x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 54
  • #1

    Talking Tanque supitando gasolina!




    O Niva nos reserva cada surpreza! Hj encontrei o mesmo por volta do meio dia (o sol não estava mto quente não) jorrando gasolina pela tampa do tanque. Havia uma poça com pelo menos uns 2 litros pelo chão fora o q já havia evaporado e o que deve ter entrado para dentro do mesmo através do gargalo do tanque (passando pela borracha).

    Frente à esta cena, meti a chave na tampa e a removi, momento este que fui surpreendido por uma forte golfada de gasolina. Imediatamente fechei a tampa. Tentei a abertura novamente pensando que talvez a pressão estivesse se equilibrado. Novamente houve uma golfada fato que me obrigou a fechar o bocal novamente. Diante desta situação me vi obrigado a retirar a viatura do local temendo que o dito ficasse naquele local (perto da poça de gasolina) e aparecesse um espírito de porco com um reles palito de fósforo e fizesse uma m...... Funcionei a viatura e desloquei-a para um novo local. Ao parar tentei novamente uma outra abertura para ver no que se sucederia. Desta vez não vazou nada! Acho que ao rodar no Niva, a gasolina q provavelmente estava próxima ao gargalo cedeu espaço para os gases e, desta forma, cessou a "erupção".

    Frente à este acontecimento estou pensando em projetar um sistema de suspiro que solucione tal problema. Alguém tem alguma sugestão ou já passou por isso tb?
    Minha idéia é a de aumentar o diâmetro das mangueiras dos suspiros para facilitar a vazâo dos gases.

    Notas: Nesta ocasião o tanque se encontrava com uns 38 litros. Os suspiros do tanque da viatura não estão entupidos.

    ()s.

  • #2
    Colega, antes de fazer qq adaptação, verifique se as mangueira que vai e saem do filtro de gases não está entupida... esse filtro tb pode estar entupido... pra achar esse filtro, vc terá que tirar o plástico lateral traseiro... o filtro fica logo acima da caixa roda traseira direita...

    Se tudo estiver ok, tente para esta adaptação: http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/tanque.pdf

  • #3
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Uma solução simples é pegar uma broca bem fininha e furar a tampa, mas existem algumas tampas que já tem esse recurso.

  • #4
    Veja se as mangueirinhas que fazem o suspiro do tanque nao estao entupidas ou ate mesmo dobradas. Eu tive que trocar todas a mangueiras do meu tanque e depois disso acabou o terrivel cheiro de gazolina que tinha dentro dele. É muito facil é so tirar o banco trazeiro e retirar a placa protetora do tanque que podera ver a mangueiras. Boa sorte

  • #5
    A mangueira do suspiro (ou respiro) do tanque está logo acima do bocal do tanque, próximo a portinhola para abastecer... na verdade eu mencionei errado, não é filtro, mas, sim, um dispositivo que evita que a gasolina vaze pelo respiro qdo o carro capota... talvez esse dispositivo esteja com problemas... já que a função dele é fechar a saída de gasolina, talvez ele esteja travado e impedindo a saída dos gases... lembro uma vez que logo que cheguei na cidade de Bauru, completei o tanque, estacionei o carro na rua e fui almoçar num restaurante... qdo voltei vi que havia vazado gasolina pelo bocal... verifiquei a tampa e estava bem fechada... abri e saiu gases... a gasolina tava quase transbordando, mas lembro que não havia enchido tanto assim... fechei novamente, balancei o carro, abri de novo e não via mais a gasolina até o bocal... acho que com o balanço deve ter destravado o tal dispositivo, pois eu sentia um ventinho vindo do respiro... vou ver se acho um igual pra desmontar e ver como ele é por dentro...

  • #6

    Vazamento de Combustível

    Dando seqüência aos testes do "GRAUÇÁ", resolvi abastecer completando o reservatório de combustível, para daí analisar sua autonomia de quilômetros por litro de gasolina. Após encher o tanque percebi que vazou combustível próximo ao carburador, como estava ao lado da Oficina São José, procurei Zezinho (mecânico) para dar uma olhada, observamos que a mangueira de retorno para o tanque havia soltado, recolocada no lugar segui para a garagem normalmente, observei o Grauçá e aparentemente tudo normal. No dia seguinte após rodar alguns quilômetros percebi que havia derramado combustível sobre a pintura e causado um verdadeiro estrago.

    Veja a foto no BLOGGER do “GRAUÇÁ”: http://grauca4x4.blogspot.com/

    O que será que realmente ocorreu ??? Qual será a melhor solução ???
    4X4 Brasil
    Betão (Roberto Santana)
    Lada Niva 1991 / Canavieiras – BA

  • #7

    Grauçá x Combustível

    Como alguns amigos já conhecem o sofrimento do Grauçá quanto ao retorno do combustível com a pressão do calor, estou planejando resolver em definitivo esse problema.
    http://grauca4x4.blogspot.com/2009/12/novamente-nao.html
    Encontrei na NET uma solução para abastecimento no “NIVASGERAIS”: http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/tanque.pdf por Ronny Nascimento

    Gostaria de mais sugestões com fotos para resolver em definitivo esse tormento do Grauçá.

    Ah!!! Vota la no blogger no NIVA do Mês de Março!!!


    Boas Trilhas!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Tanque supitando gasolina!-saga.jpg  
    4X4 Brasil Razão: Mensagem misturada...

  • #8
    Usuário Avatar de Marcelo Cleto
    Entrada
    15/10/2008
    Local
    são paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    153
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GRAUÇÁ 4x4";1113982][B]Como alguns amigos já conhecem o sofrimento do Grauçá quanto ao retorno do combustível com a pressão do calor, estou planejando resolver em definitivo esse problema.[/B]
    [URL="http://grauca4x4.blogspot.com/2009/12/novamente-nao.html
    http://grauca4x4.blogspot.com/2009/12/novamente-nao.html[/URL]
    Encontrei na NET uma solução para abastecimento no “NIVASGERAIS”: http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/tanque.pdf por Ronny Nascimento

    Gostaria de mais sugestões com fotos para resolver em definitivo esse tormento do Grauçá.

    Ah!!! Vota la no blogger no NIVA do Mês de Março!!!


    Boas Trilhas!!!
    Ola NIVEIRO Betão....

    Esta adaptação que voce encontrou pode sim solucionar em definitivo seu problema.....
    Nunca tive esse problema que ocorreu com voce...no meu caso sempre que ia abastecer pela pressão da bomba de gasolina do posto nao conseguia completar ou tinha que ir bem devagarinho para encher todo tanque....
    Vi esta adaptação e a simplifiquei colocando um "T" na mangueira do respiro do tanque criando um segundo respiro.....que ultilizei como saida pela trazeira do do carro....buraco do paralama....isso tb reduziu o cheiro de gasolina dentro do carro.....

    Acho que esse segundo respiro resolve teus problemas...

    Abraços
    MC

  • #9
    Usuário Avatar de cesar_am
    Entrada
    23/01/2009
    Local
    Santa Rosa/RS
    Idade
    56
    Posts
    194
    Agradecimentos: 0

    Tanque

    Grauçá, instalei no meu NIVA esta adaptação do camarada Ronny, que esta no site do Niva Gerais....

    Ficou muito bom, recomendo ...

    Mas, de qualquer forma, o abastecimento até uns 20 litros é normal, depois

    deve ser mais lento ... pois pode ocorrer um A V C...Acidente por

    Vazamento de Combustível ... ..mais conhecido por Derrame...

    Abraços.

  • #10
    Não sabia que o tanque de combustível tinha tanta coisa, pra mim era um tanque, uma entrada e uma saída.

    Com toda essa complexibilidade, estou muito interessado em analisar a situação do niva, visto que ele não é um carro preparado pra temperaturas tropicais, já que é de origem russa.

    Agora, o que penso é o seguinte: Todos os nivas tem esse problema ou só alguns? O ideal seria levantarmos o ano e modelo dos que apresentaram o problema, as vezes é um defeito relacionado a um ano de fabricação, mas que foi corrigido no ano seguinte. Ou é só uma falha em algum componente, e se esse componente for mapeado, se torna muito mais fácil troca-lo ou concerta-lo do que fazer uma adaptação.

    Assim que comprar meu niva vou fuxicar isso... rs

  • #11
    Esse esquema todo só me deixou uma duvida, para onde vão as 4 mangueirinhas? liga em algum lugar?, põe para baixo ou para fora?

    alguem sabe explicar, pois o dia que busquei o meu parei no posto e coloquei 25lts. de Etanol e o cheiro dentro do carro de "Pinga" era muito forte mesmo.
    Ainda não cheguei neste ponto mais terei que fazer a melhoria, se alguem ja fez diz pra mim, Onde prender as 4 mangueirinhas?
    obrigado e []"

  • #12
    Citação Postado originalmente por emilioleonardo Ver Post
    Não sabia que o tanque de combustível tinha tanta coisa, pra mim era um tanque, uma entrada e uma saída.

    Com toda essa complexibilidade, estou muito interessado em analisar a situação do niva, visto que ele não é um carro preparado pra temperaturas tropicais, já que é de origem russa.

    Agora, o que penso é o seguinte: Todos os nivas tem esse problema ou só alguns? O ideal seria levantarmos o ano e modelo dos que apresentaram o problema, as vezes é um defeito relacionado a um ano de fabricação, mas que foi corrigido no ano seguinte. Ou é só uma falha em algum componente, e se esse componente for mapeado, se torna muito mais fácil troca-lo ou concerta-lo do que fazer uma adaptação.

    Assim que comprar meu niva vou fuxicar isso... rs
    Este problema é mais comum nos Niva até 94. O meu 95 só vazou uma vez, e foi devido a um problema com a tampa. Mas a instalação do segundo respiro é recomendável, dificulta estes vazamentos e agiliza o abastecimento, ao reduzir o "afogamento" do tanque.

    Grauçá, explica para o pessoal do Sul/Sudeste: o que significa "supitando"?
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    2. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade