x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    23/11/2005
    Agradecimentos: 0

NIVA A DIESEL - CONTA GIROS !!!!!

Camaradas niveiros,
    Tenho um niva com motor a diesel, e gostaria de saber dos amigos que tem niva com motores diesel. como fizeram para deixar funcionando o conta giros!!! Um cara em Sampa quer me cobrar R$ 200 para deixar funcionando, to achando meio puxado!!! Meu alternador é de carro a gasolina ( VW santana 70 ah), e o cara disse que fora a saída do alternador, que tem que ser feita, teria que trocar todo o mecanismo do contagiro no painel do carro!!! Isso procede? Como é o processo? Quanto custa em media? Alguem indica algum lugar? Fico no aguardo de uma luz, pois to achando isso complicado demais, e caro tambem!!! Obrigado aos amigos!!! Abraço

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    Velhinho, o cara tem certa razão. O conta-giros para motor a diesel é bastante diferente de um para motor otto. Ele vai ter de mudar na verdade o circuito interno do seu contagiros. Outra opção pra você é trocá-lo por um da cronomac, por exemplo, mas que também tá na casa dos 200~300 mangos.
    []s

Usuário
    Entrada
    23/11/2005
    Cavalcante, um camarada na internet me informou que puxando a fiação correta do alternador e colocando um CI que ele me deu o nome, mas não me lembro agora, é possivel ligar o conta giros!! Será? Será? Será?

Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Chutômetro de média precisão: Precisaria na verdade converter a amplitude e a frequência dos pulsos vindos do alternador para que ficassem compatíveis com os de um motor otto. O certo é medir com um osciloscópio a saída do alternador a pelo menos dois giros conhecidos (1000 e 2000 rpm, por exemplo) e comparar com um motor otto nos mesmos giros, isso supondo que a diferença é linear ao longo da faixa de giros, o que também pode não acontecer. Se não for linear, você vai ter de fazer várias leituras até encontrar uma curva que aproxime a diferença entre uma e outra. Depois vai ter de linearizar essa curva e montar um circuito que "transforme" o pulso diesel em otto, para que seu conta-giros entenda a coisa. Como o sinal é cheio de ruídos, acho difícil que só um ci daria conta da coisa. Para fazer as medições, o certo é não contar com nenhum conta-giros, mas sim com um tacômetro de qualidade, o que complica mais o negócio... A menos que você tenha acesso fácil a esse tipo de instrumentos. Acho difícil que haja um CI dedicado pra fazer isso, não é uma aplicação comum, logo não compensaria pra nenhuma indústria fazê-lo em série. Isso pode ser feito com um microcontrolador pequeno, já que grosso modo é só uma conta de multiplicação ou divisão, mas com foto-acopladores na entrada e saída, deixando de ser um só ci. Ainda acho mais fácil, barato, prático e com 100% de certeza de funcionamento comprar um conta-giros novo.
    []s

Usuário
    Entrada
    23/11/2005
    è amigo, a coisa tá cada vez mais "fácil"!!!!!
    No caso de colocar um conta giros novo, para motor diesel, ele vem o mostrador completo, né? Teria que ser adaptado fora do painel de instrumentos, não é isso??? Ou existe a possibilidade de trocar o mecanismo, usando o conta giros do niva, só para diexar a aparencia original??? Abraço

Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Não vejo impedimento pra isso. Dá trabalho mas acho que é viável. Se você comprar na duque, tem algumas lojas que tem a ferramenta para colocar o aro, aí é só abrir, abrir outro e ver no que dá. Não precisa nem dizer que você perde a garantia do relógio...

Usuário
    Entrada
    23/11/2005
    Valeu pela ajuda, Cavalcante, vou ver se consigo colher mais informações para decidir com cautela o que vou fazer à respeito.
    Abraço e obrigado!!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem