x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    1,364
    Agradecimentos: 0

    Instalei uma sonda lambda!! Problemas, dúvidas e mistérios




    Pessoal,

    neste sábado instalei uma sonda lambda no Shrek, marca MTE - thompson, universal - 1 fio.

    Bem a saga começou na instalação física. Furamos o tubo, próximo à saída do coletor de escape, 10cm da junção das 2 peças em 1. Esperamos esfriar, por que devido a diferença de material, a porca usada na adaptação realmente ficou incandecente, chegava a sair fogo no furo...e rosqueamos a sonda e passamos os fios.

    Fui todo feliz para casa e logo na saída da casa de escapamentos...o susto: tava saindo muita fumaça do escape! Muita mesmo. Levemente rateando, mas tome fumaça...mas depois foi acabando...até q parou. 1-O que aconteceu?
    Antes de testar a sonda, resolvemos limpar velas e filtro de ar. Outro susto: Velas dos cilindros 1 e 4 estavam completamente pretas...e sujas..de algo que não soubemos dizer se era óleo, fuligem, gasolina ou os dois. E sim estava úmida. 2 - E agora? Fizemos as ligações em conectores, pegamos um voltímetro...e procedimento básico: positivo no conector de sinal da sonda e negativo no negativo da bateria. Putz...se quanse não entendo nada de mecânica...imagina de eletrônica!! No voltímetro, usamos a escala que tem com estampa a seguinte informação: 2000 mV. A vagabunda da sonda começa a manda sinal lá em cima e depois começava a cair, até que o sina ficava marcando 0015..0013...0014. E sim, esparamos o carro esquentar. 3-Como interpretar a porqueira do sinal e como usar o multímetro? Usei os parâmetros abaixo, mas não cheguei nem perto.
    Acabamos por regular ...de ouvido!

    E então...galera, ajuda dos universitários!

    No aguardo,

    Rones

  • #2
    Rones

    Lamentavelmente so posso lhe dizer que o voltimetro indicou de 13 a 15 mA,de resto tambem não entendo nada de sonda lambda.
    [ ] s
    Peter

  • #3
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Bão, vamo lá...

    A sonda lambda mede a estequiometria dos gases de escape, correspondendo a um sinal que varia de 0 a 1,5 V dependendo da quantidade de oxigênio nos gases. Valores entre 0 e 0,5 V indicam uma mistura pobre (pouco combustível, muito oxigênio) enquanto que valores acima de 1,0 V indicam uma mistura rica (muito combustível, pouco oxigênio). A faixa considerada ideal é a que vai de 0,5 a 1V, com 0,7 V como melhor valor. Mas pra isso você tem que ter exatos 12 V como tensão de referência então você deve regular esta tensão (papel que é feito pelos módulos de injeção eletrônica). Por isso a leitura xarope que você está obtendo. Lembrando que 1 mV = 0,001 V, logo 2000 mV = 2,0 V... E o que se lê são mV e não mA (tensão, e não corrente...).
    Quanto à fumaça preta, pode ser resquício da solda...
    []s

  • #4
    Desculpe minha ingnoramçia mas o que vem a ser uma sonda lambda?

  • #5
    No voltímetro, usamos a escala que tem com estampa a seguinte informação: 2000 mV


    Cavalcante,desculpe o meu deslize de ter trocado, mV por mA.
    [ ] s
    Peter

  • #6
    Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    1,364
    Agradecimentos: 0
    Cavalcante, ok? Mas como então posso conseguir está referência de 12? Como o povo instala os hallmeter com está sonda?...

  • #7
    Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    1,364
    Agradecimentos: 0
    Galera,

    acabo de receber uma resposta da MTE. Falaram para eu aterrar o escapamento ...uma vez que o sonda universal usa o próprio tubo de escape como terra...é pode ser...vou tentar.

    Atc,

    Rones

  • #8
    Amigo Rones, por favor me explica ai qual o motivo desta adaptação, ou melhor, qual o benefício disto??? Enfim prá que serve este treco???

    1 ab.,
    Drovk

  • #9
    Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    1,364
    Agradecimentos: 0
    Drovk,

    bem...a sonda ira medir a qtdade de oxigênio nos gases expelidos, demonstrando se mistura está rica, normal ou pobre.

    A idéia é usar para regular o carburador adequadamente, conforme manual do mecânico.

    Tb é o primeiro passo para instalar a injeção eletrônica...que pretendo montar em módulos....em etapas!! Vou montando os sensores....depois bomaba...e por fim módulo e injetor (www.digipulse.com.br).

    Outra coisa: obrigado pelas dicas dos pneus na loja das pedras!! Chegaram ok!

  • #10
    Amigo Rones, nao sei te falar da sonda, mas as cebolinhas de radiador da mte são de qualidade ??? vamos falar assim: eu nunca mais compro. Final do ano troquei do meu carro motor ap 1.6, essa semana fiquei na mão no meio de um congestionamento (10.000 km de duração) e uma puta dor de cabeça, principalmente porque troquei a anterior por estar com mais de 50.000 rodado, por prevenção. Falando com meu pai por telefone (motor ae 1.6) ele me disse que tinha trocado a cebolinha esses dias também, pois o carro estava esquentando e não ligava a ventoinha, ele trocou a cebolinha por uma dessa marca e continuou não ligando. Levou no mecânico que pediu uma de outra marca que ele não sabe me informar e funcionou normalmente. Obs: a dele era nova. coloquei no meu carro agora uma Wahle, que me disseram ser original, portanto Rones, se informe com algum mecânico sobre a qualidade dessa sonda, pois pode estar dando murro em ponta de faca. Abraços
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #11
    Estranho !!
    Pois a MTE-Thomson é muito conceituada no meio automobilistico sendo fornecedora da maioria das montadoras,
    So se existe alguem pirateando a MTE.
    [ ] s
    Peter

  • #12
    Só se foi isso, mas tenho a minha guardada aqui, e vendo de perto é bem inferior aparentemente (digo aparentemente) da nova (Wahle). é mais estreita, o plástico central mais aspero, os conectores mais finos, (passa a impressão de economia de material) mas isso nem seria problema se não tivesse durado só 10 milkm. A Nova veio com garantia de 1 ano, pena não ter a caixa da mte, pois ela deveria ter garantia também.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade