x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1

    Pontos de Apoio para Reboque




    Moçada, quero colocar pontos fortes para reboque na frente e na traseira do nivoide...

    Atualmente tenho um nos apoios do parachoque dianteiro e um engate tipo bola na traseira.

    Onde ficaria mais forte a colocação/alteraçao para ter garantia de não arrancar um pedaço do jipe num tranco de cabo qdo rebocado?

    Grato.

  • #2

    Estou bolando um pra frente!!!

    Nivóide, o meu tem o engate original, que vai fixado nas longarinas e nos braços do parachoque traseiro. Ali eu acho um bom ponto de ancoragem (o melhor que eu consegui imaginar prum niva). agora na frente o bicho pega. alguns colocam naquele agregado da suspensão dianteira que vai fixado nas longarinas. Realmente acho até uma boa idéia, mas talvez um pouco difícil de usar em trilhas, principalmente se atolado e se você não colocou uma fita de reboque antes. Estou tentando bolar um pra frente como o engate traseiro, já aproveitando e fazendo um berço pra guincho. Iria parafusado no local dos ganchos dianteiros (longarinas) e no suporte do parachoque também (com uma estrutura bem rígida). O problema é que não quero perder o angulo de entrada do niva, então ele tem de acompanhar a frente do niva. Isso que está me tirando o sono. Mas nas minhas férias vou fazer isso e documento pra vocês. Espero algumas idéias!!!!! inclusive do mateiral que eu posso fazer isso!
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #3

    Reforçando o ponto de ancoragem

    Agora imagina se vc "ligasse " o reboque traseio ou suporte dianteiro por uma barra de aço tubular com diametro de 11/2, parede de 1/8"
    Essa barra acompanha a longarina e é fixada em dois ou trez pontos de forma a não limitar a torção natural do monobloco, Mas distribuir a tração do reboque por todo o comprimento do casco

    Ainda vc pode aproveitar essa estrutura para fixar a t-case e o cambio ao inves de fixados no assoalho

  • #4
    Alexandre, havia pensado em uma cantoneira que pegasse de ponta a ponta a longarina aboixo do assoalho, como vc disse, mas ela tem parede fina, já viu?

    Na frente do meu como ele tem a dh pela frente, aquele esquema de pegar carona no suporte da suspensáo não dá.

    Pensei em passar um cabo laçando a longarina pelos antigos furos donde antes ficavam os suportes do motor, pois o ap é diferente, e dai ele passaria por cima da longarina, saindo no meio da grade e preso por uma braçadeira presa ao quebra mato, para segurar os angulos de reboque diferentes de uma linha reta.

    Estou usando por enquanto laçar o suporte do parachoque com o cabo antes de entrar no atoleiro...é ruim, mas funciona bem.

  • #5
    Pessoal

    Eu vi ,não lembro mais aonde,mas achei a ideia muito boa.

    O parachoque dianteiro é fixado por uma cantoneira num tubo que é preso por um parafuso a caixa da longarina(acho que se pode chamar assim).
    O cara furou o parachoque,diametro igual ao diametro interno do tubo de fixação.
    Pegou um tubo de diametro externo igual ao diametro interno do tubo de fixaçaõ e comprimento igual ao comprimento entre o parachoque e lataria.
    Na ponta soldou um gancho .
    Colocou este conjunto por dentro do tubo de fixação do parachoque e furo os dois tubos entre o para-choque e a lataria e colocou um parafuso, acho que de 12 mm de diametro(igual ao que prende o tubo suporte na lataria).

    Este conjunto é removivel.

    Espero ter conseguido passar a ideia.
    4X4 Brasil Razão: alteração
    [ ] s
    Peter

  • #6
    [QUOTE=Nivoide;325100]Alexandre, havia pensado em uma cantoneira que pegasse de ponta a ponta a longarina aboixo do assoalho, como vc disse, mas ela tem parede fina, já viu?

    Do jeito que eu entendi vc vai "matar" a torsão natural do monobloco !
    Cantoneira só tem resistencia a compressão contra uma das abas ! Pra usar contoneira vc deveria partir pra substituir todo o tunel da longarina por cantoneiras ! Mas ai tambem o ideal não seria cantoneiras mas tubos aço de seçaõ retangular ou então vigas I , ou ainda vigas U deitadas, com o U pra dentro
    O ideal é tubo de aço sem costura ligando a frente a traseira do carro direto ! Talvez com duas ou trez ligações no meio do carro, mas não pra "travar" a longarina

    Esse lance do cabo de aço não me soou muito bem aos ouvidos !!! Sei lá

  • #7
    Gostei da ideia do Peter.

    Alexandre, quis dizer a mesma coisa que vc, mas usaria uma ou duas cantoneiras com parafusos passantes nas longarinas, apenas em algums pontos...

    Valeu.

  • #8
    Então ! Tá !Descupa não tinha entendido dessa forma !

  • #9
    Citação Postado originalmente por Nivoide Ver Post
    Gostei da ideia do Peter.


    Valeu.
    Como eu ja disse a ideia não é minha.

    Alias "Nada se cria ,tudo se copia"

    Esta adaptação deveria ser feita dos dois lados,esquerdo e direito,quando na hora de rebocar , os esforços não se concentrem so de um lado.
    [ ] s
    Peter

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73
      Última resposta: 29/05/2008, 19:05

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade