Postado originalmente por
Eduardo Wagner
Boa tarde pessoal,
Acompanho muito os tópicos aqui, mas não havia me inscrito ainda.
Tenho uma XTerra prata 2004/05 com 128000 km (comprei com 89000 revisada) há mais de um ano e nunca me deu problemas. Esta semana notei um ronco diferente junto à aceleração do motor sempre que o carro estava engatado,(é possivel distinguir o som do motor do novo ronco) como já tenho uma certa experiência em 4x4 por ter uma Bandeirante 94 a 9 anos, fui identificando o que poderia ser problema de rolamento no tracionamento pois na "banguela" não faz barulho.
Dai notei no outro dia ao parar na entrada de casa, que o carro desengatado fazia um barulho parecido como um pedaço de plástico duro sendo rotacionado e raspando em uma peça, sendo que ao pisar na embreagem o barulho sumia, isso nunca vi acontecer com a Band. Constatei que o ar-condicionado parou de funcionar.
Antes disso achava que poderia ser algum problema de rolamento do eixo na caixa de marchas ou trizetas ou quem sabe o atuador da embreagem, mas o novo barulho que parava ao pisar na embreagem me deixou em dúvidas.
Ao ler os tópicos pensei ser o fatídico problema do volante do motor, tão peculiar a Nissan, só que os sintomas não batem muito com o que li nos tópicos referentes ao volante bimassa, além do que o carro continua com a embreagem funcionando perfeitamente e sem perder potência em qualquer velocidade, e também não apresenta vibrações além do normal, só mesmo o ronco junto com a aceleração. Alguém poderia dar uma dica do que seria?
Obrigado!
Eduardo Wagner