O tanque que penso em colocar é o da kombi, pois ele é retangular e cabe no espaço , onde vai o silencioso do escape .
Tem 50 litros .
No caso tem que relocar o silencioso para a lateral do Niva .
Nesse caso o tanque extra vai ficar abaixo do nível do tanque original .
O unico problema que eu estou estudando , é a fragilidade do tanque , por estar embaixo , meio que desprotegido , nesse caso , acho que vou fazer um corte no portamalas no perfil do tanque , e encaixar metade dele dentro e metade fica embaixo , aí faço uma caixa de aço para proteger o tanque .
Nesse caso o nível fica equilibrado com o tanque original
O motivo disso , é que por exemplo, o alcool em São Paulo custa 0,99 , quando viajamos a Pouso Alegre em Minas por exemplo, ou ilha bela , etc , ja não se acha alcool por menos de 1,66 .
Atenção galera. Se não me engano, tanque extra é proibido por lei. Não sei dizer se a proibição vale no caso dos tanques estarem interligados.
Novos bocais de abastecimentos dão bandeira da modificação. O ideal é fazer um tanque maior, talvez em lugar diferente, mas único. Se fizer dois, tente ao menos que eles sejam abastecidos pela entrada original. Mas atenção, há projetos de lei em estudo para que a vistoria veicular seja maior a ponto do carro subir no elevador. O que é solução hoje pode virar dor de cabeça em alguns anos.
Entre um Fiat 1.7D e um XUD eu ficaria com o último... estou pesquisando a viabilidade (econômica) de instalar um... pelo que pesquisei, tem aquela picape Peugeot que tb utiliza um motordiesel 1.9, mais moderno que o XUD... seria outra boa opção.
Então, aqui na minha terrinha e em São Carlos sempre vi essas picapes pela cidade... alguns proprietários reclamam da falta de força do motor, mas gostam da durabilidade do mesmo... no caso do Niva, é uma excelente opção... tem membro do fórum que está vendendo um motor XUD... eu tenho a intenção de pegar, mas tb tenho que pesquisar o custo da brincadeira para adaptar no Niva... alguém tem idéia de qto custaria isso (mão-de-obra, principalmente)?
Se vcs estão falando da caminhonete Peugeot 504 , o motor não é o XUD do JPX . Trata-se de um motor bem mais comprido e totalmente diferente . Creio que não cabe no NIva .
Eu ja tive um JPX e o motor é bom . O problema desses motores Diesel pequenos, seja qual for , da Kia , L200 etc , é o cabeçote . Quase todos tem a vida útil curta , na casa dos 100.000 km . Que nem o meu JPX , chegou até 120.000 sem nehum problema , mas depois o cabeçote começou a dar sinal de morte e um novo vc não acha ou é uma fortuna . Recondicionado aguenta pouco . Essa é a verdade .
Ja que existe o kit pro motor da Besta , eu partiria para esse motor , pois adaptar o XUD não é fácil, começa que ele não tem nem coxim lateral .
se o motor for diesel con injecao indireta, dura 500mil km facil....o motor quando comprei tava com 300 mil e resolvi faze-lo por capricho.
O motor da besta (KIA) se for o mesmo que o da sportage, é uma porcaria, se passar a temperatura de trabalho em 10 graus ele estoura o cabeçote e é sem concerto....
Os motores a diesel, pela caracteristica de queima, sao mais duraveis que os a gasolina....
Se vcs estão falando da caminhonete Peugeot 504 , o motor não é o XUD do JPX . Trata-se de um motor bem mais comprido e totalmente diferente . Creio que não cabe no NIva .
Eu ja tive um JPX e o motor é bom . O problema desses motores Diesel pequenos, seja qual for , da Kia , L200 etc , é o cabeçote . Quase todos tem a vida útil curta , na casa dos 100.000 km . Que nem o meu JPX , chegou até 120.000 sem nehum problema , mas depois o cabeçote começou a dar sinal de morte e um novo vc não acha ou é uma fortuna . Recondicionado aguenta pouco . Essa é a verdade .
Ja que existe o kit pro motor da Besta , eu partiria para esse motor , pois adaptar o XUD não é fácil, começa que ele não tem nem coxim lateral .
É o motor Xud, mas com alguma diferença do JPX. O problema desse motor não está nele e sim no JPX, que é um carro muito pesado pra pouco motor, aí superaquece, fica fraco, etc, etc. O erro está no projeto do carro, no geral é um motor com um ótimo custo-benefício, sua adaptação não deve ser muito superior a um AP 1.8.
Deixa eu dar meu pitaco aqui, me ajudaram com minha Peugeot, quero retribuir: O motor da pick-up Peugeot 504 vira legal e é econômico tem 70 CV, agradável, na minha que é bem reduzida vira bem até 100 KM/H, chega a 120, mas se passar de 100 vc vê a temperatura subir em segundos, nem pensar em por turbo. Tem bom torque, mas acho um pouco pesado para a cilindrada. Parece ser um bom motor, mas eu não peguei a manha ainda, é cheio de manhas e consome mais óleo lubrificante que os outros, diesel normalmente consome, mas a 504 consome mais. Eu tô apanhando pra burro com a minha. O motor do JPX não tem nada haver com a pick-up Peugeot 504 que usa corrente de comando ao invéz de correia como o JPX.
Também tive uma Corolla 2.0 diesel, isso sim é um motor! No Corolla fazia 18 KM/L e na época meu pé era pesadíssimo, não dá manutenção nenhuma e se acha peças a preço de AP no Paraguay. Chega fácil a 150 KM/H. O motor gira alto quase como à gasolina devido a relação diâmetro/curso e aceita turbo numa boa, alguns já vem turbinados de fábrica, é só entrar em Ciudad del Este ou Ponta Porã que se acha às dezenas nos desmanches, vêm direto do Japão via Chile, conta a lenda que no porto de Iquique no Chile se compra Corollas assim tipo leve 3 e pague 2 a preço de banana.
Além desse tem uns Nissan 2.7 TD (não sei se cabem no Niva) que são um foguete pra andar, também muito econômicos.
Os Fiat Diesel nunca tive, mas sempre ouví falar dos "hemanos" que são extremamente econômicos, mas lerdos.
Depois deste papo todo, começo a ter saudade de Foz! Lá, nas coisas mais corriqueiras, a gente percebe o quanto somos explorados, humilhados e pisados por governos e corporações aqui no Brasil.
O projeto tem três faces (ou três partes): a) Motor desmontado b) peças extras c) requisitos legais.
a) Optamos por un motor peugeot-citroen XUD9-TE (1905 CC -TURBO DIESEL CON INTERCOOLER) Existe en versiones desde los 80 a los 92 CV
b) São nescessários, além do motor, apenas as seguintes peças: capa-seca, cárter, tubo e vareta de medição do nível do óleo, suportes do motor (izdo-dcho), meia-lua da capa-seca. TODOS ESTES COMPONENTES SÃO DO NIVA 21215 (DIESEL) - alternador (sim, não consegui adaptar do original) - Radiador (idêntico ao do Peugeot 309 Diesel, se você não conseguir o de Lada) e... MUITA PACIÊNCIA!!!!
c) Na Espanha (a pátria mãe, Spain - Land of Gallegos, como quer Ilamarla), para homologar o veículo é nescessário: - Certificado do fabricante fazendo constar que o motor X se pode montar no veículo Z. Este certificado os inúteis da AUTOVAZ na Espanha não o darão a menos que compreis o motor com eles. Uns 50% mais caro que se o pedir à Peugeot... o resto acho que não preciso traduzir, né? rs Até porque aquí no Brasil tal certificado do fabricante não é pedido, mas apenas um laudo do Inmetro.
Divirtam-se!
EN SU DEFECTO VALE UN CERTIFICADO EMITIDO POR UN LABORATORIO OFICIAL HOMOLOGADO. ES LO QUE HICIIMOS NOSOTROS. Coste = 100 Euros Ptas. Ojo: el motor de mas potencia que homologan es el XUD9-SD de 75 cv - Con esto os vais a la I.T.V, pagais 40 Euros y, si lo habeis hecho bien, ¡A TIRAR MILLAS! - Anda de maravilla: 110 km/h a 2300 rpm (seguramente marque mal el cuentavueltas!
Além desse tem uns Nissan 2.7 TD (não sei se cabem no Niva) que são um foguete pra andar, também muito econômicos.
Os Fiat Diesel nunca tive, mas sempre ouví falar dos "hemanos" que são extremamente econômicos, mas lerdos.
Estes Nissan 2.7 TD não são os mesmos que eram usados na Besta, Kia Sportage, Suzuki Grand Vitara/Tracker à partir de 2002 e naquele jipinho imitando CJ?
Se for, cabe sim, certinho. Só que não ouço mais falar da Brandemburg à tempos e eram eles quem fabricavam o kit para adaptação...