x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Pivôs

  • #1
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1

    Pivôs




    Pessoal, há uns quatro meses levantei o Perestroika com um kit que tem um calço de cerca 10 mm para o pivô superior e três arruelas de uns 20mm para a bandeja inferior, além dos calços de 30 mm nas arruelas traseiras. Acontece que de lá pra cá eu já tive que trocar duas vezes os pivôs e já tô ouvindo nhec-nhec de novo (a última vez faz uns quinze dias). Detalhe que rodo muito com o carro, parte disto na terra. Todos os outros componentes da suspensão dianteira e direção estão em ordem, o carro está alinhado, pneus calibrados e balanceados. Ah, os amortecedores são originais.
    Alguém tem alguma idéia do que está acontecendo?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    21/08/2005
    Idade
    52
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    No deslocamento do pivô, precisa verificar o ponto de apoio na bandeja, provalvelmente é o que está ocorrendo!!!!
    Isto vc pode verificar em algum local que efetue alinhamento e balanceamento...

  • #3
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Valeu Denilson, vou ver se por ser isto. Obrigado!

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Cavalcante , qdo ergue tem que revisar o caster ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #5
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Então, no Niva o cáster é regulado por umas arruelas na fixação da bandeja superior (é assim que chama, não manjo muito de suspensão). Tive que mecher só no lado direito. No esquerdo tava tudo ok. Agora vou levar em outro alinhamento, porque onde eu estava levando o pessoal usava os dados da máquina, e não sei se esses dados conferem com os do manual do niva. E, pior, não sei se esses dados continuam valendo para o carro erguido (como disse, não manjo muito de suspensão ).

  • #6
    Eduardo, discordo de você num ponto, teve ser verificada também a cambagem (inclinação da roda para dentro ou fora da roda), que altera significativamente o comportamento dinâmico do carro (estabilidade, principalmente no molhado - já reparou quanto negativa é a cambagem dos f1 na chuva...) o caster está relacionado ao atraso de uma roda em relação a outra e a inclinação do pino-mestre a tendência de auto-realinhamento, o que implica em uma maior ou menor "agilidade e dureza" da direção do carro.


    Cavalcante, no meu niva eu uso kit Scherer fase II, que usa o pivô da D20 (TRW com coifa de silicone) em substituição ao original, e, salvo engano, os valores de caster e camber eram diferentes, mas agora eu não tenho aqui comigo, devo ter em algum CD de back-up...
    Seguem os dados originais:
    Convergência : 2-4 mm
    ângulo do camber: 0o30'+/-20' (1 - 5 mm)
    ângulo do caster: 3o30'+/-30'
    Inclinação do pino-mestre: 11o30'
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
    Atual Veraneio 87 Meneio/Zero-Dois
    Sonho Discovery LR3 HSE verde / interior bege

  • #7
    Citação Postado originalmente por christian govastki
    Cavalcante, no meu niva eu uso kit Scherer fase II, que usa o pivô da D20 (TRW com coifa de silicone) em substituição ao original,
    Christian, quanto aumentou a altura do seu carro com esse kit Scherer ?
    O Patrick comentou comigo que poderia ter problemas com homocinética .... o que vc acha ? eu queria levantar meu carro tb (apesar dele ja ter os arruelas na parte inferior da balança)

    Vc tem o contato com esse "Scherer" ?

    Obrigado

    []'s

  • #8
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Obrigado pelas dicas christian, vou ver o que faço pra parar de trocar pivôs por pelo menos 6 meses

  • #9
    Rogério e demais

    No meu niva usei os dois kits, o fase I e o Fase II, vou relatar as diferenças entre eles

    Eu comprei o kit do rui a muuuuuuito tempo a trás, a partir das informações do nivasite e do próprio site que o rui possuia (www.oficinadorui.cjb.net) , mas hoje está fora do ar. Me parece que ele virou campeiro...dá uma procurada nos associados

    O kit do rui foi o primeiro desenvolvido para alterar a altura do niva na dianteira, e existem em duas versões, todas para adaptar o pivô da D20 no nivão.

    O fase 1 é mais simples, consiste de uma peça única (por lado)em formato de C para adaptar a furação do pivô da D20 a furação do braço do niva, já o fase II, é composto de duas peças e ainda realiza a correção parcial da cambagem (que fica muito alterada com a colocação do kit fase I - no meu mesmo tirando todos os calços da balança ainda não deu para chegar aos valores especificados... por isto passei para o F2 e foi incrivel como a direção ficou mais mole na hora de manobrar)

    Na traseira, uso a roda de carrinho de supermercado(12 cm diâmetro extermo; 8,5 diametro interno cortado o centro na serra tico-tico). O motivo, foi a mais fácil e que resultou num melhor resultado estético (sem cara de gambiarra como o calço do opala...). Custou muito barato na época (quando fiz a alteração não haviam estes kits prontos...). Só tem que corrigir a posição da válvula compensadora de carga traseira, senão o freio traseiro quase não atua... mas isto não faz falta no niva...

    O porque da adaptação e o ganho com ela: O pivô da D20 custa infinitamente mais barato que o original do niva, é muito mais forte e tem nacional em qualquer birosca (mas só compre TRW ou Nakata) e não precisa de lubrificar. Na dianteira e na traseira, no final, resultou em ganho de 2,5 cm (parece pouco mas na hora do enrosco dá uma bela diferença). Na dianteira ainda ganhou mais curso (pois afasta a balança do batente superior (ganho no curso "para baixo")

    Porque parei nos 2,5 cm e não mais, ai meus amigos ia ter que mexer nos amortecedores, na barra estabilizadora traseira, nos flexíveis entre outros...além das homocinéticas começarem a trabalhar num ângulo muito forçado, ai elas começarem a estalar é um passo. O limite sem grandes modificações é na faixa dos 2,5 a 3 cm.
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
    Atual Veraneio 87 Meneio/Zero-Dois
    Sonho Discovery LR3 HSE verde / interior bege

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Pivôs com engraxadeiras
      Por Ira no fórum Niva
      Respostas: 15
      Última resposta: 06/08/2016, 18:56
    2. Respostas: 12
      Última resposta: 04/03/2015, 00:35
    3. pivos!!!! sw4
      Por diego33 no fórum Toyota
      Respostas: 22
      Última resposta: 05/05/2009, 08:25

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade