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Tópico: Lavar motor

Hybrid View

  • #1

    Arrow Lavar motor




    Pessoal.

    Como mandar lavar o motor da viatura? Depois da viagem a STL lavei o carro mas não quis arriscar lavar o motor no lava-rápido em que mandei, pois os caras estavam meio inseguros.

    A viatura tá limpinha mas dentro do capô tem terra o suficiente prá construir um cupimzeiro.

    Alguma recomendação especial? Ou é "só" dar uma jateada de água tomando os devidos cuidados com bateria, região do carburador e bobina?

    Abraços.

  • #2
    Citação Postado originalmente por lisboa Ver Post
    Pessoal.

    Como mandar lavar o motor da viatura? Depois da viagem a STL lavei o carro mas não quis arriscar lavar o motor no lava-rápido em que mandei, pois os caras estavam meio inseguros.

    A viatura tá limpinha mas dentro do capô tem terra o suficiente prá construir um cupimzeiro.

    Alguma recomendação especial? Ou é "só" dar uma jateada de água tomando os devidos cuidados com bateria, região do carburador e bobina?

    Abraços.
    Ricardo, você sabe como sou fresco com meu carro, ele está quase sempre limpo. Mas o motor é uma exceção, é lavado de uma a duas vezes ao ano, apenas.
    Não é recomendavel lavar o motor com freqüência, só mesmo quando estiver imundo, ou por necessidade (o mecânico vai mexer, por ex.). O pior é que o pessoal nos postos de gasolina usa produtos altamente agressivos para lavar os motores, e este produtos atacam a pintura e os componentes de borracha.

    Existe uma solução caseira, menos agressiva: com um borrifador, pulverize querosene ou removedor em todas as partes do motor que você puder alcançar. Deixe por um tempo, para que o removedor aja, depois passe um pincel nas partes mais sujas de graxa/óleo. Depois, jogue água (só água!) para remover o querosene/removedor, mas sem exagerar na quantidade e na pressão. Cuidado para não molhar o distribuidor!
    Terminado o serviço, é bom ligar o motor, para que o seu calor acelere a secagem da água.
    O motor não vai ficar "limpinho", mas vai deixar de ser "encardido"
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #3
    Usuário Avatar de Soldier
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    Se decidir lavar, seja no posto, no lava rápido ou vc mesmo... sugiro que cubra o distribuidor com uma sacolinha plástica e lave com o motor preferenciamente frio... isso evitará maiores riscos...

    []s

    PS: Acabei de comprar uma lavadora pressurizada!
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

  • #4
    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    ......... Acabei de comprar uma lavadora pressurizada!
    Lava na casa do Soldier!!!

  • #5
    BELO TOPICO LISBOA

    Bom um dia levei meu carro pra lavar motor e outras partes, pois quando o cara me disse q ia ficar 80 latinhas...eu pensei bem e decedi colocar o mesmo valor em gasolina e tentar lavar em casa....mas so joguei água não passei nada, mas vou tentar fazer essa receita q o Gil mandou, quem sabe depois do puma ele fica limpinho...rsrs

  • #6
    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    Se decidir lavar, seja no posto, no lava rápido ou vc mesmo... sugiro que cubra o distribuidor com uma sacolinha plástica e lave com o motor preferenciamente frio... isso evitará maiores riscos...

    []s

    PS: Acabei de comprar uma lavadora pressurizada!
    Soldier, cuidado com estas lavadoras, há partes do motor que podem ser danificadas/prejudicadas se você exagerar na pressão da águia, ao lavar o motor!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #7
    Usuário Avatar de Soldier
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Soldier, cuidado com estas lavadoras, há partes do motor que podem ser danificadas/prejudicadas se você exagerar na pressão da águia, ao lavar o motor!
    Não... não comprei pra lavar o motor... no máximo em volta... comprei pq tô enjoado de ficar duas a três horas pro povo do lava rápido tirar o barro do bichinho... peguei uma promoção no Carrefour... Wapp R$270,00 e Xing Ling R$150,00...

    []s

    PS: Lisboa, pra inveja do pessoal do "sul" , se quiser está a sua disposição...
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

  • #8
    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    ........Lisboa, pra inveja do pessoal do "sul" , se quiser está a sua disposição...
    Que o Bacalhau não leia isso...
    E dá-lhe inveja, que falta faz um camarada com uma wap ou garagem com algumas ferramentas pra tomar umas e fuçar na viatura...

  • #9
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post

    Existe uma solução caseira, menos agressiva: com um borrifador, pulverize querosene ou removedor... "
    Hummm! Não acho querosene uma boa não. Nem toda borracha resiste a derivados de petróleo (como a buna-n), assim vc acaba ressecando ou deteriorando alguma coisa!

    Eu também raramente mando lavar o motor, mas quando faço, peço (na verdade exijo) três coisas:
    - Quebrar a força do jato, para evitar que a água penetre em partes elétricas ou mesmo dentro do carter;
    - Não utilizar nenhum produto químico na lavagem;
    - E por último não borrifar nada depois.

    Vez ou outra quando o motor está muito sujo de óleo, utilizo sabão em pó dissolvido em água bem concentrado, aplico sobre o motor e esfrego com uma escova DLP. Depois enxaguo com água de mangueira do jardim, sem esguicho.

  • #10
    Citação Postado originalmente por Durval Ver Post
    Hummm! Não acho querosene uma boa não. Nem toda borracha resiste a derivados de petróleo (como a buna-n), assim vc acaba ressecando ou deteriorando alguma coisa!

    Eu também raramente mando lavar o motor, mas quando faço, peço (na verdade exijo) três coisas:
    - Quebrar a força do jato, para evitar que a água penetre em partes elétricas ou mesmo dentro do carter;
    - Não utilizar nenhum produto químico na lavagem;
    - E por último não borrifar nada depois.

    Vez ou outra quando o motor está muito sujo de óleo, utilizo sabão em pó dissolvido em água bem concentrado, aplico sobre o motor e esfrego com uma escova DLP. Depois enxaguo com água de mangueira do jardim, sem esguicho.
    Durval, o querosene, embora seja um derivado de petróleo, é pouco agressivo. além disso, ele será eliminado, quando for jogada a água. Ele servirá apenas para diluir a graxa e o óleo que porventura estejam por lá.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #11

    Hora do Banho

    "Cuidar da limpeza do carro é essencial, mas evite lavar o motor
    Manter o carro limpo e bem conservado contribui com o aumento do valor de revenda, além de ser importante para a durabilidade da carroceria e de vários outros componentes.
    Na hora da lavagem, é preciso tomar alguns cuidados para não causar danos à pintura ou até mesmo ao motor, principalmente os equipados com sistema de injeção eletrônica, mais sensíveis à ação da água e dos produtos químicos como óleo de mamona, diesel e querosene. Acompanhe como fazer para não transformar a intenção de ver o carro brilhando em uma enorme dor de cabeça.
    Antes de molhar o carro, escolha um lugar à sombra para não manchar a pintura. Com um pano macio embebido numa solução de água e sabão neutro, retire a sujeira sem esfregar demais a carroceria. Comece pela capota, deixando as rodas por último, já que acumulam mais sujeira.
    Enxaguar é a próxima etapa, que também deve começar pelas partes mais altas do carro em direção às rodas. Enquanto a água evapora naturalmente, dê mais brilho aos pneus com a ajuda de uma esponja e um pouco de limpa-pneu de boa qualidade. Complete o serviço terminando de enxugar a carroceira com um pano limpo e seco que não cause riscos.
    Ao abrir o capô, saiba que "o motor não foi feito para ser lavado", explica Roberto Bertin, gerente técnico da BGM Franchising, franqueadora master da Precision Tune no Brasil. "Com a lavagem, deve-se saber que os prejuízos podem variar de R$ 30,00 a R$ 1.000,00", completa.
    Os danos vão desde pequenas falhas no momento da partida até uma pane geral. Quando o motor estiver muito sujo é recomendável que a lavagem seja feita somente com água, evitando jatos fortes e sem adicionar produtos químicos. Além disso, é importante proteger com plástico os sensores eletrônicos e os componentes da parte elétrica.
    O estofamento deve ser limpo com uma escova de cerdas macias e um aspirador de pó. Caso encontre muita sujeira, os limpa-estofados domésticos podem ser usados seguindo as instruções do fabricante, inclusive nos tapetes acarpetados.
    Para conservar o painel e as partes de borracha, passe uma flanela com um pouco de silicone líquido. Deixe os vidros mais limpos usando folhas de jornal e limpa-vidros, já que não soltam fiapos e absorvem bem a umidade. No volante, use apenas um pano úmido."


    Fonte: http://www.mecanicaonline.com.br/
    Recomendo uma visita a este site.

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