Entra em contato com esse louco ai: fert@caroba.net
O Felipe é totalmente desparafusado mas, vai te ajudar muito.Peça a ele para te apresentar na lista "x" de kiveiros, que só reune nego maluco que tem Giva.
E por favor não dê ouvidos a uma besta chamada Eduardo Furlanta que tendo um Fiva zerado só desanima quem quer modificar algo. Pode crer, ele não é de confiança, o outro jipe dele é uma LR Azul Calcinha.
sei não... mas acho que no caso do Niva, o turbo não seria necessário. Primeiro que o motor não foi projetado para ter turboalimentação, e acaba por sobreaquecer quando exigido demais. Segundo, o niva é muito menor e mais leve que um JPX, então o XUD aspirado já é o suficiente. Vc acaba ganhando em autonomia e confiabilidade, pense nisso.
Mesmo eu curtindo o nivoide acho muita grana empatada um motor desses. Se vc tem um niva que custe 15 mil...ja dá pra passar de nível e poptar por um samurai ou até uma picape com um um pouco mais....bem opinião minha né...kda um kda um.
Tecnicamente então, vc vai mudar metade do carro, vai ter de ver desde suportes, caixa do motor (cabe?) embreagem (maior torque) e acionamento, cambio, e o resto pra trás...e freios tb, pois vai ter mais potencia e torque....vc nao por um motor desses pra andar a 30km/h...nem chegar no pé do morro e querer por 1a ne´...vai pisar no bucho, dai vai começar o quebra-quebra.
Bem, mesmo assim, de uma olhada no site dos futriqueiros do niva. Recomendo tb vc falar com o bibe daqui de ctba, pois ele tem um kit de adaptação do motor sportage 2.2 turbo intercooler q apavora o niva! Mas custa caro...dai volta-se ao parágrafo anterior...
o Niva vem (ou veio) com o XUD alguns mercados. A adaptação não deve ter maiores segredos. Embora eu nunca tenha visto...
Outra coisa, um Niva com motor a diesel é muito bom, principalmente se vc quer um carro valente para grandes viagens. Coisa que o Samurai não encara assim tão bem pois tem uma proposta bem diferente. É bem menor e mais desconfortável (eu tenho um tbm).
sei não... mas acho que no caso do Niva, o turbo não seria necessário. Primeiro que o motor não foi projetado para ter turboalimentação, e acaba por sobreaquecer quando exigido demais. Segundo, o niva é muito menor e mais leve que um JPX, então o XUD aspirado já é o suficiente. Vc acaba ganhando em autonomia e confiabilidade, pense nisso.
Eu sei que exite preconceito muito grande sobre o xud, mas existe tb sobre o niva e nam por isso dexamos de te-lo, o problema da refrigeração é facil de resolver, agora ainda temos a duvida quanto a parte tecnica, por isso preciso de esquema ou algo muito proximo para fazer a adaptação...
então, não tenho duvida nenhuma que o diesel é o melhor em torque e economia, mas infelizmente estes motores são caros, mesmos os antigos e barulhentos. Veja, não existe nada que não possa ser adaptado, ja vi cj com motor de f350...chegou a fritar o oleo da caixa...
Acredito que uma boa garimpada nos desenhos dos suportes com o espaço disponível ´mais um mecânico bom e disposto pode levá-lo a uma adaptação simples e eficiente. Talvez nem essa capa seca seja necessária.
Mais um fato que lembrei, o niva tem um sério problema com os carters, pois tem o diferencial dianteiro bem elevado. O meu ta com ap e tem um carter muito louco pra poder contornar a curva do difernecial...mais uma coisa pra pensar...
Cara, fale com o bibe de ctba e tira suas duvidas. Ele é gente boa e manja e pode lhe ajudar.
Eu sei que exite preconceito muito grande sobre o xud, mas existe tb sobre o niva e nam por isso dexamos de te-lo, o problema da refrigeração é facil de resolver, agora ainda temos a duvida quanto a parte tecnica, por isso preciso de esquema ou algo muito proximo para fazer a adaptação...
Na verdade não existe receita de bolo pronta pra realizar a instalação do XUD
Vc vai ter que contar com somente com o seu conhecimento de mecanica nessa empreitada ! Mas eu tenho ceteza de que se vc fizer um trabalho bem feito vai ficar show de lama esse seu Niva !