Salve galera niveira ,
Fiz uma pesquisa detalhada sobre terminais,devido à nescessidade que tive de adaptar terminais no kit que ja estou testando para uso da direção do gol ou santana no NIVA,e achei de valia deixar informações de quais modelos, que pesquisei, são compativeis com o sistema de direçaõ do nosso russinho.
Na minha opinião o ideal nos dias de hj é colocar os originais!
Mas já adaptei de willis(antes de conhecer a internet)
Os diâmetros dos pinos(opala,rural,omega...)São menores que os originais,portanto os pinos dos terminais adaptados sobem demais dentro do furo(ops!) original dos braços ... Acaba a rosca e não dá aperto só com o uso da porca,por isso nescessita o uso de uma arruela que conpense essa folga!O ângulo do cone dos terminais que verifiquei(abaixo descritos) é o mesmo do NIVA (2graus e 30 minutos) Portanto se compensar com uma arruela vai dar aperto.
Os modelos da eurovan 96/ e da nissan frontier não nescessitam de arruela!
O do opala,apesar de tb ter o mesmo angulo,no entanto é muito menor no diametro que do NIVA,ou seja,mesmo se apertado, o braço vai chegar no fundo(ui!) e ainda ficar sem o aperto ideal nas suas paredes internas com o cone do pino desse terminal!
OBS: Os diâmetros indicados abaixo são os menores(parte mais fina do cone) os comprimentos são até o centro dos pinos.
Minha afirmação que dá certo,é em relação aos encaixes dos cônicos dos pinos!
quanto às roscas...Nenhuma é a mesma do terminal original,assim como os comprimentos tb são diferentes.Portanto essas são as partes que precisam ser adaptadas com auxilio de luvas, extensores e algum conhecimento em mecânica(apesar de eu não ter nenhum na época)
Ficam as dicas das dimensões e roscas aos que quiserem aventurar-se em alguma dessas adaptações:
Original;
14,6mm (dois terminais tem essa medida,o de 200mm e o de 90mm de comp.)M16x1mm
14,9mm(170mm de comprimento). M16x1mm externa
willis:
14,3mm-82mm comp.-11/16x18fios-externa
Omega:
14,4mm-83,5mm comp.-M16x1,5-interna
Eurovan 96/
14,8mm 93mm comp.- M16x1,5 interna
Nissan frontier:
14,8mm-93,5mm comp.-M14x1,5 interna
Opala 88/92 (os antigos tem diâm.12 e 12,5mm)
14,0-103mm comp.-M14x1,5mm-externa
Abçs
Geniva