Postado originalmente por
Márcio Magalhães
Olá,
A questão é que em linhas gerais, os Suzukis não dão quase manutenção. É muito raro ouvir falar em problemas em câmbios automáticos, por exemplo.
Que ver um exemplo. Minha embreagem durou 160 mil Km... o preço compensa de verdade.
A Chevrolet oficialmente faz a manutenção da Suzuki aqui no Brasil, mas só louco ou desavisado leva um carro lá. Uma simples troca de pastilha passa dos 400 Reais.
No Vitara e o Samurai a coisa é melhor ainda. Muita peça se adapta perfeitamente, sem gambiarra.
É claro que se der um problema grande (que qualquer veículo pode ter) tem coisa que num Suzuki custa caro. Mas seria um enorme azar, e azarado tem mais é que se piiiiiiiiiiiiiiii.
Saindo do mundo 4x4. Veja como é a manutenção de um Santana. Tudo muito "baratinho" encontra fácil etc e tal. Agora veja a manutenção de um Corolla. É mais cara? É! Mas a diferença é que não dá manutenção!
Quando tinha meu Niva, era um 95, não tinha um único mês que ele não tinha que ir para o estaleiro. Era cubo de roda, diferencial rachado, parte elétrica, vazamento aqui e ali... não conseguia respirar! A grana tava ficando curta!
Em 2 anos, com o Vitara eu gastei 1400 Reais. Troquei toda a embreagem, buchas de suspensão, velas, filtros, óleos, calço do motor, bomba de gasolina (é a mesma do Corsa) e alguma coisinhas de acabamento.
Qulaquer coisa, estamos aí!
[]´s,