x
Convex Datacenter
Página 5 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 113

Tópico: AR CONDICIONADO

  • #49



    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Camaradas, perdoem-me a ignorância, mas qual a diferença de um ar-condicionado elétrico para o usual??? Em relação ao climatizador, qtos graus mais ou menos ele esfria o interior do Niva??? Estou pensando em colocar um ac ou climatizador para viajar pelo Centro-Oeste....
    Edson, chega de frescura (a brincadeira foi em outro tópico, vamos falar sério ao menos uma vez)
    Dia desses eu estava falando com um amigo que tem um climatizador no caminhão dele.
    Estava analizando a colocação de um no "Pangaré". ESQUECE.
    !º - Aquele trambolho que vai no teto vai funcionar como freio aerodinâmico, além de ficar parecendo um "sei-lá-o-quê".
    2º - Precisa ter um reservatório de água que tem mais ou menos o tamanho de um cilindro de GNV.
    3º - Esse climatizador apenas refresca (ui) o ambiente. Ele falou que na realidade só usa quando dorme dentro do caminhão, pois não descarrega a bateria (baixo consumo de energia). De dia, andando, é melhor janela. aberta.
    Aqui no sertão o calor é de lascar, daí que pretendo também colocar um AC. Quando for a Fortaleza pretendo passar em uma empresa que instalou um AC em um Verona que eu tive. Funcionou direto por uns 5 anos seguidos sem dar defeito, até eu vender o carro.
    O motor desse carro era CHT 1.6, usava GNV direto e andava bem. O AC não diminuia sensivelmente a potência do motor e gelava muito bem. Vou consultá-los sobre a colocação de um desses AC de carro 1.0 no NIVA. Depois coloco o que descobrir aqui.

    Zabumbas refrescantes.

  • #50
    Usuário Avatar de VKASP
    Entrada
    01/09/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    191
    Agradecimentos: 0

    Ar-condicionado original (em inglês)

    O original é aquele gela-saco que ninguém quer, mas serve para dar novas idéias

    De: http://www.pimix.com/lada/articles/AirConditioning.htm

    Lada with A/C - yes, it can be done !

    Here goes the article:
    A/C in a Lada?
    Is there any?
    In a Russian car?
    Answer is YES, and it works OK!

    This story began in the middle of the 80's, when we were offered such a device in the former Soviet Union. First we expected it with doubts, but it seemed to be working. After that we decided to buy one.

    It happened two years ago that we finally got to fit it in the car. Until this time the factory warranty would be hurt by such tampering. The device itself is made in Japan, specifically prepared for Lada. The heat exchanger is Hitachi brand.

    Main prerequisite of the setup is the chained engine (not belted), only in this case will be enough place under the hood - for the double belt wheel.
    Parts of the kit:
    - compressor
    - radiator
    - tank
    - inner heat exchanger
    - pipes
    - wirings, relays.

    Installation is not difficult at all, Japanish designed it in a bolt-on way, you don't have to drill or do anything else to the original parts.

    First the compressor holder will be bolted on the cylinder block, then the compressor. The unit is belt-driven from the crankshaft by a second beltwheel. The compressor itself has an electric clutch so that it can be switched on and off simply.

    Since the compressor is big enough you'll have to replace the windscreen-washer water tank with a smaller one. For East Europeans: we used a Trabant's washer-tank.

    A/C's radiator is fitted in front of the water radiator. This is followed by the small tank and then the inner part. After installation you have to give up the shelf under the dashboard, there will be the cooler with two big grille's, and the two knobs. One of them switches the 3-stage fan, other the tap (water valve) and the thermostat.

    After fitting all these, you only need to wire thw whole system. There are 2 relays for it, one operates the clutch, the other switches the engine fan. There is a small vacuum-operated unit which pulls the engine's throttle lever: this increases idle-speed when operating the A/C.

    We left this system because the A/C won't decrease idle-speed that much. Installing this idle-speed correcto unit would let the engine take fuel while deccelerating the car. In other words, this eleminates the vacuum-operated consumption-decreasing valve.

    Last step is filling the system and bleeding it.

    Using the A/C: personally I use it like this: after starting (in hot summer) I immediately vent the car. When engine is warm enough, I close all windows, and set the venting system to internal circulation: I close the Lada's original venting grilles. I enable the A/C's fan: 2nd speed, usually. This makes the car a bit lazier and slower. After reaching the needed temperature, the fan is turned to lower speed, the water valve is closed a bit, too. As I measured, the blown air is around 5 degrees celsius. In the winter the A/C is a great help against steamy windows. While overtakong others, it is good to turn off the A/C (engine power increase). Downhill going I turn it on to increase the engine's deccelerating effect.

    As far as fuel consumption is concerned, it needs 1-1,5 litres more for 100km's.

    Current is 8 Amps, not including the fan's current. This must be taken into consideration when choosing battery.


    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos AR CONDICIONADO-lada_air_cond.jpg  

  • #51
    Bacalhau, reli todo o tópico e realmente não vale a pena instalar climatizador no Niva... pelo que li, o reservatório de água é de 26 litros... mas, por curiosidade, vc sabe em qtos graus os climatizadores refrescam o ambiente???

    VKASP, será que é possível importar um gela-saco? Procurei na Ladaparts e lá nem menciona ar condicionado...

    Alguém saberia me dizer a diferença entre ar-condicionado usual e elétrico? Vantagens? Desvantagens?

  • #52
    Usuário Avatar de GARCIA/SP
    Entrada
    20/02/2006
    Local
    Interior de SP/SP
    Idade
    60
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Edson, chega de frescura (a brincadeira foi em outro tópico, vamos falar sério ao menos uma vez)
    Dia desses eu estava falando com um amigo que tem um climatizador no caminhão dele.
    Estava analizando a colocação de um no "Pangaré". ESQUECE.
    !º - Aquele trambolho que vai no teto vai funcionar como freio aerodinâmico, além de ficar parecendo um "sei-lá-o-quê".
    2º - Precisa ter um reservatório de água que tem mais ou menos o tamanho de um cilindro de GNV.
    3º - Esse climatizador apenas refresca (ui) o ambiente. Ele falou que na realidade só usa quando dorme dentro do caminhão, pois não descarrega a bateria (baixo consumo de energia). De dia, andando, é melhor janela. aberta.
    Aqui no sertão o calor é de lascar, daí que pretendo também colocar um AC. Quando for a Fortaleza pretendo passar em uma empresa que instalou um AC em um Verona que eu tive. Funcionou direto por uns 5 anos seguidos sem dar defeito, até eu vender o carro.
    O motor desse carro era CHT 1.6, usava GNV direto e andava bem. O AC não diminuia sensivelmente a potência do motor e gelava muito bem. Vou consultá-los sobre a colocação de um desses AC de carro 1.0 no NIVA. Depois coloco o que descobrir aqui.

    Zabumbas refrescantes.
    Bacalhau,

    Apenas uma ressalva no que diz respeito ao climatizador: existe um modelo, da MaxiClima (se não me engano, é essa a marca), cujo reservatório de água fica dentro daquela trapizonga que é acoplada ao teto do carro. É um reservatório de menor tamanho, porém, não ocupa lugar no porta-malas do carro.
    Posso assegurar, contudo, que após pesquisar muito, tenho a mesma opinião que vc. Climatizador não compensa (entre outras coisas por ter de se abrir um "buraco" no teto do carro). A melhor opção é um AC.
    Uma vez li que existe um modelo de AC, feito para o Gol 1.0, que seria elétrico...ou seja, funcionaria até com o veículo desligado, não roubando potência do motor.

    Abs
    Renato

  • #53
    Chedid, o elétrico, pelo visto, não rouba potência do motor, porém, pergunto, será que tem que trocar bateria e alternador para aguentar um ar-condicionado elétrico???

  • #54
    Usuário Avatar de GARCIA/SP
    Entrada
    20/02/2006
    Local
    Interior de SP/SP
    Idade
    60
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Bacalhau, reli todo o tópico e realmente não vale a pena instalar climatizador no Niva... pelo que li, o reservatório de água é de 26 litros... mas, por curiosidade, vc sabe em qtos graus os climatizadores refrescam o ambiente???

    VKASP, será que é possível importar um gela-saco? Procurei na Ladaparts e lá nem menciona ar condicionado...

    Alguém saberia me dizer a diferença entre ar-condicionado usual e elétrico? Vantagens? Desvantagens?
    Édson, anote aí:

    Hirochi Kawai
    Centro Automotivo Euroar
    euroar.sor@terra.com.br
    hkawai@uol.com.br
    (15) 3227-3029 / 3227-6866

    Seguinte, tempos atrás, fiz uma consulta, via e-mail, junto à EUROAR (franquia Sorocaba, na Av. São Paulo). O Sr. Hirochi pediu que eu levasse o carro até lá, para que se avaliasse a possibilidade de uma adaptação de AC. Ainda não fui...rs...
    De qquer maneira, o contato deles está aí.

    Abs

  • #55
    Usuário Avatar de VKASP
    Entrada
    01/09/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    191
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    VKASP, será que é possível importar um gela-saco? Procurei na Ladaparts e lá nem menciona ar condicionado...
    Até pouco tempo atrás a Bomer em SP dizia que instalava...

  • #56
    Usuário Avatar de GARCIA/SP
    Entrada
    20/02/2006
    Local
    Interior de SP/SP
    Idade
    60
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Chedid, o elétrico, pelo visto, não rouba potência do motor, porém, pergunto, será que tem que trocar bateria e alternador para aguentar um ar-condicionado elétrico???
    Édson,

    É quase certeza que sim...
    Na verdade, já tentei obter essa info na VW, mas até agora, nada.

  • #57
    Renato, se tiver que pegar um alternador mais forte, parece que isso acabará tirando um pouco de potência do motor, certo?

    Amanhã irei Euroar conversar pessoalmente com eles... é na Avenida São Paulo, certo?

  • #58
    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Renato, se tiver que pegar um alternador mais forte, parece que isso acabará tirando um pouco de potência do motor, certo?

    Amanhã irei Euroar conversar pessoalmente com eles... é na Avenida São Paulo, certo?
    Um alternador mais "forte" (leia-se: maior amperagem) não irá afetar a potência do motor, desde que ele esteja (o alternador) mecânicamente em ordem (rolamentos principalmente). Ou seja, o esforço que será necessário para girar dois alternadores de potências diferentes será o mesmo, estando os dois em boas condições mecânicas.

    Quanto à diferença entre colocar um AC "gela saco" e um "convencional", só muda a colocação da parte que vai no interior do veículo. O compressor e demais itens é a mesma coisa.
    O modelo "gela saco" era usado em carros que não tinham um sistema de ventilação interna.
    No NIVA, é só substituir aquele "radiador" de água quente junto à caixa de ventilação, embaixo do painel, por outro, por onde vai passar o gás gelado do AC. Só isso. Simples assim.
    O que "pega" realmente é a pouca potência do motor do NIVA para movimentar mais um "treco". (no caso o compressor do AC)
    Mas isso também,não vai ser exagerado, não. Já tive um Verona CHT 1.6, no qual mandei instalar AC e a diferença não foi grande. Acho que compensa pelo conforto. O aumento no consumo de combustível com o AC ligado também não é assim tão assustador. É o preço a pagar pelo conforto. Na trilha, se o AC "pesar" na potência, é só desligar. Por isso, vou ver com o pessoal da Refricentro de Fortaleza (fizeram um serviço excelente no Verona) a possibilidade de colocar um desses AC de carro 1.0. Não sei como é, se é elétrico ou outro sistema.
    O outro detalhe a ser analisado é a colocação de outro "radiador" (acho que o nome correto é condensador) na frente do radiador de água do NIVA e o acréscimo de outro ventilador (elétrico). Acho que o ideal seriam dois ventiladores elétricos e manter o mecânico original. Agora se tem espaço...
    Agora, colocar um caixote daqueles de climatizador em cima do NIVA, nem de graça. E além disso, já viram o preço? ACHO que não compensa.

    4X4 Brasil

  • #59
    Usuário Avatar de GARCIA/SP
    Entrada
    20/02/2006
    Local
    Interior de SP/SP
    Idade
    60
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Renato, se tiver que pegar um alternador mais forte, parece que isso acabará tirando um pouco de potência do motor, certo?

    Amanhã irei Euroar conversar pessoalmente com eles... é na Avenida São Paulo, certo?
    Sim, Édson...a EUROAR fica na Av. São Paulo, 1083.

  • #60
    Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    1,364
    Agradecimentos: 0
    Na boa....a perda é mínima. No meu, usava compressor de Opala e não sentia muita perda....tipo assim caia uns 300 rpms, quando eu ligava....Ou vc usa o afogador ou vc instala uma solenoide na haste do acelarador. Os Del Rey´s Guia usavam a solenoide.

    Com o radiador original do Niva, mais o condensador a frente sobra pouquíssimo espaço para mais de um ventilador...o que fiz pra tirar a ventuinha mecânica foi instalar uma ventuinha do Astra de duas velocidades....ficou absurdamente bom!

    O Flugêncio havia passado a dica de que a caixa evaporadora do GOL quadrado paece ter sido feita pra caixa de ventilação do Niva....cabe certinho. Aproveita e troca o ventilador por um mais eficiente.

    Lembrando que assim como a bomba de DH do Astra é e elétrica o compressor do Gol G4 tb o é.

    Boa sorte...





    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Um alternador mais "forte" (leia-se: maior amperagem) não irá afetar a potência do motor, desde que ele esteja (o alternador) mecânicamente em ordem (rolamentos principalmente). Ou seja, o esforço que será necessário para girar dois alternadores de potências diferentes será o mesmo, estando os dois em boas condições mecânicas.

    Quanto à diferença entre colocar um AC "gela saco" e um "convencional", só muda a colocação da parte que vai no interior do veículo. O compressor e demais itens é a mesma coisa.
    O modelo "gela saco" era usado em carros que não tinham um sistema de ventilação interna.
    No NIVA, é só substituir aquele "radiador" de água quente junto à caixa de ventilação, embaixo do painel, por outro, por onde vai passar o gás gelado do AC. Só isso. Simples assim.
    O que "pega" realmente é a pouca potência do motor do NIVA para movimentar mais um "treco". (no caso o compressor do AC)
    Mas isso também,não vai ser exagerado, não. Já tive um Verona CHT 1.6, no qual mandei instalar AC e a diferença não foi grande. Acho que compensa pelo conforto. O aumento no consumo de combustível com o AC ligado também não é assim tão assustador. É o preço a pagar pelo conforto. Na trilha, se o AC "pesar" na potência, é só desligar. Por isso, vou ver com o pessoal da Refricentro de Fortaleza (fizeram um serviço excelente no Verona) a possibilidade de colocar um desses AC de carro 1.0. Não sei como é, se é elétrico ou outro sistema.
    O outro detalhe a ser analisado é a colocação de outro "radiador" (acho que o nome correto é condensador) na frente do radiador de água do NIVA e o acréscimo de outro ventilador (elétrico). Acho que o ideal seriam dois ventiladores elétricos e manter o mecânico original. Agora se tem espaço...
    Agora, colocar um caixote daqueles de climatizador em cima do NIVA, nem de graça. E além disso, já viram o preço? ACHO que não compensa.


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Filtro ar condicionado
      Por Lucão Magalhães no fórum Mitsubishi
      Respostas: 49
      Última resposta: 25/07/2019, 00:50
    2. Ar condicionado
      Por Igor Sedex 10 no fórum Land Rover
      Respostas: 5
      Última resposta: 05/05/2016, 18:37
    3. Ar Condicionado Defender 10
      Por lucati no fórum Land Rover
      Respostas: 14
      Última resposta: 20/09/2011, 11:47
    4. Adaptação Ar condicionado Samurai
      Por AlanFreeride no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 28/06/2010, 22:53

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade