-
tb sou simpatisante do blower e até planejo trocar meu fiesta por um manis novo supercharger, mas faço uma resalva para o conjunto do niva.
o motor do niva apresenta torque em altas rotações.
o cambio e os diferernciais do niva foram projetados pra operaram com giro mais alto do motor.
as trocas de marchas no niva devem ser feitas em 3500 rpm, proporcionando alem de melhor desempenho, maior economia de combustivel.
aumentarmos o torque em baixa rotação não necessáriamente vai significar aumento de desempenho e pode até gerar um esforço maior do que o desejado no sistema de transmissão.
vejam como ficam os nivas com motor diesel VW, o carro fica com bom torque em baixa e não desenvolve em alta, o resultado é um carro enforcado e ruim de trilha.
pensando no uso do blower, devemos cuidar pra q o torque em baixa não seja exagerado e q o motor não perca potencia em alta rotação pela própria compressão.
-
Dominques,
o lance da partida a frio é o seguinte, em lojas de auto peças vc compra o kit pronto, reservatorio, bomba e a chave de acionamento que vc coloca em baixo do painel.
Eu ja vi essa modificaçao para o alccol e gostei.
Aqui em Campinas o niva que vi com esta adaptaçao não abaixou o cabeçote trocou apenas o seguinte:
1- carburador
2- velas
3- se possivel colocar ignicao eletronica
4- regular o ponto
Eu estou disposto a fazer esta adaptação também, mais gostaria de saber
se o carburador W460 do Escort é a melhor opçao e se deve ser duplo ou simples
Alberto
Niva - 91 Chimbica
Campinas
-
o W460 é um carburador de corpo duplo.
o modelo q vinha nos Escorts é o melhor.
alem das trocas de peças e regulagem do ponto, é extremamente aconselhavel o trabalho no cabeçote, pois o motori original tem taxa de compressão de 8.5 , portanto inadequada pro alcool.
o ideal é elevar essa taxa a pelo menos 10.5
com o motor pouco taxado, vai ser consumido muito alcool e o desempenho não vai ser correspondente.
-
E certo pessoal deve ser feita una adequada avaliacao , antes de pensar no blower. Ja que transmisao, embriagem e diferencial podem presizar de mudancas. Mas para quem prezisar de potencia acho melhjor que turbo. Mas vamos concordar que para trilha + torque a poucos giros e bom negocio, quando que com um motor russo original serian 73 CV com blower podemos pensar no minimo em 150 , e em altas rotacoes tambem inevitavelmente existiram melhoras de performance.
-
troca de motor
Bem , galera, gostaria de saber se apenas a troca do motor basta, ou deverei trocar ítens da suspensão, no caso de um motor AP 2.0, devido ao peso.
Abraços,
Antonio Marcos
-
Dollis, se vc está querendo comprar um Fiesta Superchager antecipe sua compra, pois com o lançamento do 1.0 Flex o SC vai sair de linha (mais uma vez a Ford regredindo em relação a motorização, porque não o SC com flex... como tiraram o 1.8 16V do Focus em relação ao RoCam 1.6, já imaginou o 1.8 16V com balancins roletados...)
O problema do SC (ou blower) para o Niva é o seguinte. Onde arrumar um que seja compatível com a capacidade do motor, pois, em geral os que existem por ai são para motores V8 (para lá de 5 litros) e o do Fiesta não dá vazão para o 1,6 do Niva (o estrangulamento devido a capacidade do SC vai anular o aumento de pressão causado pela sobre-alimentação, resumindo, o ganho vai ser mínimo (e com muito trabalho....).