Depois de mais de um ano de luta , pesquisa , muitas conversas o meu Ar Condicionado esta pronto .
O suporte foi uma copia do original com um apequena modificação pois o tamanho do compressor é diferente .
... Andei pouco com o carro ainda , mas o motor sente o compressor .
Outra coisa estou usando um compressor de carro 1.0 por isso nao fica uma geladeira como queria mas fica confortabilissimo de andar .
Ate minha esposa gostou de andar com o Niva com Ar .
A Caixa evaporadora usada é aquelas universais , retirei toda caixa de ventilação original e coloquei neste local a caixa universal .
No lugar das antigas alavancas de comando , coloquei o Radio .
O condensador foi colocado na parte inferiror do carro , como o meu suporte de direção hidraulica é grande nao permitiu a instalação das ventoinhas do Tempra e por causa disso tivemos que colocar na parte de baixo . Esse é a unica coisa que não me agradou muito .
O resultado ficou muito bom , andei com o carro um pouco com o ar desligado e a diferença é incrivel .
Esta mais confortavel do que o Gol da minha mulher .
Quem precisar de informações e dicas pode contar comigo
Abraços
Mamao, tem como você colocar algumas fotos do interior do viatura e do motor pra gente ver como ficou?
Um abraço,
Mbolog
O meu NIVA tem ar (colocado na Araucária RJ), mas to com problema na correia do alternador, sempre que ligo o ar a correia começa a gritar. Já troquei 2 que arrebentaram, troquei inclusive a polia (me obrigou analisar o alternador melhor e acho que é de Tempra), mas continua gritando quando ligo o ar. O alternador tem um calço ara a correia ficar alinhada, confirmando não ser o original.
Não sei como resolver, acabo não ligando o ar que funciona bem fora isto. Talvez alguém fera em alternador no RJ?
O melhor é tentar colocar uma outra polia no motor exclusiva para o ar-condicionado. Compartilhar polia com vários itens acaba fazendo a correia gritar mesmo ou então ficar rebolando. Ainda é importante lembrar que quanto menor for a correia menor é a chance de dar problemas. Quanto ao alternador, não é o uso do calço que está fazendo a correia gritar. É a correia longa, passando pela polia do motor+alternador+compressor do ar. Ao ligar o ar (ou qualquer outro equipamento elétrico que consuma média/alta energia), é normal o alternador ficar mais pesado. Assim, com a correia longa demais, ela grita ou rebola até arrebentar ou torcer. Saudações
Não é defeito do compressor, mas por ser adaptação creio que está pesado mesmo. Gostei da idéia de outra polia, só não imagino como fazer isto. ?? Já viu antes? De qualquer maneira pretendo passar numa oficina que me indicaram para alternador.
Só falei do calço, pois sei que o alinhamento é importante, mas isto está Ok.
Obrigado.