x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/07/2012
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    33
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0

    A procura do meu 1ª niva




    Ola galera,



    Estou procurando comprar meu 1ª 4x4, aki pelo forum ja passei por sportage, vitara, e agora estou no niva...


    E assim espero continuar...


    Bom heim vou para meu problema, vai ser meu unico carro, uso pouco no dia a dia mas uso ( mercado shopping passeios e afins )
    o principal motivo de comprar um niva é q quero viajar por estradas nao pavimentadas, ir pra praia e pegar uma trilhazinha de leve, ir pra area rural e ver paisagem, fazer trilhas que te levem a algum lugar prazeroso ou alguma praia, nada de lama + lama e + lama ou pedras rios intermináveis

    Deixo claro que ja li varios topicos varios sitados na FAQ do NIVA, mas ainda fico com algumas duvidas especificas no meu caso...


    Preciso de um carro relativamente confiavel ( acho isso em um niva ? ) ja q ouvi relatos de nivas quebrando na cidade em transito comun, o tanque é de quantos litros ? 50 45 ? 60 ? preciso saber a autonomia, gnv no niva vale apena ? é dificil regularizar ele ? ( considerando q é um carro de 15 anos )


    Bom enfin, estou procurando um carro aguenta tudo, asfalto, barro, areia, terra, longas diatancias ( 600 1000km ) e outro grande detalhe, quero viajar acampando, espaço interno é valido para duas pessoas ? andar com toda tralha ? em vista q vou ter rack ou barraca no teto.

    e outro problema grave meu, tenho um gol bola 96, pra trocar de mano so achei nivas bem usados e desgastados ou de trilhas... é facil financiar um niva ? o juros é alto ?

    estou olhando esse niva
    "Lada Niva equipado - lindo" - Carros - Jardim Botânico, Curitiba | bomnegocio.com

    mas dependo de um financiamento =/ vale apena ?

    OBS sou de curitiba quem tiver algum niva para me indicar, pode tar ferrado de lata e pintura, mas precisa estar em ordem de mecanica

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/02/2013
    Local
    Ervália/MG
    Idade
    50
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Ola Xalko, também estou na procura de um Niva e achei interessante suas considerações. Fui em uma agência de automóveis e eles disseram que carro só financia de 94 para cima (ano). Sou comerciante e quero comprar financiado também, ou seja o dinheiro entrando e eu gastando no carrinho. Liguei para São Paulo pedi informações sobre um Niva 95, na hora que perguntei sobre financiamento o sujeito riu, não aguentou e deu aquela sonora risada... Enfim para ter Niva temos que encarar isso também o sistema e consumir e consumir. No mais seja bem vindo!!

    Cristiano

  • #3
    Usuário
    Entrada
    12/07/2012
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    33
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Cristianosouza Ver Post
    Ola Xalko, também estou na procura de um Niva e achei interessante suas considerações. Fui em uma agência de automóveis e eles disseram que carro só financia de 94 para cima (ano). Sou comerciante e quero comprar financiado também, ou seja o dinheiro entrando e eu gastando no carrinho. Liguei para São Paulo pedi informações sobre um Niva 95, na hora que perguntei sobre financiamento o sujeito riu, não aguentou e deu aquela sonora risada... Enfim para ter Niva temos que encarar isso também o sistema e consumir e consumir. No mais seja bem vindo!!

    Cristiano

    eu ainda fico na duvida se vale pegar um niva meio surrado do tempo ( regiao metropolitana aki tem uns 10 a venda ) e ir arrumando do que pagar um financiamentode 2 3 anos, que nos meus calculos daria parcela de 250 a 350 reais.

    Pensando nesse lado sera q eu gastaria mais doq o financiamento ? lembrando que sou pintor automotivo, tenho parente que é funileiro e um colega meu trampa com tapeçaria, entao unico problema meu é unico e exclusivo de $mecanica$. sera que eu torraria la seus 5 6k de manutençao no niva ?

    e uma curiosidade, as trocas de oleo GERAL dele, caixa cardan motor, filtro de oleo, filtro de combustivel lubrificaçao de homorcineticas e afins ( akela geralzinha quando compra o carro, sai na faixa de quantos plia? )

  • #4
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Citação Postado originalmente por xalko Ver Post
    eu ainda fico na duvida se vale pegar um niva meio surrado do tempo ( regiao metropolitana aki tem uns 10 a venda ) e ir arrumando do que pagar um financiamentode 2 3 anos, que nos meus calculos daria parcela de 250 a 350 reais.

    Pensando nesse lado sera q eu gastaria mais doq o financiamento ? lembrando que sou pintor automotivo, tenho parente que é funileiro e um colega meu trampa com tapeçaria, entao unico problema meu é unico e exclusivo de $mecanica$. sera que eu torraria la seus 5 6k de manutençao no niva ?

    e uma curiosidade, as trocas de oleo GERAL dele, caixa cardan motor, filtro de oleo, filtro de combustivel lubrificaçao de homorcineticas e afins ( akela geralzinha quando compra o carro, sai na faixa de quantos plia? )
    Amigo, a idéia é o Niva ser único veículo? Se for, sugiro que pegue um inteiro, mas mesmo assim terá sempre alguma coisinha para arrumar até ganhar confiança de encarar viagem, uso diário, etc. O problema não é o Niva, mas as manutenções realizadas fora dos padrões. Se o Niva for segundo veículo, até acho válido pegar um e ir arrumando com o tempo, mas mesmo assim gastará certa grana e tempo, que talvez fique no mesmo valor de pegar um inteiro. Os óleos do Niva (câmbio, tração, diferenciais, etc) são 90 GL5. Barato, coisa de 12 reais o litro. Vou dar a mesma resposta que em outro tópico semelhante: pegue um Gurgelzinho. Mecânica simples e barata, poderá encarar um offroad, etc. Depois, parta para um Niva, mas como segundo carro. Tive Niva durante 4 anos como único carro. Viagem, dia a dia, etc. Me deixou na mão umas 5 ocasiões, sendo que em 2 ou 3 foi por cagada de mecânico. Mas isso foi entre 2001 e 2004 e meu Niva era 1991, porém todo original e extremamente bem cuidado. Passei 3 meses com a mecânica original e coloquei motor VW diesel. Diminuiu bastante as dores de cabeça e o consumo! Ou seja, à época peguei um veículo com 10 anos de uso, digamos assim. Hoje se você pegar um ano 1995, por exemplo, pegará um veículo com 18 anos de uso. Faz diferença! Por isso, e considerando os seus fatores pessoais (idade, bolso, etc), sugeri pegar outro veículo e o Gurgelzinho serviria como uma luva para o que quer! Saudações
    4X4 Brasil
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #5
    Usuário
    Entrada
    12/07/2012
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    33
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Amigo, a idéia é o Niva ser único veículo? Se for, sugiro que pegue um inteiro, mas mesmo assim terá sempre alguma coisinha para arrumar até ganhar confiança de encarar viagem, uso diário, etc. O problema não é o Niva, mas as manutenções realizadas fora dos padrões. Se o Niva for segundo veículo, até acho válido pegar um e ir arrumando com o tempo, mas mesmo assim gastará certa grana e tempo, que talvez fique no mesmo valor de pegar um inteiro. Os óleos do Niva (câmbio, tração, diferenciais, etc) são 90 GL5. Barato, coisa de 12 reais o litro. Vou dar a mesma resposta que em outro tópico semelhante: pegue um Gurgelzinho. Mecânica simples e barata, poderá encarar um offroad, etc. Depois, parta para um Niva, mas como segundo carro. Tive Niva durante 4 anos como único carro. Viagem, dia a dia, etc. Me deixou na mão umas 5 ocasiões, sendo que em 2 ou 3 foi por cagada de mecânico. Mas isso foi entre 2001 e 2004 e meu Niva era 1991, porém todo original e extremamente bem cuidado. Passei 3 meses com a mecânica original e coloquei motor VW diesel. Diminuiu bastante as dores de cabeça e o consumo! Ou seja, à época peguei um veículo com 10 anos de uso, digamos assim. Hoje se você pegar um ano 1995, por exemplo, pegará um veículo com 18 anos de uso. Faz diferença! Por isso, e considerando os seus fatores pessoais (idade, bolso, etc), sugeri pegar outro veículo e o Gurgelzinho serviria como uma luva para o que quer! Saudações

    Bom amigo, sempre sugestoes sao bem vindas, mas quero entrar pro mundo 4x4, hj tenho um carro 96, tenho ele a 4 anos, nunca me deu dor de cabeça, entao sei q um carro bem cuidado, vale apena... mas é akele negocio, ou eu pego um niva Bom mas com financiamento ( se possivel isso ) ou um surrado, e vou arrumando. atualmente rodo cerca de 150km por mes, uso so de fds mesmo.

    Eu ja li em alguns outros topicos exemplos ( ah é mais facil comprar um uno e por correntes; o que voce quer fazer pode fazer com qualquer outro carro... e etc )
    Sei que varias viagens poderei fazer com o meu gol, mas esse chove ? esse atolo ? quero um 4x4 pra ter a confiança de um 4x4 e colocar na chuva ou no sol...

    Varios dizem que mecanica do niva é robusta e simples, sendo simples nao tem frufru d+ quais as peças q teria + dor de cabeça ? pq dando meu carro na troca teria uns 2k pra fazer uma boa revisao nele

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/02/2013
    Local
    Ervália/MG
    Idade
    50
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Boa Noite ou Bom Dia a Todos!

    Quero um Niva porque quero um Niva e pronto! Coisa de charme, de gosto, sei lá... vai entender. Como diria meu avô "coração dos outros é terra que ninguém vai". Nem de Niva! Essa eu arrumei agora hehehe. Tenho um Passat 79, quando comprei estava com motor do gol quadrado 1.6 e caixa de marchas de 5 marchas, nunca me deixou na mão! Olha que saía de madrugada, rodava 200 km isso fazia direto, nessas estradas cheias de curvas aqui do interior de Minas. Qualquer dúvida, qualquer barulhinho, ele estava no mecânico. Tenho um Gol G5 esse eu comprei zero e num tem força nenhuma no 1.0 dele! Quero meu Niva para andar em estradas de chão deste meu interior, conhecer as cachoeiras do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, que fica no meu município. É isso gente andar de chão batido, "quanto mais longe da cidade mais dente tem no sorriso" como diria a Fernanda Takai no clipe da Rede Globo Minas


    Esse vídeo se chama Simplicidade!

    É isso que eu quero pra mim.

    Minas é o Mundo, o Mundo da gente!

  • #7
    Usuário Avatar de J.Bacellar
    Entrada
    27/02/2013
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    45
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Olá, Xalko.
    Moro em Curitiba e também estou à caça de um Niva.
    Já busquei muitas informações sobre o carro aqui no fórum e parece que há um bom mecânico especializado na cidade, se não me engano o nome é Bibe.
    Estava pensando em dar uma ligada pra ele e quem sabe dar um pulo na oficina pra tirar umas dúvidas pessoalmente, já que é bem provável que ele mexa na viatura assim que conseguir uma.

    Por enquanto, vou aproveitar a carona no seu tópico pra tentar sanar alguns pontos de interrogação, já que estamos em uma situação parecida. Tomara que te ajude!
    (Administradores, me corrijam se estiver burlando alguma regra)

    1- Motorização: Depois de levar em consideração as experiências relatadas aqui, estou na dúvida entre dois tipos de motores, o AP - 1.8 ou 2.0, carburado ou injetado - e o 1.9 diesel - geralmente atribuído ao Golf argentino como se fosse um tipo só mas achei vários modelos em uma breve pesquisa.
    Imaginando um motor AP e outro 1.9 diesel, ambos bem cuidados, qual ofereceria mais em termos de custo x benefício? As peças do 1.9 são caras e difíceis de conseguir? Sempre ouço dizerem que motor à diesel dá um banho nos alimentados à gasolina/álcool. Verdade ou mito?

    2- Condições gerais: Sei que um carro de vinte e poucos anos tem suas peculiaridades mas quais são os pontos cruciais? Ter uma trinca ou outra no monobloco é aceitável? Que cantos do Niva tenho que prestar atenção na hora em que for comprá-lo?

    3- Custo de manutenção: Quanto, em média, gasta-se anualmente para manter um Niva? Eu sei que varia muito pelo uso mas pensemos em quase nenhuma trilha leve, pouca rodagem em cidade e algum uso em estrada, pois faço Curitiba-Rio-Curitiba de duas a três vezes ao ano.

    Vale salientar que no meu caso, considero vender o meu carro atual e ter o Niva como único veículo. Como a bicicleta vem me atendendo há anos em 70% das necesidades, achei que era hora de colocar em prática um antigo, mas sempre presente, sonho.

    Agradeço de antemão a paciência dos amigos. É uma decisão importante pra mim, por isso a avalanche de perguntas.

  • #8
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Citação Postado originalmente por J.Bacellar Ver Post
    Olá, Xalko.
    Moro em Curitiba e também estou à caça de um Niva.
    Já busquei muitas informações sobre o carro aqui no fórum e parece que há um bom mecânico especializado na cidade, se não me engano o nome é Bibe.
    Estava pensando em dar uma ligada pra ele e quem sabe dar um pulo na oficina pra tirar umas dúvidas pessoalmente, já que é bem provável que ele mexa na viatura assim que conseguir uma.

    Por enquanto, vou aproveitar a carona no seu tópico pra tentar sanar alguns pontos de interrogação, já que estamos em uma situação parecida. Tomara que te ajude!
    (Administradores, me corrijam se estiver burlando alguma regra)

    1- Motorização: Depois de levar em consideração as experiências relatadas aqui, estou na dúvida entre dois tipos de motores, o AP - 1.8 ou 2.0, carburado ou injetado - e o 1.9 diesel - geralmente atribuído ao Golf argentino como se fosse um tipo só mas achei vários modelos em uma breve pesquisa.
    Imaginando um motor AP e outro 1.9 diesel, ambos bem cuidados, qual ofereceria mais em termos de custo x benefício? As peças do 1.9 são caras e difíceis de conseguir? Sempre ouço dizerem que motor à diesel dá um banho nos alimentados à gasolina/álcool. Verdade ou mito?

    2- Condições gerais: Sei que um carro de vinte e poucos anos tem suas peculiaridades mas quais são os pontos cruciais? Ter uma trinca ou outra no monobloco é aceitável? Que cantos do Niva tenho que prestar atenção na hora em que for comprá-lo?

    3- Custo de manutenção: Quanto, em média, gasta-se anualmente para manter um Niva? Eu sei que varia muito pelo uso mas pensemos em quase nenhuma trilha leve, pouca rodagem em cidade e algum uso em estrada, pois faço Curitiba-Rio-Curitiba de duas a três vezes ao ano.

    Vale salientar que no meu caso, considero vender o meu carro atual e ter o Niva como único veículo. Como a bicicleta vem me atendendo há anos em 70% das necesidades, achei que era hora de colocar em prática um antigo, mas sempre presente, sonho.

    Agradeço de antemão a paciência dos amigos. É uma decisão importante pra mim, por isso a avalanche de perguntas.
    O motor 1.9D é espetacular, porém é diesel tem suas peculiaridades. Não é qualquer oficina que mexe, assim como qualquer motor a diesel. Já um gasolina ou álcool, há uma maior oferta de mecânicos, peças, etc. O Niva é um baita veículo, com projeto espetacular, como poucos até hoje fabricados. Se querem de fato um Niva, sugiro que peguem um com motor AP, desde que bem instalado. Pouparão tempo e dinheiro já pegando um veículo pronto ok! O Niva tem uns pontos que merecem atenção: partes isoladas onde entram água e geram ferrugem; assoalho, especificamente nos pontos onde é fixado o suporte do câmbio; etc. Outras coisas facilitam a manutenção, como instalar o acionamento mecânico de embreagem. Com isso você evita vazamentos e trocas de cilindros de embreagem, do sistema hidráulico original. A melhor configuração para o Niva é o AP 1.8, de preferência com injeção eletrônica. Econômico, manutenção simples, fácil, anda bem, não destrói a transmissão, etc. Estou à disposição para os debates! Saudações
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #9
    Usuário Avatar de J.Bacellar
    Entrada
    27/02/2013
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    45
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Obrigado, Raphael.
    Estou vendo pela assinatura, que você teve um Niva à diesel.
    Qual era o motor? Te deu muita dor de cabeça?
    Outro dia vi um com motor de Sportage e fiquei pensando... será que é bom?

    Abraço.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    12/07/2012
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    33
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por J.Bacellar Ver Post
    Obrigado, Raphael.
    Estou vendo pela assinatura, que você teve um Niva à diesel.
    Qual era o motor? Te deu muita dor de cabeça?
    Outro dia vi um com motor de Sportage e fiquei pensando... será que é bom?

    Abraço.

    J.Becellar, uma coisa que ja perguntei e ninguem respondeu é essa parte de manutençao, como varia muito de uso, acho que seria valido uma pergunta;

    Quais peças vcs ja trocaram no niva e quanto custou ?

    Ja li relatos de jogo de homocineticas por 700 reais, e outras peças ? quais os valores ?

    niva trinca o tunel? ou outro lugares tbm ?

    pessoal fala que vale apena por motor AP, eu penso assim AP regularizado 1,000 + retifica 1,000 total de 2k + peças para adptaçoes + M.O chuto eu 3,500 ...

    quanto que sai pra fazer um motor de niva completo ?!

    Brigado pela atençao pessoal

  • #11
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Amigos, como falei, comprei meu Niva originalíssimo e extremamente bem cuidado. Rodei com ele aproximadamente 3-4 meses com motor original. Mas como o comprei pensando no motor à diesel, porque à época rodaria bastante (+- 70kms por dia), achei que valeria a pena. Mandei-o para SP, especificamente para o Rogério Bacellar (o cara que inventou/aperfeiçoou o kit AP no Niva). Um cara fantástico, verdadeiro artista em adaptação. Usei um motor VW 1.6D com turbo e intercooler. Quando levei o Niva ao INMETRO/DETRAN para regularização, fizeram fila para ver a "adaptação". O engenheiro do INMETRO falou: "mas esse motor foi adaptado? Que belo serviço!". Rodei dois anos, diariamente, fazendo quase 15 km/l e andando no máximo a 100 km/h. Um belo dia, por falta de atenção minha, fundi o motor. Inventei de comprar um AP 1.8 à álcool que me ofereceram à época bem barato, mas deixei-o documento como diesel. Rodei uns 6 meses. O carro virou outro. Andava pra caramba e muita força (não precisava mais usar redução!), mas bebia proporcionalmente (6 por litro). Até que achei o momento propício para trocar de viatura. Refiz o motor a diesel inteiro, bomba, bicos, instalei no carro. Rodei um mês e o vendi. Por isso posso dizer que usei o Niva em quase todas as configurações disponíveis de motor. O original é muito bom, extremamente rústico, mas barulhento, beberrão e um pouco frouxo para andar. O AP 1.6/1.8/2.0 tem a manutenção mais fácil, acha-se peça em qualquer esquina, o carro fica mais forte e econômico. Já a diesel existem algumas opções. A mais comum e barata é usar o motor 1.6 (da saveiro ou kombi). Fica legal, mas não pode ter pressa! O 1.9 mantém a economia, porém é mais forte (e mais caro!). O Kia 2.2 (da Besta) não tem fama muito boa, tanto é que à época quem instalava este motor era uma oficina em Curitiba. Não lembro de fazer tanto sucesso. Mas a melhor opção talvez seja o motor 1.7 da FIAT (que sai nos carros na argentina/paraguai/uruguai), pois encaixa perfeitamente no câmbio do Niva sem qualquer adaptação. Talvez seja a adaptação mais fácil, pois seria apenas fabricar os suportes para o motor. Até o kit para instalar o AP precisa de alguns detalhes, por isso desaconselho quem não tenha tanta experiência em mecânica procurar qualquer oficina para instalar. Pode se tornar uma baita dor de cabeça. As peças do Niva hoje, em geral, são baratas e fáceis de achar. Depois da internet, o mundo ficou menor. As partes mais sensíveis são os cubos de roda (tem que saber o aperto correto da homocinética, sob pena de estrangular o rolamento e cair a roda); o assoalho, pois é onde o câmbio fica preso; e o sistema de embreagem, que aconselho trocar pelo acionamento mecânico - acha-se fácilmente pela internet e vale bem a pena! Aconselho comprarem um Niva mais simples, sem tanto acessório, para vocês irem equipando-o como quiser, além de ser mais barato. E de preferência com o motor AP 1.8 já instalado e legalizado, ainda que paguem um pouco mais caro. Fazer um motor AP sai uns 1700 reais. O motor original acredito que seja por ai também. Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estou à disposição. Saudações
    4X4 Brasil
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #12
    Usuário Avatar de J.Bacellar
    Entrada
    27/02/2013
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    45
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Valeu mais uma vez, Raphael.
    Elucidou minhas principais dúvidas, agora vou pesquisar com o foco mais apurado.
    Abraço.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. À procura de um NIVA no DF ou arredores!
      Por 4x4Mush no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 19/10/2011, 17:25
    2. Procura-se Um Niva
      Por Capela no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 4
      Última resposta: 05/03/2008, 08:00
    3. A procura de um Niva.
      Por gabriel.inacio no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 09/02/2008, 04:18
    4. Procura-se Niva
      Por geso no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 04/10/2007, 11:57
    5. Procura-se um dono para meu NIVA
      Por Gabriel Dantas no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 2
      Última resposta: 13/11/2006, 20:03

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade