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  • #1
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
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    Diferencial 10/41 X 10/43




    Amigos,

    Alguém sabe qual a diferença de desempenho da relação 10/41 para a 10/43, talvez em percentual ou comparativo rpm e velocidade final...
    Tenho por mim que a 10/41 deverá ficar pesada para o Niva 1.6 (original), ou seja, na quinta marcha já cai de giro em qualquer subida em rodovias, imagina com a 10/41.... Creio que isto será interessante caso a motorização seja trocada, por exemplo, para 1.8 ou 2.0.
    Estava pensando em trocar as diferenciais do Boris III, porém pensando assim desisti. Utilizo o Boris III diariamente, rodo uns 2000 Km por mês nele, e fizemos uma expedição em fevereiro de 34 dias pelo Nordeste e Centro-Oeste de 8000 Km e gostaria de uma performance melhor para estrada nesse niva por isso pensei na 10/41. Temos o Boris IV - Fênix (da minha mulher) que estamos preparando exclusivamente para trilhas e esse sim creio que a 10/43 é indicada. A motorização está original também, mas em ambos estou utilizando polia e comando (tipo Aerocar) e que eu mesmo estou fazendo. No santo GNV o Boris III quase não mudou nada, mas na gasolina o danado sobe a serra das araras em quarta, e sai da frente...
    A diferença observada do GNV para gasolina tem sido de 20 Km/h, ou seja, se manter 80 Km/h e ficar com o pé parado no acelerador e trocar de GNV para gasolina, ele vai passar de 80 Km/h para 100 Km/h. Tudo bem que a regulagem que estou usando para GNV não têm como prioridade a performance, mas isto é interessante. Mas voltando ao assunto da relação de diferenciais gostaria de confirmar minhas idéias. Se alguém souber de um mecânico que faça coroa/pinhão, e puder me passar o telefone, agradeço. Me indicaram o Sapinho em SP mas não consegui o tel.
    Obs: O Boris IV é o nosso quarto Niva, e foi ressuscitado das cinzas, pois vândalos o incendiaram de madrugada na rua, aqui em Itatiaia/RJ a um ano atrás. E o carro tinha um mês de pintura nova, forração, estofamento....

  • #2
    Mauricio
    A grosso modo voce pode considerar que com a 41:10 voce ganha 4,8% na velocidade final e perde a mesma percentagem no torque ou seja na capacidade de subida.
    [ ] s
    Peter

  • #3
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
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    Perfeito Peter,

    Muito obrigado.

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