x
Convex Datacenter
Página 13 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 345678910111213141516 ÚltimoÚltimo
Resultados 145 a 156 de 183

Tópico: De Niva de novo!

  • #145
    Usuário
    Entrada
    24/12/2007
    Local
    CUIRITIBA/PR
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Como diria o esquartejador: "vamos por partes..."
    • Primeiramente, o compressor e o alternador já estão devidamente instalados e funcionais.
    • Também já foram instalados o condensador e a ventoinha.
    • Foi instalado um novo sistema de canister (do Chevrolet Corsa 2001 MPFI), substituindo o original do Niva (que ocupava muito espaço).
    • A parte interna do carro está completa (painel, saídas de ar, botões e alavancas).
    • O sistema elétrico para alimentação do ar condicionado está pronto e funcional.
    • O sistema do ar condicionado já está com o gás.


    Assim, ficou faltando uma primeira volta, para verificar o desempenho do sistema.
    No dia 04/05/2018, o "$arna" saiu para a primeira volta de teste com o ar condicionado. Medidores de pressão do gás no compressor conectados; termômetros nas saídas ar também. E fomos andar com o Nivinha.
    O trajeto escolhido foi curto, um trecho de ruas de bairro e um percurso numa estrada vicinal movimentada e com várias lombadas. Ventilação ligada, ar condicionado operando em modo pleno.
    Nos primeiros metros, o carro pareceu "amarrado", sem a mínima disposição para andar. Considerando que o motor estava frio e o Niva parado a mais de um mês, nada de anormal. Quando o carro chegou na estrada, dei (ops!!!) uma esticada na marcha. O Nivinha respondeu bem. O ar condicionado funcionou, soprando ar gelado pelas quatro saídas. A temperatura chegou a 3,8 ºC nas saídas principais (topo do painel) e de 4,3 ºC nas saídas laterais. O tempo de funcionamento não permitiu que a temperatura interna da cabine baixasse muito, mas o ar saiu bem gelado. A pressão no compressor ficou um pouco mais alta que o esperado pelo técnico/mecânico/MacGyver/eletricista responsável pela instalação/adaptação/milagre do ar condicionado.
    Resultado do primeiro teste de rua: o ar condicionado funciona e o motor do carro dá conta de operá-lo.
    Mas...
    Ainda falta algumas adaptações, como o sistema de marcha lenta funcional com o acionamento do ar condicionado. Além disso, deverá ser necessário um ajuste no carburador, adaptando a giclagem a nova carga do motor. Possivelmente, será necessário a instalação do comando de válvulas esportivo da Aerocar/Sobe, para aumentar o torque do motor.
    Ou seja, um boa etapa foi cumprida. Mas ainda falta "um pouco" (tomara que seja pouco mesmo...) para deixar o carro funcional.
    O preço disso tudo? Sei lá... Já gastei R$ 1.200,00; mas o total ainda vai subir...
    Se for somado o que já fora gasto com a primeira instalação, o preço vai ficar estratosférico...
    Não posso dizer que era o que eu esperava (queria ter aproveitado a instalação anterior); mas o trabalho que está sendo feito é de qualidade, tenho de reconhecer; muito superior a primeira versão.
    Como diz o "velho deitado": "Não existe almoço de graça!".
    E não existe mesmo...
    []s.
    Maurício, Você mandou muito bem.Linda sínteses.Parabéns!!!!!

  • #146
    Usuário
    Entrada
    24/12/2007
    Local
    CUIRITIBA/PR
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Maurício, estava lendo todo o tópico e ia responder neste, afirmando que Você fez uma síntese perfeita.Nada a acrescentar, porém sai do computador e mexeram acabei respondente sobre outro ítem, que também esta muito bem esplanada. Mas este, especificamente, esta perfect, Parabéns. O comentário fica para os dois ítens, que são ótimos. o ítem é PORQUE TER UM LADA HOJE EM DIA!!!
    4X4 Brasil

  • #147
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Olá.
    Puxa vida, muito obrigado pelo comentário elogioso.
    O Nivinha está agora num outro mecânico, verificando umas outras "coisinhas" (vazamentos de óleo, cubo da roda esquentando, troca do silenciador do escapamento). Acredito que esta semana fique "pronto" ("consertado", seria melhor dizer...)
    E ai vou terminar os testes/ajustes do sistema de ar condicionado.
    As novidade serão relatadas também.
    []s.
    Citação Postado originalmente por manuel s.rodrigues Ver Post
    Maurício, estava lendo todo o tópico e ia responder neste, afirmando que Você fez uma síntese perfeita.Nada a acrescentar, porém sai do computador e mexeram acabei respondente sobre outro ítem, que também esta muito bem esplanada. Mas este, especificamente, esta perfect, Parabéns. O comentário fica para os dois ítens, que são ótimos. o ítem é PORQUE TER UM LADA HOJE EM DIA!!!
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #148
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Fala Oliver, tudo bem com você?

    Bom, eu tinha me prometido que não teria mais um Niva, se o mesmo não importado por um representante legal do fabricante. Não cumpri minha promessa.
    Não preciso dizer que quem tem um "russinho" vive numa "gangorra de emoções". "Amor e ódio" andam juntos de mãos dadas. Como já escrevi antes: quem tem um Niva hoje em dia não o tem por razões "racionais". E este é bem o meu caso: poderia ter outro 4x4, mas optei pelo Niva. Por quê? (hehehehehe...)
    Uma mistura de teimosia com saudosismo, mais uma "pitada" (bem grande) de emoção. Não existe outro 4x4 como o Niva, com seus "Camaradas", "CamaLadas", "Família", "Admiradores" e outros tantos insanos que ficam comprando peças da Ucrânia e "rezando" para que as mesmas não fiquem retidas na Alfândega Federal de Curitiba (aliás, Curitiba resolveu sair, de vez, do "anonimato"...).
    Um Niva não é um veículo para simplesmente levar os ocupantes do ponto "A" até o ponto "B"; é antes de mais nada, um "estilo de vida". Insano? Sem dúvida. Divertido? Sim, na maioria das vezes. Monótono? Nunca!!!
    Uma coisa eu digo: nunca subestime o "vírus da Lada"; uma vez proprietário de um Lada (Nivas em particular), a "contaminação" é certa. Mais dia menos dia, ele ataca. E ai você se depara com um anúncio de um Niva "ajeitado", num precinho "camarada". Vai lá só "para dar uma olhada" no carro e matar "saudades". De repente, está negociando preço. E num aperto de mão, percebe que se tornou proprietário de uma "maravilha russa", que só precisa de um "concertinho básico", quase que uma "revisão programada", de tão simples e fácil de fazer . É assim que acontece. É assim que (re)começa.
    Arrependimentos? Não propriamente; apenas "aprendizados mais duros".
    "For ever Niva! Niva For ever!"
    []s.


    Citação Postado originalmente por Oliver Ver Post
    Maurício,

    Estava lendo o tópico e fiquei com saudade do meu Niva, fiquei lembrando tudo que fiz nele e com ele.

    porem esse seu ultimo post, me fez voltar a realidade, na minha vida atual não há lugar para um Niva, pois isso tudo que você descreve eu fazia em casa sozinho ou acompanhado por alguns amigos, mas com 20 e poucos anos tinha tempo, e quando não tinha rodava a noite fazendo sem sentir sono no dia seguinte, não dá mais para mim.

    Mas dou a maior força, o Niva é um brinquedão, obrigado por compartilhar.

    Abraço
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #149
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4

    Era para ser somente um "ajuste", uma regulagem no motor e conserto de vazamentos...

    Era para ser...mas o resultado foi péssimo!
    Primeiramente o "mecânico" ficou com o carro por quase 2 meses. E o que ele fez foi uma grande "merd@".
    Ele mexeu no carburador (o que eu não pedi e nem deveria ter sido feito, porque os ajustes estavam sendo feitos pelo instalador do ar condicionado). O resultado? Os terminais das alavancas de acionamento foram quebrados e "consertados" com cola. Detalhe: isso não me foi avisado. Como se não fosse o suficiente, o "expert" montou o carburador de forma errada, inutilizando o sistema de compensação automática de aceleração para manter a rotação do veículo com o ar condicionado funcionando.
    E, sei lá porque, quebrou a manivela do vidro da porta do passageiro.
    Eu fico pensando, por que raios semelhante criatura se propõem a ser um mecânico de automóveis?Vá trabalhar com desmonte de carros ou demolição de construções, sei lá...
    Enfim, mais um "pedregulho" na caminhada de deixar o "$arna" funcional.
    Mas eu vou em frente, porque tenho um 4x4!!!
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #150
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4

    Instalando os vidros elétricos.

    O "$arna" está há quatro meses numa oficina. Nenhuma novidade...
    Está sendo feita a instalação dos vidros elétricos e do sistema de alarme (eu sei: é só colocar um logotipo grande da Lada e terei o melhor alarme anti furto que existe...dããããããã ) com travas elétricas nas portas.
    Dia 22 deste mês, o carro vai para a oficina mecânica, para (tentar) resolver o problema crônico de vazamento de óleo e de falhas no motor (devido a instalação do ar condicionado). Talvez eu instale um comando de válvulas esportivo (Aerocar/Sobe) que eu comprei faz um tempinho.
    Quanto a minha sanidade mental, bom a resposta é bastante óbvia...
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #151
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4

    On the road again!

    Olá.
    Eu quase fico sem acreditar, mas o Niva "$arna" está andando (bem) novamente!!!
    O acerto/ajuste do carburador deu certo! O carro está bem regulado e funcionando direitinho, com ar condicionado e tudo!
    Os vidros elétricos ficaram muito bons. Nada mais de alavanca quebrada porque o movimento dela é ao contrário dos outros carros. Agora é só apertar um botão que os vidros sobem e descem sem maiores dificuldades.
    E o alarme com trava elétrica das portas (que faz subir os vidros que estejam abertos) deixou o carro muito mais prático de fechar. Além disso, uma mudança no sistema elétrico faz com que os faróis se apaguem quando a chave é desligada. Nada mais de "esquecer" os faróis ligados. Por falar em faróis, substitui os antigos de neblina por um par a LED. São mais brilhantes e consomem menos energia elétrica (que pode ser usada na ventoinha do ar condicionado e no sistema de som novo).
    Agora é hora de "usar um pouco" o carro. Aliás, já rodei mais de 120 km em dois dias. Um recorde!!!
    Segue algumas imagens.
    []s.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos De Niva de novo!-img_2457.jpg   De Niva de novo!-img_2454.jpg   De Niva de novo!-img_2456.jpg   De Niva de novo!-img_2455.jpg  
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #152
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4

    O novo tampão traseiro.

    Com a instalação do (novo) sistema de som, o tampão traseiro foi trocado.
    O novo ficou muito bom, parecendo mesmo ser original do Niva.
    []s.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos De Niva de novo!-img_2464.jpg   De Niva de novo!-img_2468.jpg   De Niva de novo!-img_2471.jpg   De Niva de novo!-img_2472.jpg  
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #153
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4

    Os novos faróis de neblina.

    Os antigos faróis de neblina consumiam 55W de potência por cada. Os novos, com menos da metade da potência, iluminam bem mais.
    []s.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos De Niva de novo!-img_2478.jpg   De Niva de novo!-img_2477.jpg  
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #154
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4

    Som e iluminação a LED.

    O sistema de som foi modificado, permitindo um melhor volume e qualidade sonora. Os alto falantes "twitters" ficaram sobre o painel. E os falantes dianteiros, em baixo, no acabamento das caixas de rodas. A iluminação interna, bem como as lanterna (que ficam ao lado dos piscas dianteiros) usam lâmpadas LED.
    []s.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos De Niva de novo!-img_2462.jpg   De Niva de novo!-img_2463.jpg   De Niva de novo!-img_2473.jpg   De Niva de novo!-img_2474.jpg   De Niva de novo!-img_2479.jpg  
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #155
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4

    Ar Condicionado e microfone do rádio.

    O rádio do Niva permite atender (e fazer) chamadas telefônicas. O microfone foi instalado na parte de baixo do painel, próximo aos controles do ar condicionado.
    Na coluna da direção, foi instalado uma micro chave que permite o travamento/destravamento das portas.
    []s.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos De Niva de novo!-img_2460.jpg   De Niva de novo!-img_2459.jpg  
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #156
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    10,434
    Agradecimentos: 113
    Caro mauricio_silva.

    Parabéns pelo seu Lada Niva.
    Muito capricho e muita dedicação.


    Abraço;
    4X4 Brasil
    "Para mim não basta ter quatro rodas.É preciso ter tração em todas!!!"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Novo no mundo 4x4, novo niva!! (ajudinha?)
      Por dands010 no fórum Niva
      Respostas: 11
      Última resposta: 08/06/2012, 18:22
    2. Meu novo Niva 95
      Por xexelo no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 18
      Última resposta: 02/04/2011, 13:01
    3. Novo Kit AP/NIVA !!
      Por kemramone no fórum Niva
      Respostas: 7
      Última resposta: 31/01/2007, 23:41
    4. Niva novo (NOVO !!! ) e um monte de duvidas.
      Por jovicassia no fórum Niva
      Respostas: 11
      Última resposta: 13/07/2005, 23:11

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade