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  • #1

    Niva apagou na subida




    Oi pessoal, fui Nivar no final de semana passado e ao inventar de subir um barranco bem íngreme, o niva apagou. Desci o jipe e pra ligá-lo foi um custo, parecia que estava afogado. Depois de algum tempo consegui dar partida e trazê-lo pra casa só que durante o caminho ele ficava morrendo o tempo todo...E assim está o jipe, na garagem, vou lá e funciono ele a cada 2 dias, na marcha lenta fica beleza (posso ate subir o giro do motor que ele não morre) mas se eu for dar uma volta no quarteirão (até mesmo no asfalto lisinho e plano) é bem provável que ele apague pelo caminho. Quando aconteceu o problema eu pensei que poderia ter acontecido algo com a bóia do carburador, mas ao retornar o carro pro plano o problema teoricamente não deveria ter sido solucionado por si só? Teria ela emperrado?
    Supondo que realmente algo aconteceu em função da bóia do carburador, e isso aconteça novamente como eu devo proceder?
    A parte elétrica do carro estava ok, gasolina tinha meio tanque e o meu carburador ainda é o original do niva 91. Tudo ia bem até esse momento

  • #2
    Citação Postado originalmente por Julliano Ver Post
    Oi pessoal, fui Nivar no final de semana passado e ao inventar de subir um barranco bem íngreme, o niva apagou. Desci o jipe e pra ligá-lo foi um custo, parecia que estava afogado. Depois de algum tempo consegui dar partida e trazê-lo pra casa só que durante o caminho ele ficava morrendo o tempo todo...E assim está o jipe, na garagem, vou lá e funciono ele a cada 2 dias, na marcha lenta fica beleza (posso ate subir o giro do motor que ele não morre) mas se eu for dar uma volta no quarteirão (até mesmo no asfalto lisinho e plano) é bem provável que ele apague pelo caminho. Quando aconteceu o problema eu pensei que poderia ter acontecido algo com a bóia do carburador, mas ao retornar o carro pro plano o problema teoricamente não deveria ter sido solucionado por si só? Teria ela emperrado?
    Supondo que realmente algo aconteceu em função da bóia do carburador, e isso aconteça novamente como eu devo proceder?
    A parte elétrica do carro estava ok, gasolina tinha meio tanque e o meu carburador ainda é o original do niva 91. Tudo ia bem até esse momento
    Se o carburador de seu Niva é o Weber 460, são grandes as chances de ele estar se "desmanchando" internamente. Isto significa que pequenas partículas do material de que ele é construído estão se soltando e seguindo, provavelmente, para a cuba da bóia. qaundo o combustível é aspirado através dos giglês, elas entupem a passagem de combustível. Quando você desliga o motor, essas partículas se depositam, quando você liga o motor, o turbilhonamento do combustível faz com que voltem a obstruir a passagem do combustível.

    Se o carburador não for o Weber 460, pode ser que haja alguma sujeira na cuba, que está obstruindo a passagem do combustível quando o carro é colocado em movimento.

    Verifique também se há mangueiras velhas (podem soltar pedaços internos de borracha) ou se o filtro de combustível está vencido (muito tempo de uso sem trocar)

    [ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #3
    O carburador ainda é o original. A teoria das pequenas particulas obstruindo os giglês é interessante e faz sentido. Mas é estranho que enquanto parado e funcionando na marcha lenta não aparenta estar com problema. De qualquer forma, vou providenciar mangueiras e filtros novos, além do habitual reparo do carburador. [2107-1107010-78]. Espero que seja tranquilo pois no momento ainda não posso investir num novo importado da russia.

  • #4
    Citação Postado originalmente por Julliano Ver Post
    O carburador ainda é o original. A teoria das pequenas particulas obstruindo os giglês é interessante e faz sentido. Mas é estranho que enquanto parado e funcionando na marcha lenta não aparenta estar com problema. De qualquer forma, vou providenciar mangueiras e filtros novos, além do habitual reparo do carburador. [2107-1107010-78]. Espero que seja tranquilo pois no momento ainda não posso investir num novo importado da russia.
    Não é estranho que o problema apareça apenas com o Niva rodando. Assumindo-se que o problema realmente seja de sujeira no carburador, tem-se que, com o carro parado, a sujeira ou partícula fica quietinha no fundo da cuba da bóia. É com ele rodando que ela irá se movimentar, saindo do fundo da cuba e indo para o giglê.

    Antes de trocar as mangueiras, veja se isto é realmente necessário. Mas vale a pena dar uma geral no carburador, desmontando-o e jogando ar em todos seus orifícios (uiiii!!! ), para desalojar uma eventual sujeira.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #5
    Usuário Avatar de Flugêncio
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Não é estranho que o problema apareça apenas com o Niva rodando. Assumindo-se que o problema realmente seja de sujeira no carburador, tem-se que, com o carro parado, a sujeira ou partícula fica quietinha no fundo da cuba da bóia. É com ele rodando que ela irá se movimentar, saindo do fundo da cuba e indo para o giglê.

    Antes de trocar as mangueiras, veja se isto é realmente necessário. Mas vale a pena dar uma geral no carburador, desmontando-o e jogando ar em todos seus orifícios (uiiii!!! ), para desalojar uma eventual sujeira.
    Pode ser simplesmente a bobina esquentando.

  • #6
    Citação Postado originalmente por ADSUMUS Ver Post
    Pode ser simplesmente a bobina esquentando.
    Isso eu havia verificado, assim que deu o problema, coloquei a mão nela e a temperatura estava normal.. me falaram pra eu checar o rotor, mas se fosse o rotor ele nem ligaria?

  • #7
    Usuário Avatar de jeferson roveri
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    se na lenta funciona normalmente e quando vai acelerar ele morre; pode ser sujeira no tubo injetor (a tradicional bengalinha)..esta começando a entupir logo ela entope de vez e o carro não pega mais ...

  • #8
    Usuário Avatar de Flugêncio
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    Citação Postado originalmente por jeferson roveri Ver Post
    se na lenta funciona normalmente e quando vai acelerar ele morre; pode ser sujeira no tubo injetor (a tradicional bengalinha)..esta começando a entupir logo ela entope de vez e o carro não pega mais ...
    Pode ser tb o diafragma de aceleração do carburador.

  • #9
    Se vc estiver usando um desborbulhador, desative-o e teste o carro.
    http://dentrododireito.blogspot.com
    "Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim."

  • #10
    Citação Postado originalmente por fabioaguilera Ver Post
    Se vc estiver usando um desborbulhador, desative-o e teste o carro.
    Na verdade até pensei em instalar um futuramente afim de evitar que tal problema volte a ocorrer. De qualquer forma valeu pelas dicas, todas devidamente anotadas para apresentar ao mecânico.

  • #11
    Usuário Avatar de Marco-Maga
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    Citação Postado originalmente por Julliano Ver Post
    Oi pessoal, fui Nivar no final de semana passado e ao inventar de subir um barranco bem íngreme, o niva apagou. Desci o jipe e pra ligá-lo foi um custo, parecia que estava afogado. Depois de algum tempo consegui dar partida e trazê-lo pra casa só que durante o caminho ele ficava morrendo o tempo todo...E assim está o jipe, na garagem, vou lá e funciono ele a cada 2 dias, na marcha lenta fica beleza (posso ate subir o giro do motor que ele não morre) mas se eu for dar uma volta no quarteirão (até mesmo no asfalto lisinho e plano) é bem provável que ele apague pelo caminho. Quando aconteceu o problema eu pensei que poderia ter acontecido algo com a bóia do carburador, mas ao retornar o carro pro plano o problema teoricamente não deveria ter sido solucionado por si só? Teria ela emperrado?
    Supondo que realmente algo aconteceu em função da bóia do carburador, e isso aconteça novamente como eu devo proceder?
    A parte elétrica do carro estava ok, gasolina tinha meio tanque e o meu carburador ainda é o original do niva 91. Tudo ia bem até esse momento
    Julliano,

    Pode ter dado falta de combustivel no carburador, isso é normal acontecer em subidas, tenho uma F 75 que as vezes acontece isso, ai o que faço: Tiro o filtro de ar e com a mão tampo o carburador fazendo a entrada de ar..
    Ai ela pega na hora sem problemas..

    Caso aconteça de novo tente fazer isso...
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #12
    amigos, hoje fui subir um subida ingreme tbm e morreu, dava partida e ele funcionava, porem quando acelerava morria, nao chegava nem a subir o giro. desci no embalo de ré para ver se nao era falta de combustivel,, no plano nada,,, era so eu pizar no acelerador q morria,,, porem se desse bombadas continuas ele subia o giro... mas logo morria novamente,,, oq pode ser?

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