x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1

    Ajuste da corrente do comando




    Galera, Fiquei sabendo que o ajuste da corrente do comando de válvulas deve ser feita com o motor ligado em marcha lenta, soltando-se aquele parafuso que fica próximo á termostática e que após ouvir a batedeira, volta-se a apertá-lo até o barulho parar completamente. Esta operação deve ser feita a cada 5 mil Km.
    Fui fazer isso no meu que tava dando uma griladinha em determinadas rotações (parece que a corrente raspa em algum lugar). Peguei a catraca com a extensão e o soquete 13 e fui soltar o referido parafuso (o tal fica mto próximo da hélice do motor e ela, evidentemente, fica girando!) - crianças nâo tentem isso em casa! Tentei soltar e apertar mas, por mais q eu tenha apertado, após o teste q fiz nas ruas, verifiquei q o grilinho em determinadas rpm ainda estava lá. Alguém tem idéia do q eu possa fazer? O mechanico q olhou meu motor recentemente disse q a corrente ainda dá aperto (mas pelo jeito não deu!), ou seria um outro problema, do tipo, ter que trocar a corrente. Ah, estou usando o Kit da Aerocar, não sei se tem alguma coisa que pode ser relacionada. Qual é o tempo em que deve-se trocar a corrente? Tem que trocar as polias tb? Tem que retirar o motor pra isto? Qual é o preço deste conjunto? Agradeço quem puder me ajudar. ()s acorrentados

  • #2

    Angry

    Pelo amor de Deus !!!! quem foi o dignissimo FDP que te falou pra fazer desse jeito com o carro ligado !!!
    Vc correu o risco de perder todas as valvular e o cabeçote inteiro !!!

    AGORA PRA TER MAIS SOSSEGO FAÇA O SEGUINTE :

    Tire a tampa de valvulas e verifique o ponto do comando pra ter certeza de não ter pulado nenhum dente !

    Com o MOTOR DESLIGADO, vire o virabrequim duas vezes (pelo volante da arvore) e deixer o comando na marca !

    Com o auxilio de uma chave de fenda forçe um pouco a meia lua e aperte a porca capuz !!!

  • #3
    Usuário Avatar de Vasquez
    Entrada
    17/05/2006
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Idade
    47
    Posts
    223
    Agradecimentos: 0
    LOUCURA MESMO!!!! Dá um kct nesse FDP
    Meu mecanico trocou os retentores pois a mola interna de uma valvula tinha quebrado e arrancou o retentor do lugar...já dá pra imaginar a fumaceira que tava... ele ajustou a corrente desse jeito, sem a tampa de valvulas e motor desligado, ele me disse que a mola tinha a função de não deixar afastar o patim pois a pressão era dada pelo óleo, disse tambem que uma vez que não deixemos o nivel de oleo baixar, o conjunto é eterno pois a corrente que é dupla é resistente pra kct...

    Abraço

  • #4

    Putz! : (((

    É, eu tb imaginei q correria este risco por isso, soltei mto pouco a tal porca, nem cheguei a ouvir a tal "batedeira" e reapertei novamente, só q acho q não consegui apertar o parafuso o suficiente para liquidar com o barulhinho em determinadas rotações como previa.

    Camarada Alexandre, pimeiramente obrigado pelas infomrações.
    Abusando de seu conhecimento, gostaria q , se possível, fizesse-nos o favor de detalhar os itens abaixo (desculpe "os gritos" mas foi a única forma q achei p/ destacar o texto):

    "Tire a tampa de valvulas e verifique o ponto do comando pra ter certeza de não ter pulado nenhum dente ! COMO SABEREI SE PULOU OU NÃO UM DENTE?

    Com o MOTOR DESLIGADO, vire o virabrequim duas vezes (pelo volante da arvore) e deixer o comando na marca ! QUAL MARCA? NA POLIA? PARA QUE DEIXAR NESTA MARCA, SE A CORRENTE É IGUAL EM TODA SUA EXTENSÃO?

    Com o auxilio de uma chave de fenda forçe um pouco a meia lua e aperte a porca capuz !!! ESSA PORCA NÃO TEM NENHUMA TRAVA? É O SEXTAVADO Q SE ENCONTRA PERTO DA TERMOSTÁTICA?

    Desculpe-me a ignorância, mas este ajuste para mim ainda é um enigma...

  • #5

    Valeu Vasquez!

    Ok. A corrente é eterna, mas e os grilinhos do motor do meu Niva? Será q a corrente pifou e terei q trocá-la? Será q ainda dá para ajustá-la? Alguém tem experiência com esses grilinhos?

    grilinhos = barulho igual ao de uma corrente passando rapidamente e suavemente por uma superfície metálica com forma de uma quina, ou seja, é a tal corrente mesmo "roendo" o meu cabeçote : (( !!!

  • #6
    Usuário Avatar de Vasquez
    Entrada
    17/05/2006
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Idade
    47
    Posts
    223
    Agradecimentos: 0
    Pode ser... vale lembrar que o comando da lada é meio barulhentinho...o barulho no meu caso era da mola interna que se partiu em tres... e ficava um tec tec tec


    Abraço
    Vasquez

  • #7
    Usuário Avatar de Carlos Alberto da Silva
    Entrada
    24/11/2004
    Local
    ITABORAI/RJ
    Idade
    64
    Posts
    633
    Agradecimentos: 0
    Ola quando vc tirar a tampa das valvulas verifique tambem o batente da corente fica do lado oposto do esticador, para ver se ele ainda existe, sem ele tambem faz um belo barulho.

  • #8
    Usuário Avatar de RAR
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    66
    Posts
    190
    Agradecimentos: 0
    Olá Romeu,
    Vamos ver se eu posso ajudá-lo. Esta questão de “grilos” ou “choqualhar” no motor original do Niva é um problema que todo bom niveiro já passou ou vai passar. Primeiro começa com um barulhinho que com passar do tempo vai aumentando e passa a incomodar. Esta barulho pode ter conseqüência que levam a desgaste acelerado da própria corrente como das polias (3), ou seja as rodas dentadas. O desenho anexo dá uma idéia de como funciona o conjunto. Esta folga é provocada na maioria dos casos, além do desgaste normal da corrente, pelo desgaste da sapata do tencionador e do tencionador da corrente. No caso do tencionador é mais fácil, removê-lo, abri-lo e substituir a mola existente ou tencionar mais a mola. Na caso da sapata, o desgaste do berço de borracha em contato com a corrente é irreversível, tem que ser trocada. Os distribuidores de componentes de Niva (Bomer, Sarancar, etc.) devem ter... Quanto a outra questão de ajuste do ponto, não mexa! Se estas usando o comando esportivo Aerocar (original?) ele possui um enquadramento especial que só o pessoal entendido sabe realizar. É isso...
    Sdçs,
    Ruben Rosa
    Niva 1.7i – Ilha Jeep Clube
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...1&d=1155080118
    Ajuste da corrente do comando Arquivos Anexos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade