Pessoal,
neste sábado instalei uma sonda lambda no Shrek, marca MTE - thompson, universal - 1 fio.
Bem a saga começou na instalação física. Furamos o tubo, próximo à saída do coletor de escape, 10cm da junção das 2 peças em 1. Esperamos esfriar, por que devido a diferença de material, a porca usada na adaptação realmente ficou incandecente, chegava a sair fogo no furo...e rosqueamos a sonda e passamos os fios.
Fui todo feliz para casa e logo na saída da casa de escapamentos...o susto: tava saindo muita fumaça do escape! Muita mesmo. Levemente rateando, mas tome fumaça...mas depois foi acabando...até q parou. 1-O que aconteceu?
Antes de testar a sonda, resolvemos limpar velas e filtro de ar. Outro susto: Velas dos cilindros 1 e 4 estavam completamente pretas...e sujas..de algo que não soubemos dizer se era óleo, fuligem, gasolina ou os dois. E sim estava úmida. 2 - E agora? Fizemos as ligações em conectores, pegamos um voltímetro...e procedimento básico: positivo no conector de sinal da sonda e negativo no negativo da bateria. Putz...se quanse não entendo nada de mecânica...imagina de eletrônica!! No voltímetro, usamos a escala que tem com estampa a seguinte informação: 2000 mV. A vagabunda da sonda começa a manda sinal lá em cima e depois começava a cair, até que o sina ficava marcando 0015..0013...0014. E sim, esparamos o carro esquentar. 3-Como interpretar a porqueira do sinal e como usar o multímetro? Usei os parâmetros abaixo, mas não cheguei nem perto.
Acabamos por regular ...de ouvido!
E então...galera, ajuda dos universitários!
No aguardo,
Rones