Olá amigos do Fórum!

Ontem andando pela cidade descobri um Niva em reforma. Como estou querendo comprar um 4x4 resolvi ir perguntar para o responsável se ele queria vender. Ele disse que sim, dando um preço até bem razoável pela viatura.
Olhando o serviço notei que o jipe estava sem motor e sem caixa. Conversa vai conversa vem, o dono me explicou que a caixa estava em outra oficina para a adaptação de um outro motor. Questionei se era um motor AP e ele disse que não. Disse que já havia adaptado um motor AP mas que não tinha ficado bom. Disse que o motor tinha ficado empinado e com o cárter encostado no diferencial. Então ele me explicou que tinha partido para a adaptação de um motor CHT, que veio de um Corcel II.
Pergunto aos amigos do fórum o seguinte:
1) Alguém já viu um Niva com um motor desses? Caso positivo como ficou o desempenho geral? E o consumo?
2) Como o preço é muito bom acho que vou comprar ele de qualquer jeito e se necessário depois adaptar um motor AP. No caso do motor AP, de que carro é o mais fácil de adaptar?(santana, gol, escort, del rey?)
Pergunto isso tendo em vista as dificuldades narradas pelo proprietário do nivinha na primeira adaptação.
3) Aquilo que ele falou da adaptação do motor AP (motor empinado, carter pegando no diferencial) são características da dita cuja, ou foi um serviço mal feito?
Em tempo o jipe está todo desmontado e os cupins de lataria estão sendo retirados à moda antiga ou seja no maçarico de acetileno e no estanho!!!! Viva a mão de obra especializada....

Agradeço muito se alguém puder/quiser me ajudar com as minhas dúvidas, pois estou muito afim de entrar no mundo 4x4...
[]s a todos do fórum!