x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 54
  • #13
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4



    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Este problema é mais comum nos Niva até 94. O meu 95 só vazou uma vez, e foi devido a um problema com a tampa. Mas a instalação do segundo respiro é recomendável, dificulta estes vazamentos e agiliza o abastecimento, ao reduzir o "afogamento" do tanque.

    Grauçá, explica para o pessoal do Sul/Sudeste: o que significa "supitando"?
    Grande Gil!!!

    A primeira vez que eu ouvi o termo "supitando", foi a Lílian (minha esposa) quem falou. Como ela é mineira e morou por uns tempos em Goiânia, fico em dúvidas da origem da expressão. Sei, no entanto, seu significado: lotado, quase transbordando (Ex.: o ônibus está "supidando" de tanta gente).
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #14
    Minha receita pra eliminar o problema (e estou eliminando)

    1 - Aumentar o diâmetro das saídas daquelas mangueirinhas.
    São estreitos demais pra função que detém. Para isso, o negócio é tirar o tanque fora, lavar MUITO BEM e deixar secando ao sol para que a gasolina encrustada no tanque possa evaporar. (essa sugestão é do Bacalhau - que logo aparece aqui pra dar maiores detalhes sobre os caninhos de cobre)

    2 - Cânister funcionando adequadamente.
    É sempre bom verificar o filtro de carvão antes de acusá-lo de inútil. A Maioria está beirando os 15 anos sem manutenção alguma.

    3 - Mangueiras de abastecimento trocadas. (Costumam ressecar)

    4 - Válvula do cânister funcionando. (também costumam ressecar e até mesmo quebrar.

    5 - Se for pra manter as mangueirinhas fininhas originais, TROQUE TODAS! Melhore as abraçadeiras se possível.

    6 - Não esqueça de verificar as conexões da mangueira ao pescador/bóia. Ás vezes costumam trincar e deixar escapar um "futum" terrível de gasolina. Melhore e substitua as abraçadeiras originais neste ponto, as originais não são muito boas. Se possível, também substitua as mangueiras. (dá trabalho). Solução para trincas nos caninhos metálicos do pescador/bóia: Troca da bóia ou durepoxi, que não irá manter aquilo em boas condições por muito tempo.

    7 - Verifique se a tampa metálica que protege as conexões do pescador/bóia está em bom estado, verifique também a borracha que veda essa plaquetinha.

    8 - Bocal de abastecimento ORIGINAL, com tampa ROSQUEÁVEL.
    As Tampas com chave colaboram bastante para os vazamentos, visto que a grande maioria possui uma válvula que permite o escape dos gases, o que é desnecessário no Niva (quando ele tem o cânister funcionando). Como o tanque está quase no mesmo nível do bocal, vazamentos em curvas mais fechadas também ocorrem. Se quiser manter uma tampa com chave, vide o tópico "peças niva", existe uma boa discussão entre o Gil e o Bacalhau sobre as tampas com chave.

    9 - Um "T" para um segundo respiro, que pode sair pela traseira do carro. Ajuda muito nos tais afogamentos. (dica do Gil)

    A Receita é essa daí, creio que existam mais macetes para "tropicalizar" de vez este item que gera tantos pepinos, mas acho que o básico, resumido de todos os tópicos sobre o tema seja este.

  • #15
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Minha receita pra eliminar o problema (e estou eliminando)

    1 - Aumentar o diâmetro das saídas daquelas mangueirinhas. São estreitos demais pra função que detém. Para isso, o negócio é tirar o tanque fora, lavar MUITO BEM e deixar secando ao sol para que a gasolina encrustada no tanque possa evaporar. (essa sugestão é do Bacalhau - que logo aparece aqui pra dar maiores detalhes sobre os caninhos de cobre)

    2 - Cânister funcionando adequadamente. É sempre bom verificar o filtro de carvão antes de acusá-lo de inútil. A Maioria está beirando os 15 anos sem manutenção alguma.

    3 - Mangueiras de abastecimento trocadas. (Costumam ressecar)

    4 - Válvula do cânister funcionando. (também costumam ressecar e até mesmo quebrar.

    5 - Se for pra manter as mangueirinhas fininhas originais, TROQUE TODAS! Melhore as abraçadeiras se possível.

    6 - Não esqueça de verificar as conexões da mangueira ao pescador/bóia. Ás vezes costumam trincar e deixar escapar um "futum" terrível de gasolina. Melhore e substitua as abraçadeiras originais neste ponto, as originais não são muito boas. Se possível, também substitua as mangueiras. (dá trabalho). Solução para trincas nos caninhos metálicos do pescador/bóia: Troca da bóia ou durepoxi, que não irá manter aquilo em boas condições por muito tempo.

    7 - Verifique se a tampa metálica que protege as conexões do pescador/bóia está em bom estado, verifique também a borracha que veda essa plaquetinha.

    8 - Bocal de abastecimento ORIGINAL, com tampa ROSQUEÁVEL. As Tampas com chave colaboram bastante para os vazamentos, visto que a grande maioria possui uma válvula que permite o escape dos gases, o que é desnecessário no Niva (quando ele tem o cânister funcionando). Como o tanque está quase no mesmo nível do bocal, vazamentos em curvas mais fechadas também ocorrem. Se quiser manter uma tampa com chave, vide o tópico "peças niva", existe uma boa discussão entre o Gil e o Bacalhau sobre as tampas com chave.

    9 - Um "T" para um segundo respiro, que pode sair pela traseira do carro. Ajuda muito nos tais afogamentos. (dica do Gil)

    A Receita é essa daí, creio que existam mais macetes para "tropicalizar" de vez este item que gera tantos pepinos, mas acho que o básico, resumido de todos os tópicos sobre o tema seja este.
    Perfeito!!!
    Se isso tudo (ou parte destas dicas) não resolver o problema do vazamento, é porque o tanque está furado!!!
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #16
    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Perfeito!!!
    Se isso tudo (ou parte destas dicas) não resolver o problema do vazamento, é porque o tanque está furado!!!
    []s.
    10 - Verifique se o tanque não está furado. Retire-o do carro e dê uma "geral". Alguns amigos aqui do fórum já encontraram consertos bem "esdrúxulos" nos tanques, algo como parafusos embebidos em silicone para vedar.

    Maurício matou a última!

  • #17

    Sufoco...

    Gil Roberto e amigos,
    Obrigado pelos comentários...
    Bem, esse tópico não foi criado por mim, estou de "Zequinha", como comentou o amigo – Supitando (termo mineiro, não baiano), significado: lotado, quase transbordando (Ex.: o ônibus está "supidando" de tanta gente), está correto.
    Outro detalhe a gasolina só é "ejaculada" do tanque com o carro parado em temperatura ambiente acima de 27ºC aproximadamente, e totalmente exposto ao Sol, as fotos por si falam...
    Ah, como seria possível o tanque estar furado???!!!
    Se o cara está "ejaculando"???!!!

    Betão
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Tanque supitando gasolina!-antes_-1.jpg  

  • #18
    Usuário Avatar de cesar_am
    Entrada
    23/01/2009
    Local
    Santa Rosa/RS
    Idade
    56
    Posts
    194
    Agradecimentos: 0

    Mangueirinhas

    Citação Postado originalmente por Crasher Ver Post
    Esse esquema todo só me deixou uma duvida, para onde vão as 4 mangueirinhas? liga em algum lugar?, põe para baixo ou para fora?

    alguem sabe explicar, pois o dia que busquei o meu parei no posto e coloquei 25lts. de Etanol e o cheiro dentro do carro de "Pinga" era muito forte mesmo.
    Ainda não cheguei neste ponto mais terei que fazer a melhoria, se alguem ja fez diz pra mim, Onde prender as 4 mangueirinhas?
    obrigado e []"

    Crasher !!!

    Esta tudo bem explicadinho aí : http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/tanque.pdf

    As 4 mangueirinhas, duas dos respiros do tanque e duas da válvula do cânister são conectadas no tubo de cobre, que vc deverá confeccionar...e substituir o original que é de borracha...

    Não tem mistério...

    Abraço.

  • #19
    Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Minha receita pra eliminar o problema (e estou eliminando)

    1 - Aumentar o diâmetro das saídas daquelas mangueirinhas.
    São estreitos demais pra função que detém. Para isso, o negócio é tirar o tanque fora, lavar MUITO BEM e deixar secando ao sol para que a gasolina encrustada no tanque possa evaporar. (essa sugestão é do Bacalhau - que logo aparece aqui pra dar maiores detalhes sobre os caninhos de cobre)

    2 - Cânister funcionando adequadamente.
    É sempre bom verificar o filtro de carvão antes de acusá-lo de inútil. A Maioria está beirando os 15 anos sem manutenção alguma.

    3 - Mangueiras de abastecimento trocadas. (Costumam ressecar)

    4 - Válvula do cânister funcionando. (também costumam ressecar e até mesmo quebrar.

    5 - Se for pra manter as mangueirinhas fininhas originais, TROQUE TODAS! Melhore as abraçadeiras se possível.

    6 - Não esqueça de verificar as conexões da mangueira ao pescador/bóia. Ás vezes costumam trincar e deixar escapar um "futum" terrível de gasolina. Melhore e substitua as abraçadeiras originais neste ponto, as originais não são muito boas. Se possível, também substitua as mangueiras. (dá trabalho). Solução para trincas nos caninhos metálicos do pescador/bóia: Troca da bóia ou durepoxi, que não irá manter aquilo em boas condições por muito tempo.

    7 - Verifique se a tampa metálica que protege as conexões do pescador/bóia está em bom estado, verifique também a borracha que veda essa plaquetinha.

    8 - Bocal de abastecimento ORIGINAL, com tampa ROSQUEÁVEL.
    As Tampas com chave colaboram bastante para os vazamentos, visto que a grande maioria possui uma válvula que permite o escape dos gases, o que é desnecessário no Niva (quando ele tem o cânister funcionando). Como o tanque está quase no mesmo nível do bocal, vazamentos em curvas mais fechadas também ocorrem. Se quiser manter uma tampa com chave, vide o tópico "peças niva", existe uma boa discussão entre o Gil e o Bacalhau sobre as tampas com chave.

    9 - Um "T" para um segundo respiro, que pode sair pela traseira do carro. Ajuda muito nos tais afogamentos. (dica do Gil)

    A Receita é essa daí, creio que existam mais macetes para "tropicalizar" de vez este item que gera tantos pepinos, mas acho que o básico, resumido de todos os tópicos sobre o tema seja este.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #20
    Citação Postado originalmente por "GRAUÇÁ 4x4" Ver Post
    Gil Roberto e amigos,
    Obrigado pelos comentários...
    Bem, esse tópico não foi criado por mim, estou de "Zequinha", como comentou o amigo – Supitando (termo mineiro, não baiano), significado: lotado, quase transbordando (Ex.: o ônibus está "supidando" de tanta gente), está correto.
    Outro detalhe a gasolina só é "ejaculada" do tanque com o carro parado em temperatura ambiente acima de 27ºC aproximadamente, e totalmente exposto ao Sol, as fotos por si falam...
    Ah, como seria possível o tanque estar furado???!!!
    Se o cara está "ejaculando"???!!!

    Betão
    Maurício e Grauçá: Afinal de contas, é "supiTando" ou "supiDando"?
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #21
    Citação Postado originalmente por "GRAUÇÁ 4x4" Ver Post
    Gil Roberto e amigos,
    Obrigado pelos comentários...
    Bem, esse tópico não foi criado por mim, estou de "Zequinha", como comentou o amigo – Supitando (termo mineiro, não baiano), significado: lotado, quase transbordando (Ex.: o ônibus está "supidando" de tanta gente), está correto.
    Outro detalhe a gasolina só é "ejaculada" do tanque com o carro parado em temperatura ambiente acima de 27ºC aproximadamente, e totalmente exposto ao Sol, as fotos por si falam...
    Ah, como seria possível o tanque estar furado???!!!
    Se o cara está "ejaculando"???!!!

    Betão
    A gasolina tem uma enorme capacidade de espansão de volume. Se você, por exemplo, encher o tanque de manhã cedo (mais frio) e depois deixar o carro estacionado no Sol, esta gasolina vai se expandir, e este volume excedente vai procurar uma saída. Se não houver um bom "ladrão" para a gasolina sair, ela vai forçar a tampa de combustível, saindo por ela. Daí o segundo respiro citado pelo Thiago, permitindo que a gasolina saia por ele. Perde-se a gasolina, mas salva-se a pintura...
    Há alguns cuidados que podem ser tomados, como, por exemplo, não inclinar o carro para o lado esquerdo, ou não encher o tanque até a boca (eu sempre mando encher até a segunda parada do automático da bomba), ou ainda não parar o carro no Sol, quando isto for possível.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #22

    Supitando ou Supidando, eis a questão...

    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Maurício e Grauçá: Afinal de contas, é "supiTando" ou "supiDando"?

    Gil Roberto, Qué Qui Áii???!!!
    (tradução do Baianês – O que é que há?!)



    Eis a questão...

    Se fosse o "Baianês" poderia responder com mais precisão, mas se tratando do "Goianês", aí é mais complexo, he he he he he...


    "Supitar": ato ou efeito de espirrar; repentinos acessos de ira; tomar deliberações inopinadas e energéticas;


    "Supitar" acredito que venha do "Supetão" (de repente, de brusco).



    Betão

  • #23
    Citação Postado originalmente por romeulovski Ver Post
    o niva nos reserva cada surpreza! Hj encontrei o mesmo por volta do meio dia (o sol não estava mto quente não) jorrando gasolina pela tampa do tanque. Havia uma poça com pelo menos uns 2 litros pelo chão fora o q já havia evaporado e o que deve ter entrado para dentro do mesmo através do gargalo do tanque (passando pela borracha).

    Frente à esta cena, meti a chave na tampa e a removi, momento este que fui surpreendido por uma forte golfada de gasolina. Imediatamente fechei a tampa. Tentei a abertura novamente pensando que talvez a pressão estivesse se equilibrado. Novamente houve uma golfada fato que me obrigou a fechar o bocal novamente. Diante desta situação me vi obrigado a retirar a viatura do local temendo que o dito ficasse naquele local (perto da poça de gasolina) e aparecesse um espírito de porco com um reles palito de fósforo e fizesse uma m...... Funcionei a viatura e desloquei-a para um novo local. Ao parar tentei novamente uma outra abertura para ver no que se sucederia. Desta vez não vazou nada! Acho que ao rodar no niva, a gasolina q provavelmente estava próxima ao gargalo cedeu espaço para os gases e, desta forma, cessou a "erupção".

    Frente à este acontecimento estou pensando em projetar um sistema de suspiro que solucione tal problema. Alguém tem alguma sugestão ou já passou por isso tb?
    Minha idéia é a de aumentar o diâmetro das mangueiras dos suspiros para facilitar a vazâo dos gases.

    Notas: Nesta ocasião o tanque se encontrava com uns 38 litros. Os suspiros do tanque da viatura não estão entupidos.

    ()s.
    verifique a situação do respiro do tanque.

  • #24
    Citação Postado originalmente por icojavali2009 Ver Post
    verifique a situação do respiro do tanque.
    Amigo verifique a data do post,acho que o cara não tem mais nem Niva!!!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    2. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade