x
Convex Datacenter
  • #2497
    Usuário
    Entrada
    14/10/2013
    Local
    piranhas/AL
    Idade
    43
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0



    comprei uma frontier xe 2.5 2010 com 80.000km todas as revisoes feita na concessionaria, porem ta soltando muita fumaça preta, sem perda de potencia nem nada...a luz da injeção nao acende em momento algum. ja limpei o egr e a borboleta, admissao e intercooler porem nao resolveu nada da fumaça, continua fumaçando, fumaça preta, levei hoje em um bosch service truck, escanearam o carro e estava tudo perfeito e na mais alta ordem, testaram o carro na estrada e o carro com potencia normal, todos os filtros foram trocados originais e a danada da fumaça preta nada de sumir...ela apareçe quando se passa pelos 2000 rpm e nas retomadas...sinceramente nao sei o que fazer...na nissan me mandaram agora lavar o tanque de combustivel...o que os amigos dizem? o que posso fazer?

  • #2498
    Usuário Avatar de Everson
    Entrada
    27/11/2006
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    57
    Posts
    150
    Agradecimentos: 0
    Valeu pela dica Wylles27. Só confirmando! esse óleo que vc usa é mineral? se for, a frontier não pede semi-sintético? Como disse antes, para evitar que eu fique na dúvida estou utilizando o original nissan 15w40 utilizado na css de Santa Maria nas frontiers com motor 144 e 170. Semana passada fiz a revisão do 80 mil fora da css, com troca de todos os itens originais da revisão dos 80 mil, inclusive mandei trocar duas correias que não estavam ruins, mas como fechou os 80 mil, acabei fazendo a troca.


    Citação Postado originalmente por thiagonunes_al Ver Post
    comprei uma frontier xe 2.5 2010 com 80.000km todas as revisoes feita na concessionaria, porem ta soltando muita fumaça preta, sem perda de potencia nem nada...a luz da injeção nao acende em momento algum. ja limpei o egr e a borboleta, admissao e intercooler porem nao resolveu nada da fumaça, continua fumaçando, fumaça preta, levei hoje em um bosch service truck, escanearam o carro e estava tudo perfeito e na mais alta ordem, testaram o carro na estrada e o carro com potencia normal, todos os filtros foram trocados originais e a danada da fumaça preta nada de sumir...ela apareçe quando se passa pelos 2000 rpm e nas retomadas...sinceramente nao sei o que fazer...na nissan me mandaram agora lavar o tanque de combustivel...o que os amigos dizem? o que posso fazer?
    Thiago!
    Quanto a fumaça. A minha é uma camionete bem conservada e sou daqueles que não dá pau em carro. Mas quando piso mais fuindo ou numa retomada, ela larga uma fumaça preta. De tudo que já li por aqui, é coisa a coisa que mais acontece nas frontier 2008 a 2012. Dizem alguns que usando o s50 ou s10 não sai mais, tanto é que se utilizar nessas mais potentes o óleo comum, vai sair fumaça também (isso dito pelos mais entendidos).
    Eu larguei de mão. Não dô mais bola, é claro que sempre monitorando essa fumaça para que não seja em excesso.

  • #2499
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Everson Ver Post
    Valeu pela dica Wylles27. Só confirmando! esse óleo que vc usa é mineral? se for, a frontier não pede semi-sintético?
    É exatamente essa minha dúvida, se pode utilizar óleo mineral, inclusive um post antes do Wylles eu perguntei a respeito, pois já tinha lido algo tempos atrás neste tópico, mas queria confirmação se alguém realmente está utilizando óleo mineral e a quantos Km aproximadamente faz esse procedimento.
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #2500
    Usuário Avatar de Acreano
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Rio Branco/Goiânia/AC
    Posts
    759
    Agradecimentos: 7
    Possíveis causas de fumaça preta excessiva em motores a diesel

    Escrito por richard rowe | Traduzido por allisson ester de paiva
    A fumaça está diretamente ligada ao bom — ou mau — funcionamento de seu motor diesel
    Os adeptos do diesel geralmente se referem as suas máquinas com um título considerado mais um apelido do que qualquer outra coisa. O apelido "queimador de óleo" é merecido, já que legiões de caminhões e trens já cortaram o interior vomitando nuvens gigantescas de fumaça preta de aparência demoníaca. A geração mais nova de motores a diesel ainda não eliminou a fumaça, mas esta em excesso continua sendo um sinal do mal funcionamento do motor a diesel.
    Fumaça preta

    Motores a diesel são movidos a combustível, o que significa que o número de rotações é controlado exclusivamente pela quantidade de combustível que entra no motor. Quanto mais combustível, mais força o motor vai ter dentro das limitações de oxigênio presente. A fumaça preta é, na verdade, carbono pulverizado, e é com o que o diesel se parece quando fica muito quente mas não tem oxigênio suficiente para a combustão. Em outras palavras, a fumaça é o que acontece quanto você tem muito combustível e não tem ar suficiente para queimá-lo.



    Vazamentos no turbo

    Vazamentos e mal-funcionamento do turbo são provavelmente os maiores contribuintes para a fumaça excessiva do motor. O turbo somente se tornou uma prática comum nas décadas de 60 e 70; eles aumentavam drasticamente a potência ao colocar mais oxigênio no motor, permitindo ssim uma queima maior de combustível. As emissões mais limpas eram um importante — se não intencional — efeito colateral das turbinas. Os motores a diesel modernos evoluíram dependentes dos turbos, de modo que não podem funcionar de maneira correta sem eles. Qualquer interrupção no sistema de turbo forçará seu motor ao ponto de que ele possa, novamente, começar a fumaçar.



    Uma carga de ar quente

    Comprimir o ar faz com que ele fique quente, e ar quente — por questão de volume — contém menos oxigênio que ar frio. Muitos motores a diesel modernos usam intercoolers, que são radiadores usados para resfriar a carga de ar depois que o turbo a comprimiu. Isso é mais uma solução do que um problema, já que o mal-funcionamento do intercooler é improvável, a menos que haja algo bloqueando a passagem de ar através dele. Entretanto, a adição de um intercooler ou de um intercooler maior aumentará efetivamente a quantidade de ar que entra em seu motor. Isso pode ajudar um motor a diesel propenso à fumaça a funcionar de forma um pouco mais fria e limpa no geral.

    Outras causas

    Nem toda injeção de combustível excessivo é intencional; bicos injetores abertos ou vazando podem injetar mais combustível do que o motor precisa, consequentemente causando fumaça. Já que o diesel é basicamente óleo, o motor é mais que capaz de queimar qualquer óleo do motor que consiga chegar aos cilindros. Um vazamento no mecanismo de vedação da válvula é improvável, já que a pressão do turbo forçará o óleo para cima até o comando de válvulas, mas o vazamento na vedação do óleo do turbo é comum emturbos mais velhos, causando também fumaça. Se as juntas vazam, você pode querer verificar a linha anti-retorno de óleo antes de desmontar o turbo. As linhas anti-retorno geralmente se entopem com carbono e sujeira, forçando a pressão do óleo no turbo a impelir lubrificante através da junta do eixo para o motor.
    Atual S10 CD 4x4 LTZ 17/18; S10 LTZ CD 4x4 14/15; S10 LT 4x4 CD 12/13; Ex Frontier Le 10/11 MT; e outras.

  • #2501
    Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    boa vista/RR
    Posts
    218
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post
    É exatamente essa minha dúvida, se pode utilizar óleo mineral, inclusive um post antes do Wylles eu perguntei a respeito, pois já tinha lido algo tempos atrás neste tópico, mas queria confirmação se alguém realmente está utilizando óleo mineral e a quantos Km aproximadamente faz esse procedimento.

    Pessoal não vá por esse caminho, pois você vai rodar rodar e chegar a lugar nenhum. Se eu for explicar as vantagens e desvantagens do mineral e do sintético eu teria que escrever um livro e ainda abriria espaço pra mais discussão, por isso não se preocupe, ande 8.000 km com o óleo mineral Mobil Delvac mx 15w40 e você será muito feliz e nunca mais irá se preocupar com esse assunto, pois esse óleo substitui o original da nissan perfeitamente. Foi muita leitura e experimentação pra eu chegar a esse óleo, tanto que eu fico até preocupado se ele sair do mercado. Falou!

  • #2502
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por wylles27da Ver Post
    Pessoal não vá por esse caminho, pois você vai rodar rodar e chegar a lugar nenhum. Se eu for explicar as vantagens e desvantagens do mineral e do sintético eu teria que escrever um livro e ainda abriria espaço pra mais discussão, por isso não se preocupe, ande 8.000 km com o óleo mineral Mobil Delvac mx 15w40 e você será muito feliz e nunca mais irá se preocupar com esse assunto, pois esse óleo substitui o original da nissan perfeitamente. Foi muita leitura e experimentação pra eu chegar a esse óleo, tanto que eu fico até preocupado se ele sair do mercado. Falou!
    Willes27da, chegou a experimentar outras marcas de óleo mineral ou foi somente o Mobil ? Nas minhas viaturas utilizo o TopTurbo da Lubrax, é 15w40 e atende API CI-4/SL. O Mobil pelo que vi atende API CI-4/CH-4. Preciso ainda pesquisar qual a diferença do sufixo SL para o CH-4, se é que existe, uma vez que os 2 atendem o CI-4.
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #2503
    Usuário
    Entrada
    14/10/2013
    Local
    piranhas/AL
    Idade
    43
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Thiago!
    Quanto a fumaça. A minha é uma camionete bem conservada e sou daqueles que não dá pau em carro. Mas quando piso mais fuindo ou numa retomada, ela larga uma fumaça preta. De tudo que já li por aqui, é coisa a coisa que mais acontece nas frontier 2008 a 2012. Dizem alguns que usando o s50 ou s10 não sai mais, tanto é que se utilizar nessas mais potentes o óleo comum, vai sair fumaça também (isso dito pelos mais entendidos).
    Eu larguei de mão. Não dô mais bola, é claro que sempre monitorando essa fumaça para que não seja em excesso.

    o pior é que aqui nao vejo nenhuma frontier fumaçando como a minha....to pensando em limpar a valvula moduladoa da turbina e tirar o turbo pra da uma olhada, limpar ele...sei la....
    4X4 Brasil
    L200 triton 3.2 4x4 A / T

  • #2504
    Usuário
    Entrada
    14/10/2013
    Local
    piranhas/AL
    Idade
    43
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    no manual da minha frontier diz que o oleo é o 15w40 api cf-4 jamais o api cg-4....porem liguei na concessionria e eles indicam o api ch-4.....
    L200 triton 3.2 4x4 A / T

  • #2505
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por thiagonunes_al Ver Post
    no manual da minha frontier diz que o oleo é o 15w40 api cf-4 jamais o api cg-4....porem liguei na concessionria e eles indicam o api ch-4.....
    Estranho, não pode utilizar um óleo de geração mais nova (CG-4) ? Normalmente a recomendação é não utilizar um óleo de geração mais antiga que o indicado ... Qual o ano de sua Frontier thiagonunes_al ?
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #2506
    Usuário
    Entrada
    14/10/2013
    Local
    piranhas/AL
    Idade
    43
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post
    Estranho, não pode utilizar um óleo de geração mais nova (CG-4) ? Normalmente a recomendação é não utilizar um óleo de geração mais antiga que o indicado ... Qual o ano de sua Frontier thiagonunes_al ?
    a minha é 2010....tem no manual que jamais use o api cg-4...
    L200 triton 3.2 4x4 A / T

  • #2507
    Usuário
    Entrada
    26/10/2013
    Local
    contagem/MG
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    boa noite, tenho frontier attack sl 4x4 2011/2012, acabei de compra-la, gostaria de saber quanto custa a revisão de 65.000 km, e quais as coisas que tem que ser revisada como comprei ela agora.
    valeu!

  • #2508
    Usuário
    Entrada
    05/11/2013
    Local
    Várzea Grande/MT
    Idade
    37
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Post Relato SEL 07/08 AT hoje com 75000 km

    Ola Galera
    Vou contar um pouco sobre a minha SEL 07/08 AT hoje com 75000 km. Cheia de dor de cabeça;
    Hoje faz um ano que estou com ela. Em Nov/2012 fui viajar de Cuiabá para GO-Caldas Novas "Caldas Country". Na volta ela perdeu toda força e saia muuuuita fumaça preta. Chegando em Cuiabá fui na Css Nissan e resolvemos o problema trocando todos os filtros e o óleo. Em Fev/2013 após ultrapassar um caminhão ela perdeu toda força começou fazer um barulho de sirene de ambulância e sair muuuuita fumaça preta, parei em uma mecânica da Bosh e a turbina foi pro pau, tive que colocar uma zera, gastei uns 5000 e ficou blz. Essa semana Nov/2013 eu andando normal derrepente ela não respondeu mais e apagou e não ligou nem a pau. Levei no mecânico passou o computador e nada, ele me disse que tinha que trocar os bicos. Depois levei na Nissan e me falaram que o motor tinha saído do ponto e precisava trocar as correias do motor. Mas eu andei lendo no fórum sobre o EGR e curiosamente pedi para eles verificarem e DITO e FEITO a borboleta da válvula estava quebrada, foi soltar o cano dela e a caminhonete funcionou. Me falaram que uma válvula nova era +- 1200, pensei em isolar a EGR, mas apareceu uma usada por 500 e mandei colocar. Ela sempre soltou bastante fumaça preta ao pisar mais fundo e nas retomadas, isso que só uso Diesel S10. Andei uns dias com ela e curiosamente após troca da EGR a fumaça preta que ela costumava soltar diminuiu muito. Mas sempre quando ligo ela na primeira vez pela manhã sai muita fumaça branca, alguém sabe o que pode ser? Espero que essa caminhonete não me de mais prejuízos.
    4X4 Brasil
    Henrique Reck
    Hilux SRV 2012/2013

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade