asfalto. Uso o bloqueio para andar por exemplo em areia, mesmo assim nem sempre é necessário, principalmente se for em linha reta, se não estiver precisando subir uma Duna. Use o bloqueio também para subir ladeiras ou barrancos de terra solta ou barro. Use o Bloqueio em Lama e Erosões. Jamais use o bloqueio em velocidades altas, ele serve pra sair da enrascada ou então para não entrar em uma. Serve também para dar mais segurança ao percorrer terrenos com falta de tração. Se o bloqueio não estiver desengatando, existe um macete. Ande com o carro de ré e enquanto o carro estiver em movimento, tire o bloqueio. O próprio movimento das engrenagens ajuda a desengatar o blocante. Se o bloqueio não entrar de jeito nenhum, isso é um problema sério. Não compre um carro assim.
    JAMAIS em hipótese alguma compre um Niva 4x2 com opção de 4x4 por roda livre. O Niva é um carro projetado para andar 4x4 full time e essa inclusive é uma de suas maiores virtudes. Um Niva 4x2 é equivalente à alguém que perde a perna e a substitui por uma mecânica. Jamais funcionará da mesma forma e, não sei quanto à perna, mas a roda livre só te dará problemas e apurrinhação. Sem contar que desta forma vc estará alterando toda a estrutura do carro e todos os componentes que foram projetados para trabalhar de um jeito agora estarão sendo forçados a trabalhar de outro. As peças terão vida útil reduzida, etc etc etc... enfim, esquece! Leia mais detalhes sobre isso no FAQ sobre Roda Livre e o Kit Promolada. Clique AQUI!
    Quanto ao motor, dicas básicas. Não pode estar fumando (queimando óleo), não pode estar retendo água (aquecendo em demasia, saindo água pela descarga), tem que estar com aquele sonzinho suave e contínuo, etc. O motor do Niva, em lenta, trabalha em cerca de 900 RPM e tem que estar estável nesta faixa. O motor do Niva trabalha com um sistema de comando de válvulas que é tensionado por uma corrente, cujo esticador às vezes afrouxa. O sintoma é um sonzinho de corrente batendo, logo após acelerar forte e soltar o pé, com o carro parado. Se estiver assim, problemas. O esticador precisa de aperto ou então de substituição, e tem que ser rápido, pois se a corrente arrebentar desregula tudo, o motor sai do ponto, os pistões batem nas válvulas, etc, enfim é um problema sério e vc terá que abrir o motor.
    O Niva também tem um ponto frágil na lataria. A área em volta dos 3 parafusos de fixação da caixa de direção costuma rachar/trincar. Os sintomas podem ser desde barulhos e estalos ao virar o volante de um lado para o outro, até mesmo uma folga na direção maior que o de costume. Verifique se não há rachaduras neste ponto. Olhando por dentro da caixa de roda do lado do motorista, são os 3 parafusos atrás do conjunto de suspensão, que fazem entre si o desenho de um triângulo. Observe a lataria por dentro, por fora e por debaixo.
    No mais, usar sempre o bom senso. Procurar saber se o carro tem sido bem tratado, manutenção preventiva, procurar saber quem é o mecânico que cuida do carro etc. Um Niva bem tratado não deverá te dar apurrinhações.<...>

    No nivasite Tem muito mais dicas.
    Descuipa a outra resposta meio sem jeito, pois quis anexar esse texto e não consegui!
    Um abraço e Boa sorte na compra

  4. #4
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    45
    Posts
    7,444
    Agradecimentos: 6
    um niva em bom estado por R$3000,00??? o que vc esta eperando?? compra logo!!!.. se na quiser eu quero!!

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  5. #5
    Citação Postado originalmente por Fabil
    um niva em bom estado por R$3000,00??? o que vc esta eperando?? compra logo!!!.. se na quiser eu quero!!

    T+

    bom estado é uma expressão que me deixa duvidas....

  6. #6

    Re: Quero comprar um niva !

    Caraca !!! Seja + criativo cara !!! Esse texto não é seu ! hahahaha Mais deixa pra lá !!!
    Jumento Vermelho 4x4
    ٩(̾●̮̮̃̾•̃̾)۶ Ricardo Góes
    slackware 12.2

  7. #7
    Usuário Avatar de Leo
    Entrada
    13/03/2004
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    46
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas dicas Eduardo, vou testa-las na hora da avaliação, se o dono não xiar né!

  8. #8
    Usuário Avatar de Leo
    Entrada
    13/03/2004
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    46
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    Olá Niveiros de plantão. Minhas incessantes buscas por um carrinho legal acabaram comprei meu NIVA 90/91 tá show de bola, fiz algumas melhorias sabe como é né, revisão geral na mecânica, elétrica. Chaparia e pintura estão novas.
    Obrigado pelas dicas me foram de muita valia.

  9. #9
    Citação Postado originalmente por Leo
    Olá Niveiros de plantão. Minhas incessantes buscas por um carrinho legal acabaram comprei meu NIVA 90/91 tá show de bola, fiz algumas melhorias sabe como é né, revisão geral na mecânica, elétrica. Chaparia e pintura estão novas.
    Obrigado pelas dicas me foram de muita valia.

    Estamos aqui pra isso camarada, e boa sorte com o jipinho!

  10. #10
    Usuário Avatar de Nivagauderio
    Entrada
    12/07/2004
    Idade
    44
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0

    FATO

    Mas uma coisa aqui é fato! NIVA POR 3 LATAS NEM PRECISA ESTAR EM BOM ESTADO...TA NA MAO!

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  • BB Code está Ligado
  • Smilies estão Ligados
  • Código [IMG] está Ligado
  • Código HTML está Desligado

Change privacy settings Alterar definições de privacidade