Boa dia, amigos do Fórum. Quero deixar aqui uma experiência que tive ao adquirir uma capota marítima Keko para minha Nova Frontier.
Eu adquiri uma Frontier 2018 no final de 2019, o único detalhe que o carro tinha era que a capota marítima estava com a lona avariada. Após alguma pesquisa (e eu sinceramente deveria ter pesquisado mais) optei por uma capota Keko que, SUPOSTAMENTE, deveria apresentar mais qualidade (já que o preço é mais alto que a média de mercado).
Comprei pela loja on-line da Keko (autok.com.br) o kit para a Nova Frontier. Assim que o material chegou já notei alguns problemas:
- o manual que acompanhou o produto não listava a Nova Frontier;
- os dois parafusos rosca máquina que fixam as barras laterais à travessa frontal da lona eram de bitola inferior à furação dos trilhos;
- uma das cantoneiras frontais de EVA veio faltando;
- as borrachas de EVA que vedam a travessa frontal e a duas cantoneiras traseiras vieram "descolando" - a cola utilizada pela Keko para fixação perece ser de péssima qualidade;
- e o pior: os sargentos (garras de metal para fixação das laterais) não eram compatíveis
A minha primeira desconfiança foi de que um kit de outra caminhonete poderia ter sido entregue, apesar da NF e da embalagem fazerem referência à Nova Frontier. Eu procurei muito por algum vídeo da Keko demonstrando a instalação na Nova Frontier e (até fevereiro de 2020 pelo menos) posso dizer que simplesmente não existe.
Entrei em contato com o suporte deles e enviei diversas fotos e vídeos. O técnico que me atendeu foi bastante solícito mas me deu certeza que o kit entregue era da Nova Frontier e que o principal problema (a fixação dos sargentos) se deu por desconhecimento meu. Não nego que não tenho como atividade corriqueira instalação de capotas marítimas, mas é algo que já fiz e sinceramente o processo é relativamente simples para alguém com o mínimo de familiaridade com a instalação de acessórios e ferramental básico.
Eu insisti e gravei vídeos demonstrando que os sargentos não encaixam na Nova Frontier (estão ao final). Ainda fiz a comparação dos sargentos que eu tinha anteriormente na caminhonete (se encaixam perfeitamente) e os enviados (não entram). O retorno que eu tive foi de que os sargentos que eu tinha eram "da Ranger" e que eles poderiam enviar os sargentos "da Ranger" caso eu quisesse... Diabos! Comprei o kit da Nova Frontier, eu pedi que enviassem os sargentos da Nova Frontier.
O que fiz foi fixar o kit com os sargentos que eu tinha (que se encaixaram sem problema). Descobri aí outro problema: a capota me pareceu "curta". Entrei em contato novamente demonstrando a instalação e como, na minha opinião de "leigo", havia alguma coisa errada. O suporte Keko insistiu que o kit é o "correto" e que o problema era minha instalação.
Por fim, tive um último atendimento por telefone com o "Tiago, o gerente". Este foi taxativo que todos os problemas decorriam de mina instalação (aparentemente tudo veio descolando e faltando também...). Eu disse estar disposto a pagar pela instalação com o kit que veio de modo a demonstrar que os sargentos não são compatíveis, bastando ele indicar um endereço de um representante na Grande São Paulo. Não indicou. Ele me disse que já instalou "centenas de capotas" e nunca teve problemas assim e que sou "leigo". Reconheci que sou e pedi um vídeo de instalação na Nova Frontier com os sargentos enviados: não enviou. Ele me perguntou se eu havia "recortado" as borrachas de EVA no que eu pedi para que ele me apontasse no manual enviado onde há "recorte". Não conseguiu. Neste ponto percebi que eu, "leigo", conhecia mais o manual que ele. A conversa foi encerrada com "o problema é meu".
Vejam os vídeos que gravei e enviei para o suporte Keko:
Desisti.
A Keko não demonstrou a instalação do kit enviado na Nova Frontier;
A Keko não reconheceu ter enviado o kit com peças faltando (borrachas EVA, cantoneira);
A Keko não reconheceu a POSSIBILIDADE de ter enviado o kit com itens errados (parafusos rosca-máquina, capota "curta"?);
A Keko não se dispôs a indicar um representante para avaliação do problema;
A Keko (nem em sonho) se dispôs a me ressarcir ou trocar o kit.
A vocês, colegas do fórum, eu apresento as fotos anexadas e o vídeo no YouTube. Alguém conseguiu instalar uma capota Keko com essas peças?
Abraço a todos.
Giba