neste findi, fiz uma viagem ao parque do Caparaó (Pico da Bandeira), já na ida, com uns 60 km de subida de serra ouvi um barulho estranho, um som soprado, como se tivesse com escapamento furando.
Parei, acelerei parado e nada do barulho, verifiquei por baixo e nada, as mangueiras do carbura estavam ok. Continuei a viagem e não houve mais problemas.
Na volta, após 420 km e faltando 100 pra chegar em casa, vinha em um trecho de descidas e subidas, mantendo a velocidade entre 80 e 110 km/h (nas descidas dava pra embalar a 120 km/h pra chegar na subida aos 70/80 km/h)....do nada volta o barulho.....era pisar o acelarado o carro dar o barulho e começou a perder força....perder, subindo, perdendo força...até q parei em bar de beira de estrada...
O barulho vinha do lado direito....estranho...abri o capout e tome barulho...engraçado q o barulho parecia percorrer toda a tubulação do escape...pedia minha mãe pra acelar enquanto me joguei embaixo do carro e não havia vazamentos...acelerou enquanto eu estava ao lado do carburador e ouvia o barulho....desliguei o carro.
Desomentei a tampa do carbura pra ver se havia algo solto dando vazamento e não achei nada...aproveitei enchi os reservatórios dos lavores de vidros...tomei um caldo de cana.
Montei tudo, verifiquei se havia alguma vela solta....tirei e limpei, uma a uma...e tudo estava ok.
40 minutos depois, liguei o carro e não havia mais barulhos...peguei a estrada e o trecho era 90% descendo...vim tranquilo e não mais teve o sintoma.
Alguem já teve isso?
Nas minhas análises cheguei aos pontos:
1 - será que prendeu alguma válvula de escape..entre aberta, de forma q fez um cilindro não ter compressão e dar o barulho de escape furado?
2 - será q é embreagem (original ainda com 105.000 km) que ao ser exigida em serra e em velocidade começou a abrir o bico, mantendo o platô dilatado e quase acionado?
3 - será q é mais um daqueles defeitos q nunca ninguem irá descobrir a solução e que vai e vem sem dar aviso, como no caso do arranque e cheiro de gasosa?
Aos pitaqueiros de plantão....a palavra está com vc´s.
não entendi a relação entre a perda de força e o barulho...
Quando vc pisava no acelerador ele ficava meio "vazio" ou você pisava, o carro gritava, mas não andava? Explica isso melhor...
Na minha opinião nada tem a ver com escapamento, mas não custa checar as juntas dos coletores e os proprios coletores. Veja também quando foi a ultima vez que limpou a cuba e os gicles do carbura, as vezes a sujeira faz com que haja esse tipo de perda de potencia, mas não vem associado com barulhos...
não entendi a relação entre a perda de força e o barulho...
Quando vc pisava no acelerador ele ficava meio "vazio" ou você pisava, o carro gritava, mas não andava? Explica isso melhor...
Na minha opinião nada tem a ver com escapamento, mas não custa checar as juntas dos coletores e os proprios coletores. Veja também quando foi a ultima vez que limpou a cuba e os gicles do carbura, as vezes a sujeira faz com que haja esse tipo de perda de potencia, mas não vem associado com barulhos...
[]´s
Fio, isso mesmo....o carro gritava, mas não andava....e foi perdendo força....na subida....depois de parado os 40 min (o caldo de cana tava bom mesmo!!) ligamos o carro e nada de barulho....ou perda de força.
Rones, se o motor continuava legal, se vc sentia que o motor tava vivo... deve ser mesmo a embreagem... vai ver que com o aquecimento do disco ele patinava......
Bom, mas se fosse a embreagem, ela provavelmente teria "colado" quando o carro esfriou por 40 minutos. Ou na melhor das hipoteses, um tranco seguido de um barulho na hora de sair... E é claro, um cheiro caracteristico de borracha queimada...
Bom, o carburador não é. Se fosse, não teria barulho e o motor ficaria dando "falta". É melhor olhar isso com calma e no mecanico...
O meu faz um barulho parecido com o que voce descreveu quando solta a mangueira do avanco a vacuo do distribuidor... como a sua nao ta solta, ve se ela nao ta rachada...
Camarada verificou os cabos de vela , uma vez aconteceu comigo o carro perdeu força e fazia um barulho estranho , com a trepidação os cabos que estavam uma porcaria ora pegavam ora nao .verifique algum mal contato neles ,pois com isso vce perde algum cilindro . e fica uma M .
mais um teoria ganha força: desintegração interna do escapamento. Assim, quando alguma peça interna soltava e ficava em posição de obstrução dos gases, o carro ficava com o barulho estranho e sem força...
Não peguei o carro desde domingo....mas vou verificar....
mais um teoria ganha força: desintegração interna do escapamento. Assim, quando alguma peça interna soltava e ficava em posição de obstrução dos gases, o carro ficava com o barulho estranho e sem força...
Não peguei o carro desde domingo....mas vou verificar....