Pessoal, tenho 3 Ladas, um Samara, um Niva e um Laika.

O Laika dos três é de longe o melhor dos meus, teve problema com o carburador original só uma vez e depois de limpar os giglês tudo ficou resolvido. O carro é honesto nos defeitos, sem esconder nada.

O Samara já deu muitos problemas, mas não convém ao caso. Há dois anos que não apresenta falha nenhuma nesse sentido.

O Niva, dos três, é o mais teimoso. Tinha nele um H34 que me deu muitos aborrecimentos. Quando comprei o Niva 5 anos atrás, ele tinha problemas de partida a frio (que nunca foi resolvido) e problemas na lenta. Naquela época não sabia mexer em carburadores, então fiquei refém dos mecânicos.

4 anos se passaram com problemas de lenta constantes, bobina, até mesmo embreagem depois de trocada teve de ser retrocada com um monte de peça.

Um ano atrás, eis que na partida ele acelerava até não poder mais. Iniciante, inicialmente não sabia o que era. Pesquisei na internet e vi que era o segundo estágio agarrando. Então todas as partidas, eu desagarrava o segundo estágio. O problema não era só ele, a lenta também piorou muito. Nunca tinha lenta. Conversei com o mecânico e ele me vendeu um weber 460, de aparência mais nova. Comprei o tal Weber e no início era tudo quase 100%, só quando descia o morro é que a lenta abaixava um pouquinho. Fizemos o teste do servofreio e não era ele. Mas o carro tinha lenta, então tava tudo certo.

Recentemente, depois de deixar de liga-lo durante um mês (ele fica no sítio, na garagem), não quis dar lenta. Eu iria leva-lo para minha nova casa com garagem sem poeira, mas o carrinho não quis dar lenta não. Então lavei os giglês e as flautas por cima mesmo e não funcionou a marcha lenta. Depois peguei aquele sensor ligado à bobina e lavei o lugar onde fica a agulha dele. Tudo com WD40. Liguei de novo e sem lenta, apesar de funcionar acima dos 1000 rpm. Fiquei sem paciência, tirei o carburador completamente, havia algumas bolhas na junta com a admissão, algo estranho. A desmontagem também foi extremamente difícil, complicada, tive que ficar levantando com chave de fenda. Lavei tudo, recoloquei o carburador. Agora ele está acelerando muito fortemente, e não há segundo estágio agarrado.

Irei comprar dois filtros de combustível novos e mangueira de silicone (a mangueira dele está péssima). O que pode ser esse novo problema apresentado, de acelerar até 4 mil rpm quando liga? Entrada de ar falso na base do carburador? Mas daí ele nem puxaria gasolina e nem ligaria. Alguém pode me iluminar?

Se eu for levar o mecânico na granja novamente, estou pensando em levar com ele um exorcista, daí quem sabe esse carrinho se ajeita.

Temos um vídeo do carrinho em melhores dias:


Agradeço fortemente o envolvimento de vocês, valeu!