x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Conta-giros

  • #1

    Conta-giros




    Colegas

    Como posso testar um conta-giros?
    O meu, aparentemente esta reagindo lentamente,o que pode ser?

    []s
    [ ] s
    Peter

  • #2
    Peter e demais,
    desculpe por não estar te respondendo, mas aproveito para fazer uma pergunta sobre como testar o velocímetro:
    como frequentemente o pneu utilizado é apresenta um raio diferente do original, é muito provável que o velocimetro não marque o velocidade adequadamente. Como pode ser feita a aferição deste? É fácil regula-lo?
    Obrigado
    Ricardo

  • #3
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Ricardo, você pode ter uma idéia, "nas coxa", de quanto é o erro do seu velocímetro através do odômetro. Rode por um trecho de rodovia com identificação dos km e compare com a marcação de seu odômetro. O erro percentual no odômetro será o mesmo da velocidade.
    O correto é levar o carro a uma empresa especializada em velocímetros para nova aferição. O profissional levará em conta o diâmetro dos pneus na aferição. Não tente fazê-lo. Existem equipamentos específicos para se fazer isto.
    Por sinal, dependendo dos pneus, o negócio não vai durar muito. Quanto maior o diâmetro do pneu, maior o erro do velocímetro, e para menos, o que é pior. À medida que o pneu vai se desgastando, o erro vai diminuindo.
    Parece bobagem, mas quando comprei meu niva, ele estava com pneus rodo rural, já razoavelmente gastos. Logo em seguida comprei o gps, e pude ver que o velocímetro marcava cerca de 10% mais que a velocidade real, o que é compatível com carros de passeio (eles marcam 100 km/h mas vc está a 90). Coloquei pneus rodorural novos, e só com isto, o velocímetro passou a marcar cerca de 10% menos, o que me rendeu 2 multas, por pura distração, porque eu já sabia da diferença.
    Seis meses depois, o velocímetro já está zerado... Ao menos por enquanto.

  • #4
    Cavalcante,
    pelo vista não seria muito útil "calibrar"corretamente o velocímetro, afinal só o desgaste do peneu já altera seu raio suficientemente . Você teria alguma outra sugestão ou o melhor seria verificar periodicamente o erro?
    Peter, desculpe mais uma vez por não estar utilizando está área para responder a sua pergunta.

    Obrigado.
    Ricardo

  • #5
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Ricardo, é exatamente isso. Você afere o velocímetro hoje e daqui uns tempos já tem que fazer tudo de novo. Com a grana que vc economizar, compre um GPS, é bem mais útil.

  • #6
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Peter, o conta-giros é um frequencímetro, com a entrada de sinal, no caso do niva, conectada ao negativo da bobina de ignição. Ele mede a quantidade de pulsos gerados pelo ruído do comutador de ignição, divide por 4 e indica esta medida, em rpm. Para testá-lo você teria de gerar uma frequência equivalente a esta com amplitude parecida. Vai precisar portanto de um gerador de onda dente de serra e um amplificador. É bom também um osciloscópio para ler primeiro o padrão gerado pelo carro e copiá-lo no gerador. Como vê, vc vai precisar de instrumentos não muito comuns em oficinas .
    É mais fácil levar a uma casa especializada em instrumentos. Na barão de limeira tem duas, uma antes da duque, perto da jipebrás e outra lá embaixo, bem depois da folha de são paulo. As duas do lado direito de que vai no sentido da barra funda. A primeira meche mais com motos, mas acho que dá conta do recado.

  • #7
    Obrigado Cavalcante
    Estarei consultando uma casa especializada porque estes instrumentos eu não tenho.
    [ ] s
    Peter

  • #8
    Cavalcante,
    Grande Cavacante como tem passado? Lendo este tema acabei pegando uma carona pois tenho que aferir todos os meus relogios nao so o Velocimetro. Tudo muda com a mudança do motor. sem contar na troca das rodas e pneus 31. Quando tiver ai pelo Brasa vou te ligar para nos encontrar-moa.

    Abraços

    Sergio

  • #9
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Faaaalaaaaa Sergião!!!
    Vc não ia vir em novembro?

    Abraços

  • #10
    infelismente nao pude ir graças a Katrina e Wilma mas ainda irei.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. conta giros
      Por lorenzo santangelo no fórum Suzuki
      Respostas: 14
      Última resposta: 09/06/2009, 21:56

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade