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Tópico: barulho na caixa

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de emerson pacheco
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    barulho na caixa




    camaradas, o "ruço", após uma trilha em maquiné rs, começou quando aumenta muito o giro do motor a apresentar uma batida seca e repetida que é sentida por dentro do carro como sendo mais ou menos no meio da caixa proximo as alavancas como se fosse algo frouxo a bater, por fora aparentemente não tem nada frouxo, aguardo auxilio de dicas de por onde começar, obrigado

  • #2
    Emerson

    Este barulho so acontece com o carro andando ou tambem parado e logicamente com motor funcionando.

    É na região da caixa de transferencia ou caixa de cambio?
    [ ] s
    Peter

  • #3
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    emerson,

    Se o seu problemas for nas alavancas, um simples embuchamento das mesmas já resolve (acho que tópicos aqui a esse respeito). Agora se não for, vá ao mecanico. Não ande com ele assim, corre o risco de agravar o problema.

    []´s

  • #4
    o Dexter hj me disse uma frase de efeito muito boa.....é algo do tipo:

    "Não troque nenhuma peça no Niva que esteja para quebrar,só substitua quando já estiver quebrada"

    aeuaeuaeuae....mto bom ein?!
    Mas qnd tem barulho que agente nao sabe de onde vem é Phoda msm....
    mas vamo lá...
    Todas as marchas estão entrando?

  • #5
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    Emerson, tive um problema parecido com o seu no meu niva. Começou com ronco e foi aumentando para algo parecido com uma tornearia funcionando. Como não consegui para o niva pra arrumar (unico carro, e 50km por dia para rodar) acabei deixando pra depois e o resultado foi a troca da caixa. Depois de retirada a que estava com barulho vi que o eixo - primario ou secundário - não me lembro qual, mas é o que fica mais a baixo na caixa (que tem um tampão para acesso), ali tem um parafuso que mantem esse eixo no lugar, e quando afrouxa acaba mastigando os rolamentos e algumas engrenagens. Para acessá-lo você tem que sustentar a caixa ( com um macaco ou tijolos), remover o calço traseiro da caixa e retirar o selo, no meu o selo foi empurrado pelo parafuso solto, apertar o parafuso, completar o óleo e dar uma volta para ver se houve avarias com rolamentos. Aqui em porto alegre ficou mas em conta comprar outra caixa no shopping do que trocar os rolamentos..

    Ahh, todas as marchas estavam entrando normalmente, só o barulho era ensurdecedor, necessitando gritar um com o outro dentro do carro..

  • #6
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    " Depois de retirada a que estava com barulho vi que o eixo - primario ou secundário - não me lembro qual",
    faltou dizer que o parafuso que segura o eixo estava solto, saindo com a mão..

  • #7
    Usuário Avatar de emerson pacheco
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    acontece somente con o ruço andando

  • #8
    Emerson
    Voce pode fazer um Teste com o veiculo parado e motor funcionado se o problema esta no sistema motriz.

    Se voce colocar a alavanca da reduzida(a de tres posições) em posição neutra ,ou seja no meio ,voce pode engatar e desengatar as marchas como se estivesse dirigindo,tem de pisar na embreagem para engatar e desengatar,pode acelerar de leve.

    Com este procedimento,alavanca em posição neutra,ha transmissão de rotação do motor ate a caixa de transferencia,inclusive dento dela(uma parte).

    Desta maneira voce talvez possa sentir aonde esteja o barulho,se no cambio ,embreagem ou caixa de transferencia.

    Agora se não fizer barulho com este procedimento,o problema esta em outro componente.
    [ ] s
    Peter

  • #9
    Caras, troquei o óleo da transmissão este final de semana, e hoje começou um barulho de algo trincando/trepidando tipo metal/metal, qd estou em +- entre 40km e 60km/h no cambio, neste mesmo momento se pisar na embreagem, o barulho some. Coloquei o SAE90 ... e ainda estou achando a troca das marchas um pouco dura ... alguma dica ... o óleo é este mesmo?

  • #10
    Camaradas ... mais alguma dica !!!???
    estou pensando em colocar um aditivo tipo molykote.

  • #11
    Emerson, dê uma verificada nos parafusos que suportam o diferencial dianteiro. Depois você posta aqui a solução do problema ok?

    Garret, você colocou a quantidade certa de óleo? Se faltar óleo na caixa fica roncando, agora se estiver tudo certo o Cavalcante já disse o mais provável! Boa sorte!
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #12
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    Inspeção basica

    Eu faria os seguintes testes :na verdade to repetindo o que o pessoal ja falou , apenas ordenando num roteiro .

    1- Checar as fixações :entre debaixo do jipe e com uma alvanca , force as caixas de transferencia , o cambio e diferencial e verifique se tem folga nas fixações , observe os prisioneiros .

    2- Checar o cambio : como ja disse um amigo aqui nesse tópico , coloque o jipe no neutro na caixa de reduzida e engate as marchas , observe se o barulho ocorre em todas as marchas .

    3- Checar o acoplamento elástico : novamente com uma alvanca , force o acoplamento e verifique se não esta quebrado , trincado.

    4- Checar os cardãs : com uma chave de fenda , force entre as castanhas ( juntas ) dos cardâs e verifique as folgas .

    5- Checar Diferencial dianteiro : tira fora o cardã dianteiro que é facil e engata o bloqueio e da uma volta , em quinta a 3000 giros e observe se o barulho acaba . Se sim , o ruido vem do conjunto dianteiro .

    6- checar o parafuso da quinta marcha : como ja disse um amigo , o carretel que tem a ré e a quinta quinta marcha do niva é fixado no eixo , por meio de um parafuso chamado de quinta Marcha , famoso por quebrar . Se voce tirar um selo na tampa traseira do Niva com uma chave de fenda , pode ver se quebrou ou esta frouxo .
    Se mal fixada essa marcha, faz barullho, porque vai dança na sua parceira, inclusive em todas as marchas .


    7- checar o oleo : tire o bujão de óleo do cambio e verifique se no imã do bujão tem limalha .


    8- checar o rolomento do eixo piloto e engrenagens : tire a tampa inferior do cambio ( parte debaixo ) , limpe tudo com óleo diesel e com uma lanterna , verifique o rolamento do eixo piloto , observe se o anel separador das esferas esta quebrado .
    Também verifique as engrenagens , observe se tem alguma com dente partido ou quebrado

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