Sou novato - prestes a adquirir meu Niva - e queria saber de vcs se a vistoria do Detran prá transferência, tem alguma diferença pros carros "normais". Vou fazer isso aqui em BH e queria saber se é um processo tranquilo ou não. Tem alguma exigência específica para veículos off-road?
Valeu e inté.
Meu amigo, aki em Porto Alegre qdo fiz a vistoria do meu levou 5 minutos. Só olharam a parte elétrica, a numeração do motor e chassis... Ah, e perguntaram se meu GNV ainda tava instalado...Nem questionaram os paralamas cortados e pneus pra fora da lata... Fica tranquilo pq é bem simples...
Abraço,
aqui em Curitiba somente tem vistoria se vc levar direto no Detran. Se for feito por despachante não tem vistoria, o despachante só tira o decalque da numeração e faz o resto.
Blz turma pelas informações - esse é um dos vários motivos que me fazem querer fazer parte dessa família - sabe como é, novato tem cada dúvida... E de Belô? Alguém sabe como é a vistoria?
Inté.
Aqui no RJ os caras olham tudo e ficam encrencando por bobagem até conseguir levar um por fora...
O meu CJ-5 o cara cismou que eu tinha que colocar um quebra-sol no parabrisa...que além de ser basculante o carro é conversível !!!!
Não tem sentido algum, mas...
O NIVA que estou agora, passou na vistoria com o parabrisa trincado e por sinal muito grande e visível...o cara não falou nada. Apenas notou que o carro estava sem o esguicho de agua dos limpadores...mas não arrumou encrenca.
Em SP nem fazem vistoria, é só levar pro despachante e em 5 dias o documento está no seu nome. Isso pra qualquer carro.
Em Belo Horizonte não deve fugir muito disso...
Marius, busque informações com despachante como é a vistoria aí na sua cidade. Pois em cada lugar é de uma forma. Só para exemplificar, quando comprei o meu niva, nem precisei levar pra vistoria, pois era da mesma cidade. Já com meu carro, foi revirado tudo (placa de outra cidade). Foi conferido inclusive no sistema se o número do motor batia com o da documentação. Verificaram luzes, cintos, extintor, estepe, e tudo mais. Conheço cidades onde a vistoria também é bem rígida. Então informe-se aí mesmo para não ter nenhuma surpresa ruim. Abraços.
4X4 Brasil
Razão: erro gramatical
A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
Fábio.
De uns tempo pra cá, os detrans estão exigindo que a numeração do motor seja a mesma do documento. Fique atento ao comprar um Niva e examinar este detalhe, para evitar dor de cabeça.
Isso não quer dizer que voce não vá comprar um Niva com motor que não é original de fábrica (uma grande maioria dos Nivas já tiveram a motorização trocada), mas voce sabendo disso, já se prepara para a "peleja".
Outro dia um amigo me ligou, e estava no detran tentando transferir o jipe, só que o delegado estava solicitando a ele que a Lada do Brasil emitisse uma declaração para comprovar a numeração do motor de jipe dele. Até hj não entendi isso pq não encontrei com eles, mas como conseguir isso se não temos nada da Lada no Brasil?
Antes desta lei, o pessoal trocava de motor a todo momento e a pergunta é: quem fez isso antes da lei, como fica? Vai ter que ir a Russia buscar tal declaração?
Não é pra te assustar, é claro que os Detrans vão ter que "abrir as pernas " para estes casos. Fique atento somente para negociar com quem tiver te vendendo o jipe, para casos de possiveis despesas.
um abraço,
William Brum
BH, Minas
Postado originalmente por MariusJr.
Blz turma pelas informações - esse é um dos vários motivos que me fazem querer fazer parte dessa família - sabe como é, novato tem cada dúvida... E de Belô? Alguém sabe como é a vistoria?
Inté.
De uns tempo pra cá, os detrans estão exigindo que a numeração do motor seja a mesma do documento. Fique atento ao comprar um Niva e examinar este detalhe, para evitar dor de cabeça.
Isso não quer dizer que voce não vá comprar um Niva com motor que não é original de fábrica (uma grande maioria dos Nivas já tiveram a motorização trocada), mas voce sabendo disso, já se prepara para a "peleja".
Outro dia um amigo me ligou, e estava no detran tentando transferir o jipe, só que o delegado estava solicitando a ele que a Lada do Brasil emitisse uma declaração para comprovar a numeração do motor de jipe dele. Até hj não entendi isso pq não encontrei com eles, mas como conseguir isso se não temos nada da Lada no Brasil?
Antes desta lei, o pessoal trocava de motor a todo momento e a pergunta é: quem fez isso antes da lei, como fica? Vai ter que ir a Russia buscar tal declaração?
Não é pra te assustar, é claro que os Detrans vão ter que "abrir as pernas " para estes casos. Fique atento somente para negociar com quem tiver te vendendo o jipe, para casos de possiveis despesas.
um abraço,
William Brum
BH, Minas
Valeu pelo toque - argh! parece coisa de exame de próstata! - mas tô contaminado; quero muito arrumar um Niva e depois dessas dicas vou conversar com algum despachante prá evitar surpresas desagradáveis.
Inté.
Moçada, acabei de atualisar os docs do nivoide, trocando o motor e o combstivel.
Foi assim:
Detran - vistoria geral (coisa de 2 min: extintor e luzes mais declaques)
Pagar taxa 4,71 para autorizar mudança.
Vistoria CSV- Essa é a maior ladroagem do mundo, 150 conto! O cara passa seu jipe por uma bateria de testes nada a ver, como ex nivel de emissoes do motor...hahahaha
O meu tava sem esguicho, sem suporte do extintor, sem macaco, sem buzina...e passou. Paguei ne.
Levei todas as NF do motor e da montagem deste no detran. Nova vistoria mais 95 reais em taxas.
Nova vistoria de 2 min.
Paguei multa por ter feito a mudança antes de pagfar os 4,7 (comprei o carro assim po). 25,31!
Sai o doc em 3 dias.
Marius, aqui na minha terrinha a vistoria de veículos 4x4 não difere da dos carros "normais"... basicamente é bom deixar os seguintes em ordem:
- extintor de incêndio dentro da data de validade;
- triângulo de sinalização (é obrigatório um, mas eu levo dois);
- setas e lanternas funcionando (verificar se não há lâmpadas queimadas);
- pneus em bom estado (não podem estar carecas) e todos iguais (mesmo desenho);
- dependendo do Estado, o Detran pode implicar com pneus que ficam para fora do páralamas... nesse caso, convém colocar alargadores de páralamas;
- faróis-de-milha devem estar, no máximo, na mesma linha das lanternas, nunca acima delas;
- lanternas de neblina (as frontais), devem estar abaixo da linha das lanternas;
No Niva o número do chassis vc encontra em três lugares: no cofre do motor, do lado direito da parede corta fogo... no assoalho, logo debaixo do banco direito dianteiro... e na coluna do porta-malas, lado interno direito...
Se vc for emplacar o Niva, fixe a placa dianteira pelos furos de baixa da mesma, assim ela fica acima da linha do pára-choques... isso evita danificá-la (ângulo de ataque) qdo vc sobe um barranco ou algo assim...
Aki no RJ ,fiz a vistoria neste mês de novembro e tinha uma fila de carros e um pé dagua de cachorro beber agua sentado e só me me pediram para ver :
farois ,setas ,luz de re ,luz de freio ,chave de rodas , trinagulo e macaco e o rapaz so pediu para abrir a capo para retirar o numero do chassi e pronto mais nada .
Acho que so vou fazer no final de ano vistoria e em dia de chuva , pois valeu a pena ficar na fila ,eheheh.