Bom, meu primeiro comentário é que o NIVA é um 4x4 para quem gosta e não para quem quer ou pode ter um.
Alguns fatos e mitos colhidos entre vários niveiros e niveiras:
1 - O Niva é um carrinho acima de tudo ÚTIL!
Ele vai levar você a lugares que outros carros não levariam, ou levariam gerando enorme prejuízo financeiro. O Niva apesar de ter alguns problemas crônicos (neste fórum vc poderá aprender sobre eles), o Niva consegue ir a lugares realmente off road. Ele surpreende subindo em lugares inacreditáveis e passando por locais medonhos. Mas você precisa saber se é essa a sua intenção... Se você gosta de natureza, passeios ao ar livre em locais de difícil acesso (cachoeiras, montanhas e serras, e afins) o Niva é o carro pra você. Mas se você pretende usar somente na cidade, não se justifica. Compre um Ford Ka que atende perfeitamente.
2 - O Niva tem um alto consumo de combustível.
A grande maioria dos 4x4 tem este problema, mas se vc não pode ter uma carro diesel e não pode pagar pela gasolina ou álcool do seu Niva, o melhor é desistir deste hobby e partir para as motos. Nem cito o GNV, pois eu, particularmente, odeio este combustível e acho que isso é somente para Táxi e carro de entrega de empresa, pois depois de rodar muito, muito mesmo (como uma lesma) pagando o investimento e os custos de manutenção de outras peças, como amortecedores, você tira o GNV e joga o carro no lixo para não ter que passar uma bomba para outra pessoa... Mas isso é uma briga boa e não quero abrir tal discussão - esta é somente minha opinião. Vale a reflexão.
3 - Se você quer um off road, mas vai ser o seu único carro, o Niva é a melhor opção também. A não ser que você tenha a possibilidade de comprar uma Land Rover, Toyota Band ou Troller (se acostumando com a dificuldade para achar vaga para estacionar e com o seguro impraticável entre outras coisas). Pensando no custo x beneficio, acho que é ponto para no Niva. O Willys/CJ fica fora desta categoria (não atenderia - capota de lona, muito duro e outros detalhes). Um Suzuki parece ser uma boa opção também, mas é bem mais caro e a manutenção nem se fala. No geral, o Niva é um bom mix de carro de passeio (pra uso diário) com off road. Não é um carro pro Paris-Dakar, mas não faz feio em passeios/trilhas leves e dá um banho nos chamados SUVs. E no dia-a-dia dá pra rodar legal com ele (eu uso praticamente todos os dias).
4 - Existe um mito de que peças de reposição são complicadas. É besteira. Tudo que eu precisei até agora eu consegui. Você tem várias lojas especializadas espalhadas pelo Brasil (aqui em Belo Horizonte acho tudo, mas já comprei muito em São Paulo usando os Correios - chega em 2 a 3 dias sem stress). Os preços também não são tão complicados, ainda mais lembrando que é um 4x4. A manutenção do meu carro de passeio é bem mais salgada... o Niva vai ter uma manutenção compatível com os carros nacionais. Fora os acessórios e as possíveis adaptações que acabam virando um vicio entre os niveiros (kkkkk...) com peças de outros carros (principalmente da linha Fiat).
5 - Especificamente para as mulheres o Niva tem a facilidade no transito por ser um carro alto (o meu tá mais alto que o normal). Acabam-se aquelas famosas "fechadas" que os motoristas dão de maldade por ver que é mulher ao volante. O Niva impõe respeito. Com quebra-mato de aço na frente e engate na traseira ninguém faz mais a besteira de empurrar o carro da sua esposa numa manobra mal feita. O problema é o peso da direção quando esta não é francesa, de Maverick ou outra aliviada.
Pontos negativos:
1 - Se sua mulher esta acostumada com direção hidráulica vai sofrer um pouquinho até acostumar com o Niva. Fale para ela pensar no ato de manobrar como uma ginástica de alto impacto e tudo bem. Mas isso pode ser resolvido com a colocação de uma caixa de direção aliviada (francesa, pantanal, Maverick) ou até mesmo uma hidráulica (adaptando a do Opala). O meu tem a Francesa e acho bem tranquilo.
2 - Não é um carro pra correr muito. Se você gosta de velocidade esqueça o Niva e passe para um tunado qualquer. O meu, com motor modificado, dá para andar na estrada fazendo mais de 120Km/h, mas acho desnecessário e inseguro, pois ele não foi feito para correria e sim para durar muito. Não recomendo. A 110 Km/h a sensação de velocidade dele já fica legal e dá para viajar numa boa - sem pressa. Sem falar que é um carro com mais de 10 anos de uso (a maioria em off road). Então não dá pra arriscar. Não é o meu caso, mas alguns ainda passam por uma tremedeira ao atingir determinada velocidade (acoplamento).
3 - A maioria não vem com ar-condicionado. Existem instalações possíveis, mas até agora eu ainda estou apelando pro quebra-vento. Tá certo que quem vai pro meio do mato, da poeira ou da lama não liga muito pra isso, mas no dia-a-dia, para quem usa na cidade, no meio de engarrafamento, faz muita falta.
Dicas para compra:
1 - Não tenha pressa. Eu pesquisei muito, olhei vários Nivas, até encontrar um em bom estado geral. Não espere nada comparado a carros de passeio quanto a conservação X ano de fabricação, ou seja, esqueça o ano do carro e verifique a conservação e manutenção. Niva também é um hobby e sempre tem algo por fazer... Ele nunca tá do jeito que vc quer... kkkk... Mas não tenha pressa o legal é fazer aos poucos do seu jeito. Isso já é uma diversão!
2 - Esqueça a opinião de quem não teve Niva ou de quem só anda de 4x2, estes são "urbanoides" e quem não gosta de "aventura, desafio e coisas diferentes" vai sempre te chamar de louco por querer um Niva... Vc ainda passará por alguns familiares e "amigos" que fazem questão de esperar uma oportunidade para te dizer: "Vende logo isso!". Outra opinião que não vale é de jipeiros (willy/CJ) em geral. Não tem como explicar, mas eles odeiam Niva... Acho que a maioria deles ficam putos de ver um Russinho se aventurando por onde eles passaram ou ainda irão passar e algumas vezes não conseguiram passar... O cara tem um Willys que parece um tanque de guerra, sobe até na parede, mas só serve pra isso (muito desconfortável, bate inteiro, parece que vai desmontar, para dirigir o cara lutar com o volante e vasa por tudo quanto é orifício), mas no dia-a-dia ele anda de Corolla automático, cheio de conforto e ainda insiste em falar mal do Nivinha. A maioria te indica um Willys/CJ e esquece de qual uso você vai fazer do seu off road. Desta forma, avalie sua compra de acordo com seu gosto e tipo de uso.
3 - Compre de quem entende de Niva (Niveiro de preferência). Esta turma cuida melhor, faz manutenção e quando adapta algo, adapta melhor.
4 - O Niva é uma escola em matéria de off road, pois você irá aprender muito sobre off road - incluindo mecânica.
Enfim, o Niva realmente não é um carro pra qualquer um. Ter um Niva significa ter um determinado perfil de pessoa. É um carro que tem uma certa personalidade. Tem dono certo. Outra coisa é que ele tem uma "aura" especial. Existe uma comunidade ou uma cumplicidade entorno dele. Isso aqui é meio "religião". O Niva te dá gasto, toma seu tempo e parte da sua vida, mas você não quer outra coisa. O clima de família (seja por e-mail, seja nos encontros) é muito legal. É um carro que traz junto com ele um grupo social. É a oportunidade de conhecer gente legal, com interesses comuns e atividades variadas, que curtem natureza, viagens, e muito alto astral!
No mais, aqui no fórum, nos Camaradas do Niva, no Nivas Gerais 4x4 e em outros ótimos grupos espalhados por ai, você poderá esclarecer qualquer dúvida técnica que venha a surgir. De qualquer forma, se realmente você já cogitou em compra de um Niva, é sinal que você já foi contaminado pela sociedade Niveira, ou melhor, você já deve ter perfil de Niveiro. Só que ainda não sabia disso!
Seja bem vindo ao grupo e que faça uma boa aquisição!
Créditos: Boa parte deste texto foi retirado do depoimento de uma Niveira dos Camaradas do Niva - Thais - Lada Rover.
1 ab.,
Drovk
Visite também: www.nivasgerais4x4.com.br