x
Convex Datacenter
Página 4 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 114
  • #37
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3

    Polia/comando Sobe Na Posicao D é D+




    Meus Camaradas,
    insatisfeito com a performance do Boris III nas estradas cheguei até a colocar os pistões do Tempra em um motor que eu tinha guardado, mas continuava amarrado, não era o que eu esperava.
    Então peguei novamente o motor 1.6 originalzinho, coloquei o cabeçote rebaixado em 0,7mm e o comando/polia Aerocar(SOBE) na posição D. Minha gente, agora ando a Dutra em 100/110 Km/h o tempo todo, e o danado está andando no GNV praticamente igual a gasolina. De Itatiaia a São Paulo só tiro da quinta marcha pra quarta em duas subidas que antes no GNV fazia em terceira. Agora sim estou mais satisfeito.

  • #38
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Guto, mesmo considerando um Niva 0km, acho muito improvável conseguir algo realmente digno de nota sem gastar, por baixo, uns 1500 reais, mesmo porque não existe kit específico pro Niva, e só na criação de coletor de admissão adequado já fica boa parte desta grana.
    Só uma observação: não é necessário criar um novo coletor de admissão. O que realmente é necessário criar é uma extensão 2x1 para o coletor de escape, com uma curva de uns 90~100 graus para cima para fixar a turbina, no caso do motor do Niva. Pelo menos foi o que eu fiz. Na admissão o que é preciso é uma tampa sobre o carburador que seja vedada e resistente para suportar a pressão. Outro ítem que deve ser alterado é o escapamento, que deve ser de pelo menos 2" para não frear a turbina.

    Uma turbina de baixo lag dará um bom torque extra já a partir de uns 2000 RPM, e como o motor do Niva é de alta rotação, geralmente se anda acima dessa rotação, mesmo em trilhas. Pra quem tem a verba, eu recomendo. Outra opção é usar um compressor de acionamento mecânico que, dependendo do caso, exigirá menos alterações e peças que o que é geralmente necessário para adaptar um turbocompressor.

    A título de informação, um kit turbo, para motor carburador, geralmente é composto por:
    - Turbocompressor;
    - Válvula de alívio (que pode ser conectada a um bypass da própria turbina ou do coletor de escape);
    - Tampa de pressurização para o carburador (mais comuns para Solex 2E/3E e Weber TLDZ)
    - Válvula de prioridade (a do espirro);
    - Coletor de escape adequado para a fixação da turbina;
    - Bomba elétrica de combustível;
    - Dosador de pressão da linha de combustível;
    - Manômetro de pressão.

    Deve ser incluído ao kit um novo escapamento de, no mínimo, 2". Um intercooler sempre vai bem, pois a caixa quente da turbina acaba transferindo calor para a caixa fria (compressor), o que acaba por aquecer o ar comprimido.

    Somado a isso a mão-de-obra, difícil a adaptação de um kit novo sair por menos de R$ 2.000,00, e ainda há o incoveniente de ser algo que requer regularização para não ter problemas com a polícia.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #39
    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Meus Camaradas,
    insatisfeito com a performance do Boris III nas estradas cheguei até a colocar os pistões do Tempra em um motor que eu tinha guardado, mas continuava amarrado, não era o que eu esperava.
    Então peguei novamente o motor 1.6 originalzinho, coloquei o cabeçote rebaixado em 0,7mm e o comando/polia Aerocar(SOBE) na posição D. Minha gente, agora ando a Dutra em 100/110 Km/h o tempo todo, e o danado está andando no GNV praticamente igual a gasolina. De Itatiaia a São Paulo só tiro da quinta marcha pra quarta em duas subidas que antes no GNV fazia em terceira. Agora sim estou mais satisfeito.
    Maurício, poderias me dizer se esta posição D é de maior torque ou maior velocidade?
    Alguém tem a "tabela" das posições? Tenho o comando no meu Niva (álcool/GNV) e gostaria de melhorar a perfomance na cidade/estrada...

  • #40
    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    Maurício, poderias me dizer se esta posição D é de maior torque ou maior velocidade?
    Alguém tem a "tabela" das posições? Tenho o comando no meu Niva (álcool/GNV) e gostaria de melhorar a perfomance na cidade/estrada...
    Eu estava para escrever a respeito, aproveito agora.

    A posição D me parece algo estranha, é, provavelmente, a menos indicada, normalmente as posições utilizadas são as posições A e B. Aliás, estas posições não existem mais nos comandos vendidos atualmente pela Aerocar, o Gilberto me explicou que, devido a inúmeras instalações feitas de forma indevida, resolveu deixar apenas uma posição, correspondente, se não me engano, à posição B (maior torque em baixa rotação).

    Abaixo, colei um trecho das anotações que fiz durante um telefonema com o Gilberto, à época em que comprei meu primeiro comando Aerocar. Talvez estas anotações possam ser úteis a quem tem o comando instalado ou pretende fazê-lo:

    ================================================== =====================

    Comando de válvulas AEROCAR – (Fones 6909.1507/1701)

    Telefonema com Gilberto em 01.04.2002

    Polia do comando

    Tem 5 posições:

    B: 4 graus adiantado (mais força em baixas rotações, mas perde velocidade final, melhor para quem faz trilha. É a posição "default")
    A: 2 graus adiantado (esta é a posição que uso no meu Niva, melhor para quem viaja muito. Entretanto, há motores nos quais a marcha lenta se torna irregular nesta posição)
    F: normal
    C: 2 graus atrasado
    D: 4 graus atrasado

    Abertura de válvulas para a posição B: Admissão: 30 / Escape: 40

    ================================================== =================

    Otávio, caso o seu comando seja Aerocar (e não SOBE), talvez seja bom você trocar uma idéia com o Gilberto sobre a posição (D) em que foi instalado o seu comando.

    Abraços!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #41
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Otávio, caso o seu comando seja Aerocar (e não SOBE), talvez seja bom você trocar uma idéia com o Gilberto sobre a posição (D) em que foi instalado o seu comando.
    Gil, não sei se foi comprado na Aerocar ou direto na Sobe, preciso perguntar pro antigo dono, inclusive em qual furo da polia está instalado...
    AH! Quem está usando o comando na polia furo D é o Maurício!!!

  • #42
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    ... e só na criação de coletor de admissão...
    Onde se lê admissão leia-se exaustão (óbvio) e o ideal é o uso de coletor específico para melhor aproveitamento dos gases de escape, já que isso, de tabela, garante até maior vida útil à turbina, e isso não é teoria, é prática.

    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz
    Tenho o comando no meu Niva (álcool/GNV) e gostaria de melhorar a perfomance na cidade/estrada...
    Otávio,

    Entendendo "cidade" como maior requisito de torque em baixa rotação e "estrada" em maior requisito de torque em alta, terá que optar em posicionar o comando para privilegiar uma ou outra situação, atrasando ou avançando, ou então deixar no meio termo, porque não existe uma posição que atenda as duas coisas ao mesmo tempo e da melhor forma possível.

    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz
    B: 4 graus adiantado (mais força em baixas rotações, mas perde velocidade final, melhor para quem faz trilha. É a posição "default")
    A: 2 graus adiantado (esta é a posição que uso no meu Niva, melhor para quem viaja muito. Entretanto, há motores nos quais a marcha lenta se torna irregular nesta posição)
    F: normal
    C: 2 graus atrasado
    D: 4 graus atrasado
    Girti,

    Acho que está havendo alguma confusão com a referência, porque quanto maior o avanço do comando (maior a antecipação da abertura das válvulas) maior o privilégio de potência (torque em alta rotação).

    Ontem mesmo conversei com o Giba à respeito do kit Niva, e se tudo correr dentro do esperado muito provavelmente surgirá novidade. Só estou na dependência de um "carro padrão" pra finalizar os acertos e avaliar os resultados, que muito provavelmente serão interessantes até para motores originais.

    Sds,
    Sukys
    4X4 Brasil

  • #43
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post

    Girti,

    Acho que está havendo alguma confusão com a referência, porque quanto maior o avanço do comando (maior a antecipação da abertura das válvulas) maior o privilégio de potência (torque em alta rotação).

    Ontem mesmo conversei com o Giba à respeito do kit Niva, e se tudo correr dentro do esperado muito provavelmente surgirá novidade. Só estou na dependência de um "carro padrão" pra finalizar os acertos e avaliar os resultados, que muito provavelmente serão interessantes até para motores originais.

    Sds,
    Sukys
    Sukys, eu não entendo muito destes detalhes, apenas transcrevi minha conversação com o Giba, e, de fato, tão logo o Wilson alterou a posição da polia de B para A, o carro teve a velocidade final "desamarrada", em prejuízo de pequena (quase imperceptível) perda no torque em baixa.

    Fiquei curioso com sua observação "Só estou na dependência de um "carro padrão" pra finalizar os acertos e avaliar os resultados, que muito provavelmente serão interessantes até para motores originais."

    Você tem uma oficina? Está esperando aparecer um Niva original para avaliação? O que você quer dizer com "até para os motores originais", uma vez que o kit é destinado exatamente para os motores originais?

    Um abraço!

    GIL (girti é apenas o codinome)
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #44

    Post

    Gil, codinome Tichauur, por acaso vc experimentou acessar o link na assinatura do rapaizi

    E por falar em link , achei muito legal que agora tem os preços !
    4X4 Brasil Razão: correção

  • #45
    Usuário Avatar de Astor Dias de Andrade
    Entrada
    02/11/2005
    Local
    Campinas SP/SP
    Idade
    76
    Posts
    257
    Agradecimentos: 0

    comando SOBE

    Pessoal, não sei a origem deste esquema anexado, mas indica as propriedades dos furos, talvez ajude.
    []'s
    Kit Aerocar: resolve? Arquivos Anexos

  • #46
    Gil,

    Acerto de comando de válvula é assunto complicado, mas vendo a coisa apenas pelo ajuste de polia vale esta regrinha de memorização: avançou o comando o motor "avança" em alta.
    Ou seja, se em B o avanço é maior que em F, em B o torque será privilegiado em rotação mais alta do que em F.
    Todo comando trabalha avançado (este avanço é em relação ao ciclo teorico, onde a abertura e fechamento de válvulas não leva em conta a dinâmica dos gases) e quando falamos em atraso é em relação a posição atual ou a uma marca de referência.

    Sobre ser dono de oficina, tenho ferramental pra fazer praticamente qualquer coisa em mecânica, funilaria e pintura, só para uso próprio, mas estou sempre em oficinas dos outros pra falar sobre eletrônica, e o Giba já conheço há mais de quinze anos.

    Quanto ao motor original, uma vez instalado o kit deixou de ser original por isso que a avaliação que será feita levará em conta tanto o motor original (comando original) quanto o motor preparado (comando Aerocar) pois a alteração de comando poderá (provavelmente) implicar em diferenças de resultados, e o assunto não tem nada a ver com alteração mecânica e sim eletrônica: re-enquadramento de curva de ignição.

    Sds,
    Sukys

  • #47
    Sukys,
    alguém me disse que comparou algumas polias originais e eram diferentes umas das outras... não teria como comparar o antes e depois?

  • #48
    Gustavo,

    Não entendi o que quis dizer com "diferença entre polias originais".

    Sds,
    Sukys

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade