Ha All.
Agora que troquei kit embreagem,atuador, e o volante do motor, vou reavaliar o consumo da minha negrona.
Depois eu posto aqui como ela esta se comportando em questão de consumo e um todo sobre a viatura.
Abs. Lima.
Versão Imprimível
Ha All.
Agora que troquei kit embreagem,atuador, e o volante do motor, vou reavaliar o consumo da minha negrona.
Depois eu posto aqui como ela esta se comportando em questão de consumo e um todo sobre a viatura.
Abs. Lima.
Boa noite, Senhores.
Quero relatar o consumo da minha XT num pequeno passeio que fiz neste fim de semana.
Dados relevantes:
- trecho 70% de estrada boa e plana, 15% de serra e o resto cidade.
- media de 80 km/h, picos de 100km/h numa ultra-passagem ou outra..
- 100% com ar ligado.
- 4 pessoas
- pneus calibrados com 30 psi
- diesel aditivado (Ipiranga)
Eu costumo encher o tanque quando chega na metade do combustível, mas vou fazê-lo amanha apenas para postar aqui e ver os dados com mais precisão. Por enquanto segue apenas a foto do hodômetro e nível do comb.
Grande abraço a todos.
Carlos Eduardo.
Lima,
o que você fez para melhorar o consumo?
A minha está fazendo no máximo 8 km/lit na estrada, isso em 110/120 :-(.
Já tentei de tudo: limpeza dos bicos, limpeza do tanque, reparo na bomba...
Nos testes de pressão também está tudo ok... Nada de anormal no motor... Troca de óleo e filtros em dia também.
Não sei mais o que fazer... Vários colegas de fórum já deram conselhos, mas ainda não consegui resolver o problema de consumo.
Boa noite BRTerra,
Eu costumo sempre abastecer em postos de confiança, e uso aditivo ao abastecer, e tem melhorado o consumo. até porque mantem o sistema limpo e lubrificado.
Procura reduzir um pouco a velocidade andar de 80km a 100kmh, pra ver se melhora o consumo, tudo depende do nosso pé.
Antes que eu me esqueça, também a calibragem dos pneus sempre com 30 psi.
E balanceamento e alinhamento feito, também ajuda.
Fala um pouco de como esta sua viatura, regulagem, pneus, etc.
Espero ter te ajudado.
Abs. Lima.
Não tenho X-terra, mas a Frontier tem mesma mecanica.
Vou dar as dicas que peguei para conduzir com economia.
Quando comprei a Frontier ela fazia 7,5~8,5km/l na cidade, sempre com ar ligado.
Depois de revisão, limpeza, alinhamento etc etc, passou a fazer sempre 8,2~8,8km/l
Passei a dirigir no metodo que chamam de pé-de-anjo, heeh vou explicar:
O MWM até tem torque, mas só surge com 1800rpm, isso faz com que agente aperte o pé até o final do acelerador para o carro desenvolver logo. Passei a pisar bem menos no acelerador e esperar o motor desenvolver.
Com isso o carro parou a dar aqueles trancos quando o torque do mwm surge e anda bem mais macio, e nos três ultimos tanques tenho feito 9,97~10,3km/l com ar ligado na cidade.
Na estrada ainda não medi com o novo método. heeh mas acho que não vai fazer diferença.
Caro Lima,
primeiramente muito obrigado pela resposta.
Apesar de já ter dado uma geral na viatura (injeção, principalmente, e regulagem das válvulas) tentando melhorar o consumo, não havia atentado para o alinhamento e balanceamento... Já está mais do que na hora de fazer isso.
Estou usando pneus General Grabber AT2, da contineltal, all terrain, medida 31x10.5 15.
No momento continuo fazendo 8km/l, com ar ligado. O interessante é que o consumo é o mesmo na cidade e na estrada (a 110km/l)...
Abraços.
Bom dia todos,
Esta semana eu fiz a média de consumo e tomei um susto, pois tinha baixado para 8,9 km/ lit.
Para minha surpresa um parafuso de regulagem da barra de torção estava com a rosca espanada, tentei suspender um pouco a frente da XT e não consegui.
Troquei o dito cujo, e fiz alinhamento por esta desalinhada e com a calibragem desregulada.
Agora vou ver como vai ser a próxima aferição, então eu posto aqui como e se melhorou.
Att. Lima.
Na cidade faz algo como 9,5km/l. Tenho viajado ultimamente, um trecho de 230km/dia (sendo 10 km em cidade o restante em asfalto), rodando a 120km/h e a média fica em 10,7 km/l, com ar ligado. Xterra 2003/4
A minha estava fazendo cerca de 8,3 na cidade. Segundo o dono anterior, a bomba estava um pouco aberta, tenho nota de serviço que está com 30000 Km que foi feito bomba e bicos novos. Fechei meia-volta no débito da bomba, fez 8,6 na cidade, mas o veículo ficou mais amarrado, pela pouca diferença no consumo não creio que compense. A pressão do turbo está na faixa de 1,1 a 1,2 quando exigido ao máximo. Na estrada com a bomba do jeito que peguei, o melhor foi 9,98 a 120 Km/h com AC. Não consigo entender porque não consigo médias melhores, já estou andando pianinho e não esticando muito as marchas na cidade, troco em cerca de 2500 RPM. Estou usando diesel aditivado (com o comum o consumo era um pouco pior). Enfim, mesmo com a nota do serviço efetuado, estou pensando em mandar checar bomba e bicos ...
Ah, esqueci: filtros e oleo motor novos ...