x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1

    engrenagem da quinta marcha




    Ola camradas . Como o meu cambio tava escapando a quarta mercha , resolvi comprar um usado e aprentemente estava bom . Quando desmontei percebi que estava razoável , com excessão da engrenagem da quinta marcha , muito desgastada .

    Pois bem , fui procurar para comprar , e descobri que é a mais cara de todas : Ex : da primeira até a quarta custa nova ou usada R$ 100 a 200 . A bendita da quinta superflacionada custa R$ 250 a 500 .

    Percebi que é cara, pois a procura é constante e segundo a turma das lojas , desgasta fácil , muito mais doque as outras .

    A minha pergunta é : voces ja tiveram curiosidade de verificar o desgaste dessa engrnagem em seu cambio ?

    Uma dica , basta soltar os parafusos da tampa da alavanca de cambio, sacar fora e ja dá para ver a engrenagem com uma luz .

    Alguem tem uma idéia do motivo do desgaste acelerado ?

    Na minha opnião é por lubrificação deficiente .

  • #2

    Cool

    A falta de lubrificação é um ponto !
    E outra coisa que acontece muito é soltar o parafuso e ela trabalhar frouxa !

  • #3
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Por sinal, realmente o parafuso estava quebrado , mas no caso , então surgiriam pittings ou lascas , devido a vibração da engrenagem .

    O gozado é que so se percebe desgaste e do tipo bem uniforme . Percebi pela cabeça do dente , que esta super fininha .

    Creio que o nível de óleo não chega perfeitamente nessa engrenagem e ela não pesca .

    Outra coisa , a maior esta boa , o problema é na menor .

  • #4
    AH Lembrei de uma outra coisa que me foi dita em um passado muito distante
    Deixar o Niva em ponto morto numa descida e depois engatar a quinta direto é pedir pra quebrar o parafuso ! segundo a lenda, o carretel, em ponto morto, para de jogar oleo na engrenagem da quinta, ai quando vc engata a quinta no final da banguela e plac !!!O certo seria engatar a quarta primeiro antes de jogar a quinta !
    Alias o certo seria não usar banguela !

  • #5
    Em todos os foruns(Alemanha ,Belgica ,Argentina,etc) se comenta o problema da falta de lubrificação no cambio,por isto recomendam,quando trocar o oleo ou completar,inclinar o Niva um pouco para que caiba mais oleo.
    [ ] s
    Peter

  • #6
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Observando a caixa , tem 2 furos em baixo , pelo qual o óleo passa da caixa maior para tampa de traz , onde fica a ré e a quinta .

    Acho que o nível de óleo ( falam para colocar 1 litro ) por ser muito baixo , por algum motivo não passa pelo furo e fica seca essa parte do cambio .

  • #7

    Falta de Lubrificação da 5ª Marcha

    A falta de lubrificação é um ponto!
    segundo a lenda, o carretel, em ponto morto, para de jogar oleo na engrenagem da quinta, ai quando vc engata a quinta no final da banguela e plac!!
    Em todos os foruns(Alemanha ,Belgica ,Argentina,etc) se comenta o problema da falta de lubrificação no cambio,por isto recomendam,quando trocar o oleo ou completar,inclinar o Niva um pouco para que caiba mais oleo.
    Observando a caixa , tem 2 furos em baixo , pelo qual o óleo passa da caixa maior para tampa de traz , onde fica a ré e a quinta .
    Acho que o nível de óleo ( falam para colocar 1 litro ) por ser muito baixo , por algum motivo não passa pelo furo e fica seca essa parte do cambio .
    CAmaRAdas, segue informação que eu peguei na NET, não lembro onde, nem lembro quando... Apenas salvei no PC !
    Dicas sobre caixa de marchas

    ALL, não sei o porquê da quinta marcha não agüentar, pois é difícil um russo fazer uma peça frágil... Numa OUTRA lista que assino, sobre Nivas, um colega mandou uma mensagem explicando o porquê da quinta marcha ser "frágil".
    Traduzi ao meu entendimento, e vou tentar repassar a vocês da maneira que entendi...

    “Essa explicação é de origem de mecânicos da Lada européia, os quais foram treinados na Lada Europa e fizeram “residência” em rallys na Austrália, com Nivas”.

    - 1º Passo: Sempre dirija um Niva como se tivesse 4 marchas, colocando a 5ª somente depois dos 90 km/h.
    Por quê? Porque em baixa velocidade, os anéis e engrenagens da quinta marcha são pouco alimentados (banhados) pelo óleo lubrificante, dai a razão do desgaste prematuro e/ou quebra.

    - 2º Passo: Ao colocar óleo na caixa, suba o Niva em uma guia ou objeto de mais ou menos 20 Cm de altura - somente as rodas do lado esquerdo - deixando-o inclinado pro lado direito. Dai, complete o óleo até a boca (com o carro INCLINADO PRA DIREITA!).

    Isso irá fazer com que caiba mais ou menos 1 litro a mais de óleo na caixa, fazendo com que lubrifique sempre os anéis e engrenagens. (O autor - Robin - alegou que ele e seus amigos usam essa técnica há mais de 9 anos, sem vir a dar qualquer problema)

    - 3º Passo: Se possível, SEMPRE que trocar o óleo da caixa-motor-diferencial, colocar o produto chamado MOLYKOTE (o produto é especifico para motor, outro para caixas, etc).

    Pessoal, espero que isso sirva para ajudar alguém, ou então, despertar o interesse de pesquisar o porquê das caixas quebrarem... Um abraço.
    Desculpa não falar o autor... É que eu não lembro mesmo!!!!!

  • #8
    Usuário Avatar de Savius
    Entrada
    24/02/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    107
    Agradecimento: 1

    Podes Crê

    Podes Crê, meu caro Luciano, o meu Nivaldo deu problema na emgrenagem da quinta marcha, depois que foi feito o reparo um amigo meu me ensinou esse macete de colocar +/- 1L de óleo a mais e tambem o molikote pois no dele depois que foi feito isso, não deu mais problemas e olha que já fazem quase 5 anos.

    essa de usar a quinta marcha só depois dos 90Km, eu não sabia, mas acho que se usarmos o bom-senso, chegaremos a conclusão que é perfeitamente viavel.

    Falando nisso, que óleo os camaradas aconselham para os diferenciais (dianteiro e Trazeiro)

  • #9
    Alguém poderia detalhadamente descrever onde se localiza esse parafuso da quinta marcha? A 5ª está escapando e como retirei a cx pra trocar a embreagem quero dar uma olhada na situação deste parafuso antes de abrir a cx, a engrenagem possui 2 dentes com peuqenos danos, seria suficiente para provocar estes escapes??
    Grato!

  • #10
    Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    359
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    AH Lembrei de uma outra coisa que me foi dita em um passado muito distante
    Deixar o Niva em ponto morto numa descida e depois engatar a quinta direto é pedir pra quebrar o parafuso ! segundo a lenda, o carretel, em ponto morto, para de jogar oleo na engrenagem da quinta, ai quando vc engata a quinta no final da banguela e plac !!!O certo seria engatar a quarta primeiro antes de jogar a quinta !
    Alias o certo seria não usar banguela !
    X2, até porque, pelo que sei, O gasto de combustível é o mesmo.

  • #11
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Tive Niva entre 2001 e 2004 e à época aconteceu isso com o meu. Após muita pesquisa, vi em um site russo que o problema é falta de lubrificação basicamente. Mas engatar em quinta marcha depois de ponto morto também prejudica. O que faz escapar não é o dente da engrenagem, é a luva de engate. Voltando ao assunto lubrificação, de fato a recomendação, de origem russa, é que se coloque mais óleo do que a capacidade do câmbio. Explicaram basicamente que o câmbio de 5 marchas é uma "adaptação" a partir do câmbio de 4 marchas (usado em boa parte dos países onde o Niva/Laika foi vendido). Essa adaptação foi uma exigência de determinados países para que os veículos fossem lá vendidos. Dessa forma, é fácil reparar que a engrenagem da quinta marcha fica fora do eixo principal das demais marchas, ficando um pouco acima do nível das demais engrenagens. E por este motivo limite padrão de óleo só lubrifica bem as engrenagens de 1 a 4 marcha. Para evitar quebras em câmbios de Nivas/Laikas, deve-se respeitar:
    - usar um pouco mais de óleo no câmbio. Para isso inclinar o veículo para o lado (com macaco ou calço sob as rodas) quando for trocar/completar o óleo;
    - não usar a quinta marcha em baixa rotação/velocidade, pois a lubrificação fica ruim;
    - evitar usar ponto morto e engatar a quinta marcha.

    Com tudo isso seu câmbio não dará problema!
    Abraços

    Raphael
    Brasilia-DF

  • #12
    Aha, consegui resolver o problema da quinta do meu Niva, a coitada tava escapando demais, durava uns 20segundos só engatada, aí mandei abrir a cx, o anel sincronizado,uma mola e uma arruela estavam quebrados, nisso o mecânico me avisa sábado 13h numa cidade do interior de MG, querendo que comprasse outra engrenagem da quinta(como se fosse fácil) e eu com trilha marcada pra Domingo, falei pra ele montar o Niva só com 4 marchas mesmo pq a engrenagem ia demorar a chegar, ele me propôs montar sem o sincronizador e a luva e colocar uma arruela simples, por falta de opção mesmo, montamos com o risco de ficar ranhando a 5ª, ou de escapar novamente, pra minha surpresa tá macia demais, nunca mais escapou, engata e desengata muito fácil. Foi colocado uma quantidade de óleo a mais conforme recomendado. E a Trilha do Domingo foi um sucesso!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade