x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
  • #1
    Usuário Avatar de Leandro Chico
    Entrada
    26/09/2005
    Idade
    43
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    Rolamento dianteiro




    Ola amigos niveiros, bom como é de costume mais um probleminha com a viatura, ela tava fazendo um barulho tremendo na roda, qdo desmontei tudo tive uma boa surpresa, o rolamento interno simplesmente moeu , fui tirando ele aos cacos e o externo ficou apenas a capa no cubo. Enfim problema detectado vamos a soluçao, a capa do rolamento externo (sao 2 certo, qdo digo externo eh o que fica mais proximo da porca do cubo) nao sai do cubo, esta relamente dificil de tirar, a minha pergunta eh, sera q pode ter fundido ou algo parecido essa capa no cubo ?!?! Alguem tem uma soluçao ?!!?

    []s!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    27/01/2006
    Idade
    68
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0

    Re: Rolamento dianteiro

    Citação Postado originalmente por Leandro Chico
    Ola amigos niveiros, bom como é de costume mais um probleminha com a viatura, ela tava fazendo um barulho tremendo na roda, qdo desmontei tudo tive uma boa surpresa, o rolamento interno simplesmente moeu , fui tirando ele aos cacos e o externo ficou apenas a capa no cubo. Enfim problema detectado vamos a soluçao, a capa do rolamento externo (sao 2 certo, qdo digo externo eh o que fica mais proximo da porca do cubo) nao sai do cubo, esta relamente dificil de tirar, a minha pergunta eh, sera q pode ter fundido ou algo parecido essa capa no cubo ?!?! Alguem tem uma soluçao ?!!?

    []s!
    Olá amigo, realmente são dois rolamentos código dele é 32008-X, 32008-XA ou 32008-XJ, no site www.nivacuritiba4x4.pop.com.br, voce encontrará mais dicas, ok.
    espero ter ajudado.
    abraços
    Irineu

  • #3
    Companheiro,

    Provavelmente a peça deva ter fundida sim uma à outra. O correu comigo algo parecido. Primeiro deu uma zoeira infernal e detectei folga enorme na roda dianteira. Tentei apertar, mas não dava mais aperto. Ou ficava folgado ou arrochava. Levei o carro no meca para efetuar o conserto mais ou menos 30 Km da minha casa. Resultado - Tive que trocar o rolamento e quando o mecanico foi tirar a parte do rolamento que ficou no cubo, não saia nem a pau. Levei o cubo num torneiro e ele tirou a peça desbastando a perte que tinha findido. Dei sorte.

    A solução neste caso, que se parece com a que eu relatei e só no torneiro.

    Boa sorte!
    niva bandido/94

  • #4
    Pessoal

    O rolamento dianteiro, por ser cônico, tem todo um processo de ajuste na hora da montagem, que está perfeitamente detalhado no manual de reparação do Niva.

    O importante é que ele não é apertado até o "talo" pois neste caso corre-se o sério risco do rolamento travar quando o carro estiver andando, podendo, inclusive causar capotamento do carro.

    Já foram relatados inúmeros casos de gente que trocou os rolamentos e após 30 a 100 km o mesmo travou causando a destruição do rolamento, do cubo e com sério risco de acidente.

    PRESTEM MUITA ATENÇÃO QUANDO O MECA FOR DAR O APERTO DA PORCA PARA QUE ELE SEJA FEITO CONFORME A RECOMENDAÇÃO DA LADA!, principalmente se ele não está acostumado a lidar com Niva
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
    Atual Veraneio 87 Meneio/Zero-Dois
    Sonho Discovery LR3 HSE verde / interior bege

  • #5
    Usuário
    Entrada
    04/03/2006
    Local
    Ribeirao Preto/SP
    Posts
    330
    Agradecimentos: 0
    Já foram relatados inúmeros casos de gente que trocou os rolamentos e após 30 a 100 km o mesmo travou causando a destruição do rolamento, do cubo e com sério risco de acidente.
    Christian,

    se eu tivesse lido essa sua resposta até 3 dias atrás, não teria dado a mínima bola. Só que não é que acabou acontecendo comigo!?!?! Felizmente não houve capotamento.

    Fiz a troca de rolamentos há um pouco mais de 100km e tive uma desagradável surpresa anteontem, o meu cubo de roda dianteiro direito simplismente arrebentou. E com o calor gerado levou junto pastilhas e disco de freio.

    Só que uma coisa não consegui achar explicação, antes de acontecer isso, houve o travamento completo do diferencial dianteiro. Retiramos o cardã, deesconectamos as homocinéticas, ligou o bloqueio e viemos consertar o diferencial. No meio do caminho, o cubo estourou. Com direito a fumaça branca e tudo mais.

    Resultado da brincadeira: substituição de cubo, rolamentos, e interior completo do diferencial.

    []´s

  • #6
    Fio

    Este mesmo assunto foi tratado durante a semana,veja

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=19590

    lamento pelo estrago que fez.
    [ ] s
    Peter

  • #7
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Fio, infelizmente pro seu caso a única explicação é: "urubu quando tá de azar, o debaixo c@g@ no de cima..."
    Aparentemente uma coisa não tem nada a ver com a outra, a não ser acontecerem juntas, no carro do mesmo pé frio...

    Abraços e vê se conserta logo isso

  • #8
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Amigos, então para aperto das porcas da homocinética, qual deve ser o aperto registrado no torquimetro? Comprei porcas novas na Sarancar mas tenho medo de pedir pro meu mecânico trocar, e aqui em Itatiaia-RJ não tenho mecânico de Niva, estou formando o meu - Já o presenteei com o Manual de Mecânica do Niva, e ele deve ter pensado "acho que não vou me livrar desse cara, agora quer que eu leia essa bíblia..."
    Esta parte ficou meio confuso no manual pro mecânico, segundo ele a porca vai ficar "solta" com apenas 1 Kg no torquimetro..... Têm como eu passar para ele qual o procedimento para o aperto e o torque que ele deverá dar no torquimetro para que não cometa erros?
    4X4 Brasil

  • #9
    Maurício, na prática eu faço assim:
    Aperto bem os rolamentos até as rodas travarem (isso serve pra assentar eles corretamente) Depois vou soltando a porca até a roda girar livre. Nesse momento eu verifico se ficou alguma folga. (folga demais também estraga o rolamento). aí eu travo a porca. Dou uma volta 10km +- e verifico a folga de novo. Os rolamentos do niva não tem segredo não, são iguais aos da linha corcel (no quesito de aperto). Qualquer mecânico razoável sabe como funciona, e se seguirem o exemplo de minha pampa, vão durar muito...
    Pampinha com 200mil e rolamentos dianteiros e traseiros origi..... Claro, cada 50mil limpos e engraxados por mim... claro que no niva, devido ao uso, vai ser mais constante essa manutenção.
    Mas se o seu mecânico usar torquímetro, melhor, desde que saiba usar, pois pode dar diferença de valor se a rosca estiver um pouco gasta ou as abas da porca estragadas. No manual fala-se para usar torque inicial de 20nm, soltar e apertar até 7 nm, epois soltar a porca 1/2 sextavado e travá-la. Espero ter ajudado.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #10
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Ok Shuther, creio que ficou bem claro, assim tentarei com meu mecânico.
    Abraços

  • #11

    Revivendo!!!!!!! Assalto!!!!

    Resolvi trocar os rolamentos da minha viatura!!!! Roda dianteira!
    Só que achei um absurdo as peças aqui em Sorocaba
    Rolamentos de 1ª linha 60 latinhas cada
    shingling (última linha) 35 cada. Vocês sabem se é isso mesmo ou estou sendo convencido sob a mira de um trezoitão???
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #12
    Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    1,364
    Agradecimentos: 0
    aqui no ES é isso mesmo...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade