tenho um niva 91 com GNV e estou satisfeito. Lógico que perde potência e espaço interno, mas é meu único carro e ando cerca de 400Km por semana. Portanto, seria inviável sustentar o beberrão.
Como você se refere a passeios com família, acredito que o GNV não seja uma boa opção, considerando a perda da mala. Além disso, com GNV você vai subir a serra com os caminhões. Eu subo frequentemente a serra de Frigurgo e a Serra das Araras, mas prefiro passar para gasolina. No gás, o consumo fica cerca de 10-11km/m3.
Em relação aos motores diesel, pelo que tenho lido, nenhum dos que você citou fica excelente. O 1.9, sem dúvida é melhor (nem pense no 1.6), mas já lí depoimentos insatisfeitos com seu desempenho. Eu acredito que o custo para se colocar um bom motor a diesel fique próximo de 8.000 (5000 do motor, 1.500 para adaptações e 1500 de mão de obra), talvez mais.
Gosto muito do niva, principalmente considerando a relação custo/benefício. Todavia, não é um carro para qualquer família. Acho que vale a pena vocÊ refletir sobre os seguintes pontos:
- conforto: quase nenhum, principalmente se a família tiver mais de 3 componentes. É possível viajar com 2 pessoas no banco traseiro, desde que todas as malas caibam no porta-malas. O carro é barulhento e esquenta bastante (principalmente para nós do Rio). Lógico que existem adaptações que conferem mais conforto, mas...$$$
- utilização: só compensa se você for passar por caminhos que um carro de passeio não passa. Caso contrário o custo e o desconforto não compensam.
- aceitação familiar: no início todos acham o niva bonitinho. Quando começam a sacudir dentro, sentir calor e sair com um cheirinho de niva, os problemas surgem.
- conhecimento mecânico/disposição para "futucar"/tempo disponível: acho pouco provável que você encontre um niva em ótimo estado (considerando que o carro precisa estar 100% confiável para se viajar com a família). Portanto, serão necessárias algumas (provavelmente várias) intervenções mecânicas e, o custo de manutenção de um 4x4 é alto (principalmente se você sempre leva-lo ao mecânico)
Não quero desanima-lo, só acho que todos devem ser esclarecidos sobre as características do niva, evitaria que falassem tão mal do nosso carro.
Se você quiser ver meu carro para conhecer melhor ou quiser que eu o ajude a procurar um, mande uma mp para combinarmos.
Abraço
Ricardo