x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    07/05/2011
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    Rimula R3x e Aspirax ax no Niva




    Ola

    Galera, comprei meu Niva a cerca de um ano, e desde entao ele esteve parado na garagem tendo rodado umas 3-4 vezes (150 km).
    Agora que irei colocalo para Funcionar tenho algumas duvidas em relacao a manutencao, a principio pelo que pesquisei aqui no forum sera necessario a troca completade fluidos, e no parabrisa do carro consta o Adesivo da marca de oleo que o antigo dono utilizava : Rimula - Shell (utilizado em caminhoes a Diesel) , mas nao consta a viscosidade/classificacao, e nao tenho o contato do antigo dono,alem do que tenho receio de partir ara outro oleo que nao seja o rimula pois nao sei o estado interno do motor sendo assim irei optar pelos lubrificantes listados abaixo:

    TROCAR FILTRO DE AR - CA660PL (FRAM)

    TROCAR OLEO - (CAPACIDADE DO CARTER 3.75 LITROS SHELL RIMULA R3X 15W40)

    TROCAR FILTRO DE OLEO - FRAM PH-2863

    TROCAR AGUA RADIADOR (DESMINERALIZADA, SEM ADITIVO)

    TROCAR FILTRO DE COMBUSTIVEL (UTILIZAR MESMO MODELO DO ATUAL)

    vERFICAR MANGUEIRAS DE COMBUSTIVEL (SE ESTAO RESSECADAS)

    VERIFICAR/COMPLETAR OLEO NA CAIXA DE TRANSFERENCIA (API GL-5 SAE 75W/90 OU SAE 85W/140 0.75 LITROS SHELL ASPIRAX AX)

    VERIFICAR/COMPLETAR OLEO NA CAIXA DE MUDANCAS (API GL-5 SAE 75W/90 OU SAE 85W/140 1.35 LITROS SHELL ASPIRAX AX)

    TROCAR OLEO DIFERENCIAIS (API GL-5 SAE 75W/90 OU SAE 85W/140 [DIANTEIRO 1,30 LITROS / TRASEIRO 0.90 LITROS SHELL ASPIRAX AX)

    VERIFICAR OLEO DA CAIXA DE DIRECAO (API GL-5 SAE 75W/90 OU SAE 85W/140 0.22 LITROS SHELL ASPIRAX AX)

    LUBRIFICACAO 7 PONTOS (CONFORME TOPICO AQUI DO SITE)

    TROCAR FLUIDO EMBREAGEM (DOT-3 ou DOT-4 CONFORME NORMA SAE I 1703F 0,20 LITROS)

    TROCAR FLUIDO DE FREIO (DOT-3 ou DOT-4 CONFORME NORMA SAE I 1703F 0,66 LITROS)

    VERIFICAR/AJUSTAR TENSAO DA CORRENTE

    Estou Aberto a sugestoes de oleos para o Niva e quero que me digam se este Rimula é mesmo uma opcao segura para um motor a gasolina.

  • #2
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Olá, tudo bem?

    O que você listou de ítens a serem verificados está corretíssimo. Porém, algumas coisas ficaram estranhas.
    Primeiramente, qual o motor do seu Niva? Pelo jeito, não é o original, aparentemente foi trocado por um diesel. Mas qual?
    Trocar o óleo da caixa de direção? Qual caixa de direção tem o seu Niva? É uma adaptação de direção hidráulica feita juntamente com a, possível, troca do motor? Se for, dificilmente usará óleo universal, como você mencionou.
    Verifique também o estado dos "burrinhos" de freio (das rodas e central), bem como da válvula de equalizadora (fica embaixo do carro, pouco depois da caixa de câmbio/transferência).
    Verifique se as mangueiras do respiro do tanque de combustível não estão resecadas também.
    Acho que é isso...
    []s.

    Citação Postado originalmente por Dorscheid Ver Post
    Ola

    Galera, comprei meu Niva a cerca de um ano, e desde entao ele esteve parado na garagem tendo rodado umas 3-4 vezes (150 km).
    Agora que irei colocalo para Funcionar tenho algumas duvidas em relacao a manutencao, a principio pelo que pesquisei aqui no forum sera necessario a troca completade fluidos, e no parabrisa do carro consta o Adesivo da marca de oleo que o antigo dono utilizava : Rimula - Shell (utilizado em caminhoes a Diesel) , mas nao consta a viscosidade/classificacao, e nao tenho o contato do antigo dono,alem do que tenho receio de partir ara outro oleo que nao seja o rimula pois nao sei o estado interno do motor sendo assim irei optar pelos lubrificantes listados abaixo:

    TROCAR FILTRO DE AR - CA660PL (FRAM)

    TROCAR OLEO - (CAPACIDADE DO CARTER 3.75 LITROS SHELL RIMULA R3X 15W40)

    TROCAR FILTRO DE OLEO - FRAM PH-2863

    TROCAR AGUA RADIADOR (DESMINERALIZADA, SEM ADITIVO)

    TROCAR FILTRO DE COMBUSTIVEL (UTILIZAR MESMO MODELO DO ATUAL)

    vERFICAR MANGUEIRAS DE COMBUSTIVEL (SE ESTAO RESSECADAS)

    VERIFICAR/COMPLETAR OLEO NA CAIXA DE TRANSFERENCIA (API GL-5 SAE 75W/90 OU SAE 85W/140 0.75 LITROS SHELL ASPIRAX AX)

    VERIFICAR/COMPLETAR OLEO NA CAIXA DE MUDANCAS (API GL-5 SAE 75W/90 OU SAE 85W/140 1.35 LITROS SHELL ASPIRAX AX)

    TROCAR OLEO DIFERENCIAIS (API GL-5 SAE 75W/90 OU SAE 85W/140 [DIANTEIRO 1,30 LITROS / TRASEIRO 0.90 LITROS SHELL ASPIRAX AX)

    VERIFICAR OLEO DA CAIXA DE DIRECAO (API GL-5 SAE 75W/90 OU SAE 85W/140 0.22 LITROS SHELL ASPIRAX AX)

    LUBRIFICACAO 7 PONTOS (CONFORME TOPICO AQUI DO SITE)

    TROCAR FLUIDO EMBREAGEM (DOT-3 ou DOT-4 CONFORME NORMA SAE I 1703F 0,20 LITROS)

    TROCAR FLUIDO DE FREIO (DOT-3 ou DOT-4 CONFORME NORMA SAE I 1703F 0,66 LITROS)

    VERIFICAR/AJUSTAR TENSAO DA CORRENTE

    Estou Aberto a sugestoes de oleos para o Niva e quero que me digam se este Rimula é mesmo uma opcao segura para um motor a gasolina.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #3
    Usuário
    Entrada
    07/05/2011
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    O Motor é 1.6 Original (e quase todas as pecas tem inscricoes em russo o que me leva a pensar que muita pouca coisa foi trocada), o carro é muito bom de andar, silencioso e acelera bem para um niva, A Direcao é Mecanica original 93, Muito pesada com o carro parado mas leve em movimento, pelo fato de ser motor 1.6 original Gasolina estou estranhando o dono ter Posto o Rimula que é oleo de Caminhoes a Diesel mas pretendo trocar o oleo pela mesma marca/serie, a nao ser que isto possa trazer algum prejuizo ao motor.

  • #4
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Hum...

    Se o motor não é diesel, então não há porque colocar óleo Rimula, a não ser...
    A não ser que este motor esteja com algum problema, pois o óleo para diesel é mais viscoso. Ou foi erro mesmo...
    Sugestão: troque por óleo 10W50 mineral, de qualquer marca. Não é caro, tem pouco aditivo e dificilmente forma borra. Verifique se o motor muda o barulho, principalmente se houver algum ruido metálico durante o funcionamento. Verifique também se o motor solta muito fumaça branca densa (oleosa mesmo), principalmente na partida. Se estiver fazendo isso, vá até um mecânico e peça para medir a taxa de compressão dos cilindros. Se houver problema, ai dá para descobrir. Caso esteja tudo em ordem, faça uma limpeza química do motor (flush), troque o filtro de óleo e coloque um óleo de base semi sintética (melhor relação custo benefício), na faixa de 10W50, 5W60. Adicione um frasco de aditivo M2 Molycote (bisulfeto de molibidênio) ao óleo novo e vá adiante.
    []s.
    Citação Postado originalmente por Dorscheid Ver Post
    O Motor é 1.6 Original (e quase todas as pecas tem inscricoes em russo o que me leva a pensar que muita pouca coisa foi trocada), o carro é muito bom de andar, silencioso e acelera bem para um niva, A Direcao é Mecanica original 93, Muito pesada com o carro parado mas leve em movimento, pelo fato de ser motor 1.6 original Gasolina estou estranhando o dono ter Posto o Rimula que é oleo de Caminhoes a Diesel mas pretendo trocar o oleo pela mesma marca/serie, a nao ser que isto possa trazer algum prejuizo ao motor.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #5
    Usuário
    Entrada
    07/05/2011
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    Fumaca branca

    de uns tempos pra ca, agora que comecou o inverno aqui no sul , quando eu ligo o carro em dias muito frios ele solta um pouco de fumaca branca, o que nao acontece em dias quentes, da ultima vez que liguei foi um sofrimento, apagou varias vezes, dai apelei pro afogador, puxei tudo, ligou mas tapou de fumaca branca ...........enfim, deixei ele esquentando dei umas pisadas e a fumaca branca mal apareceu, (me disseram pra passar o dedo no escape e ver se estava visocoso/gosmento, nao esta, estava todo molhado de agua, ate algumas gotas eram "cuspidas", combustivel da cidade é famoso por causa da agua ).
    enfim parece mesmo que tem algo de estranho no motor, sera que essa fumaca branca é combustivel de ma qualidade ou oleo queimando mesmo?

  • #6
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    O Niva carburado solta um pouco de vapor de água quando é dada a partida e o motor está frio. A condensação do vapor forma um núvem clara. Mas depois disso, com o motor quente, o escape fica normal (as vezes com algumas gotas de água). Se esta água não for excessiva, não há problema. No entanto, muita água pode indicar defeito (vazamento) na junta de cabeçote (aconteceu comigo).
    Mas é fácil saber diferenciar a núvem de vapor da fumaça branca oleosa: o vapor quase não tem cheiro. Já a fumaça oleosa, cheira óleo queimado .
    Identifique se a sua viatura está queimando óleo mesmo ou apenas soltando vapor.
    []s.
    Citação Postado originalmente por Dorscheid Ver Post
    de uns tempos pra ca, agora que comecou o inverno aqui no sul , quando eu ligo o carro em dias muito frios ele solta um pouco de fumaca branca, o que nao acontece em dias quentes, da ultima vez que liguei foi um sofrimento, apagou varias vezes, dai apelei pro afogador, puxei tudo, ligou mas tapou de fumaca branca ...........enfim, deixei ele esquentando dei umas pisadas e a fumaca branca mal apareceu, (me disseram pra passar o dedo no escape e ver se estava visocoso/gosmento, nao esta, estava todo molhado de agua, ate algumas gotas eram "cuspidas", combustivel da cidade é famoso por causa da agua ).
    enfim parece mesmo que tem algo de estranho no motor, sera que essa fumaca branca é combustivel de ma qualidade ou oleo queimando mesmo?
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #7
    Usuário
    Entrada
    07/05/2011
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Nao tem cheiro a Numvem branca, quase nao se percebe nem o cheiro de gasolina, agora com relacao ao oleo nao encontrei nada 10w50 por aqui....... mas pensei em 2 opcoes
    F1 Master 4X4 http://www.naclub.com.br/uploads/pro...5071518001.pdf
    Shell Helix HX5 Shell Helix HX5 | Shell Brasil

    Porem o Helix possui digamos, uma limpeza ativa, o que segundo alguns relatos pode remover borras antigas e "liberar" folgas "ocultas" do Motor virando uma batecao só. Será?

  • #8
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Olá.

    Recomendo que você use o óleo mineral mais simples, como o Helix H3 ou Lubrax Essencial SF 40, pois como não tem base sintética (nem muitos aditivos) tem pouca chance de formar borra. Mesmo que a faixa de viscosidade não seja tão ampla como um 10W50, são óleos adequados para o momento. Ai você poderá avaliar o real estado do seu motor. Troque o filtro de óleo também. "Limpeza Ativa" é a limpeza química do motor (o chamado Flush). Vale a pena fazer? Eu considero que sim, desde de que o motor esteja em ordem. Mas não é feita pelo óleo e sim por outros compostos químicos colocados no motor.
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #9
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20

    Api gl-5???

    Citação Postado originalmente por Dorscheid Ver Post
    Ola Galera,

    VERIFICAR/COMPLETAR OLEO NA CAIXA DE TRANSFERENCIA (API GL-5 SAE 75W/90 OU SAE 85W/140 0.75 LITROS SHELL ASPIRAX AX)

    VERIFICAR/COMPLETAR OLEO NA CAIXA DE MUDANCAS (API GL-5 SAE 75W/90 OU SAE 85W/140 1.35 LITROS SHELL ASPIRAX AX)

    TROCAR OLEO DIFERENCIAIS (API GL-5 SAE 75W/90 OU SAE 85W/140 [DIANTEIRO 1,30 LITROS / TRASEIRO 0.90 LITROS SHELL ASPIRAX AX)

    VERIFICAR OLEO DA CAIXA DE DIRECAO (API GL-5 SAE 75W/90 OU SAE 85W/140 0.22 LITROS SHELL ASPIRAX AX)


    Estou Aberto a sugestoes de oleos para o Niva e quero que me digam se este Rimula é mesmo uma opcao segura para um motor a gasolina.
    Colega,

    Rolou uma discussão num outro forum (A&E)e o pessoal relatou alguns problemas com o uso do óleo API GL-5 no Niva. Problemas como marcha arranhando e outros.
    O indicado para Niva me parece que é API GL-4.

    UM abraço.
    Marcelo J. Manente

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 91
      Última resposta: 05/08/2009, 12:26
    2. Roubo de Niva ( repassando do niva Gerais )
      Por maanunes no fórum Niva
      Respostas: 0
      Última resposta: 24/06/2007, 14:04
    3. Dúvida cruel: Niva AP x Niva Original
      Por bioranieri no fórum Niva
      Respostas: 19
      Última resposta: 14/12/2006, 12:37
    4. Niva 95 $13.500 4x4 58000km Da Diretoria Do Niva Clube Abc
      Por otaviofilho no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 6
      Última resposta: 13/12/2006, 13:12

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade