Colegas, hj fui em três funilarias bem conhecidas na minha cidade... a primeira é de um retaurador de carros antigos, o cara orçou em DEZ MIL LATINHAS (!!!) uma pintura completa no meu Niva... raspagem de toda tinta original, nada de massa, tinta PU, pintura das partes mecânicas, pintura completa da lataria, inclusive cofre do motor, e garantia contra qq defeito na pintura... não conta a parte do mecânico e do vidraceiro... a segunda orçou em 3.500 latinhas com pintura completa, mas sem raspagem da tinta original, pintura das partes mecânicas, tinta PU e segundo polimento após um mês da entrega e correção contra qq defeito... não conta mecânico e vidraceiro... a terceira orçou em 5.000 latinhas... serviço completo, inclusive mecânico e vidraceiro... este último fez um bom serviço na Caravan do meu véio, há muito tempo atrás...

Minhas dúvidas são:

1. qual a melhor tinta??? Já ouvi falar de duco e PU... qual a diferença entre esses tipos de tintas??? Tem outro tipo além dessas?

2. compensa raspar (tirar) toda a tinta original???

3. qual o melhor fundo, caso raspe toda a tinta original???

4. qual a melhor proteção para se usar por cima da pintura nova???

5. qto custa, mais ou menos, para um mecânico desmontar e remontar o motor, diferenciais, eixos, câmbio, etc???

6. eu acho as borrachas do pára-brisa e do vidro traseiro com aqueles frisos cromados???

6. existe, para vender, o borrachão do pára-choques dianteiro e traseiro???

7. é caro cromar peças, tais como o emblema traseiro (aquele em que está escrito NIVA 16000)?

8. qto cobra um tapeceiro (ou capoteiro) para colocar aquela espécie de carpete usado em carros novos??? É possível fazer uma peça só, isto é, sem recortar, como nos carros novos???

Agradeço desde já quem puder me ajudar ou puder passar dicas para que eu não entre numa furada...

{ }s