Obrigado pela resposta Herick. Por enquanto (3 dias de carro) ", é só isso. E em relação só farol? Mandei polir e tudo pra ver se melhora e não adiantou nada, pelo menos ficou mais bonito.
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Coloque lampadas Philips Xtreme 100% ou Osram NightBreaker. Ambas não precisam de nenhuma mudança no sistema elétrico pois possuem a mesma potência que as originais, mas a quantidade de luz emitida é muito melhor. A Osram é um pouco mais branca e a Philips um pouquinho mais amarela, porém ela emite uma quantidade de luz um pouco maior que a Osram. O modelo que o farol usa é H4
bom dia , estou interessado em comprar uma xterra 2003 ,225km rodados.O dono é o primeiro proprietário e pelo que eu sei ele usa ela mais na cidade e raramente faz um off-road. Será que o carro esta em boas condições ? O custo de manutenção é alto ?
ele está pedindo $48.000 , o que acham ?
sempre é bom ter uma lista na mão pra não esquecer nada por causa da empolgação, conversa, etc...
eu usei essa lista e estou satisfeito com a compra que fiz. ajudou a evitar maus negócios e avaliar os gastos
com o pós compra já que nenhum carro usado estará em perfeitas condições sem precisar de nenhum
reparo, manutenção ou melhoria. os problemas mecânicos são mais caros porém mais fáceis de arrumar
já os problemas com itens de acabamento, conforto e elétricos podem ser mais baratos mas algumas peças
são difíceis de encontrar.
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=== check list para avaliação de compra ===
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o carro não pode ter sido lavado por baixo com nenhum tipo de produto, nem mesmo água.
também não pode ter sido pulverizado ou lubrificado com nenhum tipo de óleo ou graxa.
( ex: oléo de mamona, óleo diesel, óleo de motor, spray anti corrosivo, graxa, etc... )
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o carro deve ter os selos do originais de fábrica nas colunas das duas portas dianteiras.
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todos os cintos de segurança devem ter o mesmo ano de fabricação do veículo
nas etiquetas originais de fábrica, que devem apresentar desgaste compatível com o uso.
( não podem ser cintos e/ou etiquetas novas )
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o carro deve ter os selos originais de fábrica na parte superior frontal
do painel do cofre do motor.
( em frente ao radiador onde fica a haste de sustenção da tampa do motor )
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todas as portas, tampa traseira e do cofre do motor devem abrir e fechar com facilidade
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o nivel do óleo do motor, nivel da água do radiador/reservatório, do fluido da direção hidráulica,
da embreagem e dos freios devem estar preenchidos com os fluidos apropriados
e nos níveis indicados pelo fabricante. todos os fluídos devem ter boa aparência .
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o reservatório de arrefecimento do motor não pode apresentar óleo misturado ao líquido
nem sinais de ferrugem ou "barro" por dentro. o líquido deve ser transparente
normalmente na cor vermelha ou verde/azulado e ser uniforme sem opcacidade.
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o óleo do motor na vareta de medição não pode ter aspecto esbranquiçado nem estar muito escuro.
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ao ligar a chave sem dar partida a luz do ABS tem que apagar antes da luz do AIRBAG.
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ao ligar a chave sem dar partida nenhuma luz de advertência/injeção/problema
deve permanecer acessa/piscando.
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ao ligar a chave sem dar partida o ponteiro de nível de combustível
deve se mover para indicar a quantidade correta de combustível.
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a luz/alerta de combustível na reserva não pode acender se o ponteiro de nível de combustível
não indicar isso também.
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a bateria deve ser capaz de dar a partida sem apresentar sinais de carga baixa.
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com o carro ligado, ao engatar 4x4 tem que acender a luz no painel
e a luz tem que desligar ao desengatar e mover alguns metros.
após mover alguns metros em ré nenhum barulho ou ruído deve permanecer após desacoplar o 4x4.
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todas as luzes devem estar funcionando: setas direita/esquerda , pisca alerta , ré , freios ,
farol baixo/alto , lanterna dianteira/traseira , etc...
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a luz de ré não pode apagar ao engatar o 4x4.
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os vidros elétricos devem descer e subir totalmente através dos controles individuais nas portas
e pelo controle central da porta do motorista.
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o botão de trava elétrica das portas deve travar todas as portas inclusive o porta malas.
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o botão de regulagem dos espelhos retorvisores deve funcionar para ambos os lados.
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as luzes auxiliares internas devem acender de acordo com a posição selecionada
( liga/desliga e ao abrir a porta, etc... )
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com o carro desligado, ao pisar no pedal do freio por 3 vezes
o mesmo deve ficar mais duro a cada pisada e na última deve ficar bem firme e sem
atingir a posição de fim de curso.
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ainda com o carro desligado, matendo o pé no freio,
ao ligar o carro o mesmo deve ceder até uma posição intermediária
não podendo chegar ao final de curso.
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ao ligar o carro o motor não pode trepidar em excesso nem fazer qualquer barulho
metálico, rangido ( somente o som característico do motor diesel )
ou apresentar falhas/instabilidade na marcha lenta.
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como carro ligado ao sair em primeira marcha não deve ter nenhum barulho,
ruído ou rangido metálico e o carro não pode trepidar/vibrar em excesso.
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como carro em movimento, ao engatar qualquer marcha o pedal da embreagem não pode vibrar/trepidar
nem apresentar qualquer resistência rangido ou barulho metálico.
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como carro em movimento, numa rua plana asfaltada sem buracos e de pouco movimento,
acelerar, pisar na embreagem e brecar com força. o ABS deve impedir
que as rodas travem causando a famosa "cantada de pneu" ou deixar
no asfalto marcas características de travamento das rodas e
o pedal do freio deve apresentar uma leve trepidação indicando
a atuação do ABS.
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o freio de estacionamento deve estar funcionando e ser capaz de segurar o carro
em ladeiras normais e não pode funcionar apenas no fim de curso.
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a alavanca de liberação do freio de estacionamento deve funcionar sem precisar fazer força
e liberar totalmente o pedal que deve voltar automaticamente à posição correta.
( totalmente para cima )
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com o carro manobrando ou em movimento a direção não pode ranger nem trepidar.
quando fizer curva/girar para os lados não deve ser necessário fazer muita força devendo voltar
á posição central com facilidade.
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com o carro em movimento a suspensão não deve estar fazendo nenhum barulho ou ruído.
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com o carro em movimento numa rua plana ao soltar o volante não deve puxar para nenhum lado.
repetir o teste brecando também não deve puxar pra nenhum lado.
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a ventilação forçada deve funcionar em todas as velocidades mesmo
que apenas a chave esteja ligada e o motor desligado.
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os esguichos dos vidros dianteiro e traseiro devem funcionar assim como os limpadores.
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o ar quente deve funcionar e depois de 1 minuto aproximadamente deve ter removido
qualquer cheiro característico da utilização anterior do ar condicionado.
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o ar condicionado deve estar funcionando sem ruídos ou cheiro ruim após a
utilização do ar quente.
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após andar com o carro, levantar num elevador automotivo e observar se existe
vazamentos de óleo no motor, embreagem, transmissão e diferenciais.
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após andar com o carro, levantar o carro num elevador automotivo e observar
se existe algum componente da suspensão danificado
( amortecedores , buchas , juntas , batentes , coxins , etc... )
as bandejas tem que estar com todos os parafusos e porcas de fixação.
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esqueci alguma coisa ?
Vilaph...
As Xterras são carros muito bons no geral. Vc consegue ver só de olhar se o proprietário cuidava bem dela! Borrachas de vidro, pintura em geral, riscos ao longo da carroceria (indica que ele fazia trilha), pneus com desgaste por igual, etc. Mas o tendão de AQUILES da Xt é a embreagem. Se ela estiver boa é porque ele fazia manutenção. Embreagem com problema é indicio de que a manutenção é falha!
Eu comprei a minha a menos de um ano, em Santa Felicidade, 2003/04, 193mkms R$ 53000,00...com a embreagem pra fazer. Fiquei com ela porque levei no mecânico e ele me garantiu que nunca tinha sido mexido!! E com 193mkms...deve ter andado com muito cuidado!
Boa sorte!
Se quiser podemos olhar juntos está XT. Abraço
Valeu Aníbal pelo Check List! Show de bola!
Herick,
obrigado é apenas uma pequena lista que elaborei antes de comprar a minha e tenho
certeza que o pessoal mais experiente tem muitas outras dicas importantes
principalmente para o motor, câmbio, suspensão e diferenciais.
como nunca tive uma tentei reunir o que li aqui no fórum e mais alguns lugares na internet.
também é preciso bom senso ao usar o check list pois muita coisa é sobre itens
menos críticos e que podem ser consertados com o tempo como também
a pessoa pode decidir, sabendo o tamanho da encrenca, optar por comprar
por um preço bem mais baixo e fazer as manutenções necessárias.
eu não tenho facilidade nem mecânico de confiança então optei por pagar mais caro
e esperar pra pegar uma com menos problemas pra resolver.
Prezados boa noite.
Acabei de comprar um xterra para usar na cidade e passeios off.
gostaria de discas de manutenção preventiva. O antigo dono já colocou volante rígido e acabou de trocar embreagem.
Já troquei óleo e filtros e regulei válvulas.
falaram de um reforço na suspensão, procede?
Que reforço e' esse?
O que preciso fazer em relação a manutenção preventiva ou preparo em algo que costuma quebrar?
Alguém sabe sobre o jumento alto na traseira?
Alguem fez seguro? Que companhias?
abraços
Segue minha experiencia. que sirva de alerta para os proprietários das XTs. Cuidado com a bateria.
A minha estava com dificuldade de partida, as vezes falhava sem muita explicação. E algumas vezes logo após a partida fazia um barulhão insuportável. Aconteceu que depois de um barulhão desses ficou uns grilos bem chatos e crônicos. Foi a polia do alternador esticador e alguma outra coisa desse conjunto que quebrou. Troquei tudo por peças originais 1.100,00.
Como a partida continuava falhando resolvi levar em um auto elétrico e a bateria estava fraca e não segurava a carga plena. Troquei a bateria e nunca mais teve problema de partida. Inclusive não teria dado o problema na polia caso a bateria estivesse forte. Coloquei uma bateria de 80 amperes. Parece basico, mas as consequencias de uma partida fraca podem ser di$pendio$a$