x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
  • #1
    Usuário Avatar de Zé Novais
    Entrada
    12/06/2006
    Local
    TRES LAGOAS/MS
    Idade
    50
    Posts
    599
    Agradecimentos: 0

    Part-time ou Full-time




    Fala galera...
    É possivel um Niva Part-time? Seria Melhor, pior, quais as vantagens e desvantagens? De tudo que li aqui e ouvi pelas ruas sobre os 4x4, principalmente os Russos, num niva part-time ganhariamos em desempenho, economia, e resposta... e quando preciso usariamos eles em 4x4... mas e ai? Alguem conhece? É possivel?
    Abraço a todos.

  • #2
    Acredito que tranformar um veículo 4x4 full-time, para part-time vai gerar um desgate muito maior do eixo de tranmissão que tracionará o veículo, a longo prazo isto pode gerar um custo na troca de peças muito maior que a economia conseguida. Eu não faria isso. recomendo um Kit GNV se o maior problema for economia.

  • #3

    Cool

    Melhorar o desempenho???Pra quÊ?vc vai competir com com o Niva? Dexa ele do jeito que tá...como o Hervé disse,se o maior problema é a economia,poe GNV nele,sai mais barato e valoriza o jipe.Se passar pra 4x2 vai estragar o carro,e se for precisar vender,vende a preço de banana...

  • #4
    Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    1,364
    Agradecimentos: 0
    É só repararem no tamanho dos diferenciais e comparar com os de carros part time, como Suzukis e Willys.

    O conjunto foi projetado e dimensionado para ser full time, inclusive com sérias implicações na dirigibilidade.

    Ao tirar o sistema vc vai concentrar 100% do esforço onde havia apenas 50%.

    Se vc comparar o Niva regulado é comparável a maioria dos part times por aí. Considerando que ambos usem carburador. Meu tem um Willys relíquia, carburador zero, ultra regulado, faz 5,0 km/l,...o Shrek andando em circuiti urbano cuja limpeza e regulagem de carburador foi a 10.000 km atrás....ta fazendo 6,8 - 7,2 km/l. O que faço é limpar as velas uma vez por mês...e umas batidinhas no filtro pra tirar a poeira.

  • #5
    Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    1,364
    Agradecimentos: 0
    Complementando, já vi, andei e não gostei. O carro fica horrível. E o cara ainda queria me engabelar dizendo que era de fábrica....fala sério!

  • #6
    uaheauehae,um cara no Mercado Livre tmb insistiu que era de fábrica...........c acha?!?!?!?!?!

  • #7
    Eu tinha esquecido deste detalhe Rones, realmente o consumo do Niva é praticamente igual aos part-time carburados que eu já vi.

  • #8
    Usuário Avatar de Cursino
    Entrada
    25/04/2006
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Idade
    38
    Posts
    325
    Agradecimentos: 0
    Zé, possível até é, mas tem q ser feita muita gambiarra, o monobloco do niva não foi projetado para essa sobrecarga, a t-csae tb não, vc vai ter q andar bloqueado, seu eixo traseiro vai abrir o bico e vc não vai conseguir fazer curvas com ele. Pra mim, o grande Tzão do niva é a tração fulltime, dá uma p*ta estabilidade e distribui mellhor ass forças no veículo, podendo-se assim ter um conjunto mais leve com a mesma resistencia. E tem outra, carro original quebra menos e qq meca bom arruma. carro adaptado te faz refém de quem fez as adptações.
    Dodge Dakota CE

    Ex- Perestreko - DH, vidros elétricos, pneus 235/75R15 e outras frescuras...

  • #9
    Acho que voce confunde muita coisa.
    Part-time é a tração 4x4 sem a ação de um diferencial central, basta bloquear o diferencial central do niva para ele estar em 4x4 Part-time, que como o nome explica só pode ser usada em parte do tempo, ou seja em piso sem aderencia ou vai forçar ou quebrar algo.
    Agora querer andar num Niva em 4x2 não faz sentido.
    Não vai ganhar em desempenho. Como ganharia em desempenho?
    Não vai ganhar em economia. Como ganharia?
    E ainda pode quebrar algo como por sobrecarga no eixo traseiro que não foi projetado para suportar toda a carga o tempo todo.

    Tenho uma Cherokee Sport que tem todas as opções posiveis, como 4x2, 4x4 Full-time e 4x4 part-time e lhe digo que não tem vantagem de desempenho e economia andar em 4x2.

  • #10
    Senhores 4x2 não tem nada a ver com 4x4 part-time.
    Alias o Niva já é um 4x4 part-time quando bloqueia o diferencial central.

  • #11

    Caro Wallace

    Caro Wallace, quem está confundindo as coisa é você. O niva é um veículo 4X4 full-time, ou seja, suas QUATRO rodas tracionam o tempo todo (FULL-TIME), independente de estar com o bloqueio de diferencial central acionado ou não. Já um veículo 4x4 part-time tem a OPÇÃO de andar em 4x2 ou 4x4 em parte do tempo (PART-TIME), OK? Bom, agora vamos ao tópico...
    Além de tudo o que foi dito já, acho difícil tornar o Niva part-time sem a troca dos eixos por algum já apto a isso, como os eixos da Hilux, como já vi. Além do mais, teria que ser criado algum mecanismo para "desligar" o eixo dianteiro, e não somente rodas-livres, pois todo o sitema dianteiro continuaria o movimento apenas não transmitindo mais o torque para as rodas, enfim muito complicado ($$$$$$$) para econimizar algum!!!

  • #12
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Led,
    1. Part-Time NÃO quer dizer 4x2 e 4x4 opcional. Quer dizer, em tradução direta e em bom português "em parte do tempo". Exatamente o que o Wallace descreveu no outro tópico que o camarada postou. Ponto.
    2. Não só o eixo sofre com isso, como a transferência, câmbio, embreagem, etc. Todo o sistema de transmissão do carro foi projetado com base em um conceito. Mudar este conceito envolve interferências em todos os componentes da transmissão.
    3. Outro nó legal, que volta pro 2: pra rolar tem que trocar a transferência, que é uma das poucas coisas excelentes no niva...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade