x
Convex Datacenter
  • #1405



    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Só fosse perigoso andar em 4x4 em alta velocidade os fabricantes colocavam limitação nos veículo ou pelo menos o manual do propriotario viria cheio de alertas...

    Tenta fazer uma curva tracionado no asfalto para vc ver... um simples retorno. Aquilo ali é uma amostra do esforço do carro e da falta de controle: O carro se estala todo, a curva fica bem aberta e as rodas se inclinam independente da perícia do motorista. Em velocidade baixa, média ou alta o esforço continua a diferença é a intensidade. Em qualquer velocidade em 4x4 no asfalto, a estabilidade relacionada ao angulo de tração fica seriamente comprometida (carros sem diferencial central).

    Concordo que isso é um defeito do manual. Antes de ter meu primeiro 4x4 eu tinha essa dúvida e quem me explicou detalhadamente foi um veterano piloto de rally.

  • #1406
    Sem contar que o diferencial poderá quebrar com o esforço ai meu camarada... é só rezar.

  • #1407
    Citação Postado originalmente por Maranguas Ver Post
    Tenta fazer uma curva tracionado no asfalto para vc ver... um simples retorno. Aquilo ali é uma amostra do esforço do carro e da falta de controle: O carro se estala todo, a curva fica bem aberta e as rodas se inclinam independente da perícia do motorista. Em velocidade baixa, média ou alta o esforço continua a diferença é a intensidade. Em qualquer velocidade em 4x4 no asfalto, a estabilidade relacionada ao angulo de tração fica seriamente comprometida (carros sem diferencial central).

    Concordo que isso é um defeito do manual. Antes de ter meu primeiro 4x4 eu tinha essa dúvida e quem me explicou detalhadamente foi um veterano piloto de rally.
    Curva fechada em baixa velocidao não pode mesmo. Estamos falando em alta velocidade. Acima de 60Km/h pode usar o 4x4 tranqüilo. Faço isso a 12 anos para aumentar o controle, principalmente me pista sinuosa e molhada.

    Só fosse perigoso, a tração não engataria em alta velocidade, principalmente as com controle eletrônico.

    Os bloqueios de diferencial sim, tanto nos eixos dianteiros como traseiros. Nos veículos que vêm com ele de série como Fiat e Mit são desligados automaticamente quando o veículo alcança os 20 ou 40Km/h
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #1408
    Citação Postado originalmente por wylles27da Ver Post
    Todo objeto que eu adquiro, a primeira coisa que eu faço é ler o manual. Se vc leu o manual da SEL, então saberá que esta cheio de advertencias quanto ao seu uso com 4x4 em alta velocidade. Quanto a limitação, não sei se existe, MAS, SEGUNDO O MANUAL, A LUZ "4WD" ACENDE QUANDO SE ESTA 4X4 EM SUPERFICIES DURAS, ISSO SIGNIFICA QUE DEVE-SE MUDAR DE 4WD PRA 2WD, QUE SIGNIFICA 4X2.
    O que eu pude entender é que em 4x4 a SEL está preparada para desenvolver até 146km/h em piso adequado.(não é asfalto ou chão duro)
    Resumindo a pickup, não limita velocidade, mas te avisa quando a coisa fica perigosa. DAI PRA FRENTE VOCE CONDUZ O SEU DESTINO.

    VEJAM O QUE UMA NISSAN FRONTIER É CAPAZ DE FAZER:


    OU SERÁ QUE É O PILOTO?
    Melhor ler o manual outra vez...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #1409
    Beleza Walter... nao quero polemizar, ate pq te acompanho aqui e sei que vc é meio "turrão" mesmo. Mas por entender bastante de física tenho receio que os outros colegas corram risco de vida, acreditando no que vc fala.

    Me sinto na obrigação de comentar em prol da segurança dos demais. Isso que vc falou não faz sentido algum.

    1- 4x4 sem controle de tração e diferencial central, tanto faz a curva em baixa como em alta velocidade. A divergência de tração entre os eixos vão existir pois tração e velocidade são grandezas distintas. A tração de um apontando para um lado e outro eixo apontando para outro.

    2- O exemplo que dei é uma amostra do que acontece em velocidades maiores. Vc pode ate nao perceber, pois o estressamento do volante em uma curva em velocidade superior, obviamente será menor. Mas o estress está lá e a tração divergindo com ângulos diferentes.

    3- Se precisar fazer uma manobra brusca só Deus irá lhe salvar. O estress causado nos diferenciais vão ser extremos. Acidente iminente.

    4- Se fosse seguro usar 4x4 em asfalto, nada mais seguro que usa-lo em baixa velocidade. Se não dá é pq tem algo errado.


    "Faço isso a 12 anos para aumentar o controle, principalmente me pista sinuosa e molhada"

    Pelo amor de Deus pessoal... não façam isso no asfalto. É o extremo contrário. O anjo que protege o Walter, pode não ser o seu =D

  • #1410
    Por mais que o asfalto esteja molhado, é muito diferente de lama, barro, saibro e cascalho molhado. Nesses pisos é possivel a tração forçar a roda a "cavar" enquanto no asfalto a mesma roda no máximo derrapa, compromentendo severamente a dirigibilidade.

  • #1411
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Curva fechada em baixa velocidao não pode mesmo. Estamos falando em alta velocidade. Acima de 60Km/h pode usar o 4x4 tranqüilo. Faço isso a 12 anos para aumentar o controle, principalmente me pista sinuosa e molhada.

    Só fosse perigoso, a tração não engataria em alta velocidade, principalmente as com controle eletrônico.

    Os bloqueios de diferencial sim, tanto nos eixos dianteiros como traseiros. Nos veículos que vêm com ele de série como Fiat e Mit são desligados automaticamente quando o veículo alcança os 20 ou 40Km/h
    x2!!! Sempre fiz isto com todos os 4x4 que tive. Inclusive na minha ex-Hilux, cheguei a 180 km/h com o 4x4 engatado sem problema algum. SE estou na estrada e começa a chover, engado o 4x4 na hora.
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #1412
    Deus me livre... uma vez tentei fazer isso na hilux para o famoso teste prático. O carro fica sem estabilidade e difícil manobrar. Asfalto só 4x2

  • #1413
    Citação Postado originalmente por Maranguas Ver Post
    Deus me livre... uma vez tentei fazer isso na hilux para o famoso teste prático. O carro fica sem estabilidade e difícil manobrar. Asfalto só 4x2
    Maranguas,

    Outra vez aqui no fórum esse assunto criou a maior polêmica justamente porque num dos programas da Auto Esporte que comparava a RAM com a F250 e foi sugerido o uso do 4x4 em piso firme para melhorar a estabilidade as picapes mesmo no asfalto...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #1414
    Tem no manual sim, mas também basta ler a etiqueta que tem ao lado da
    alavanca que aciona a tração. Os 4x4 sem diferencial central (chamados
    part-time) NÃO PODEM usar tração em piso aderente, pois força a caixa de
    transferência (t-case), acaba com os pneus e afeta a dirigibilidade. Isso
    só pode ser feito em terra, areia, lama, etc. Existem pessoas que consideram
    asfalto molhado como uma superfície não tão aderente, mas eu não recomendo fazer isso porque a dirigibilidade fica afetada. A tração 4x4 em viaturas
    part-time é para dar tração, em detrimento da dirigibilidade. Não existe almoço grátis, lembram? Na terra é melhor ter tração, pois a perda na
    dirigibilidade é quase irrelevante e compensa a vantagem de não atolar,
    mas no asfalto nem pensem em fazer isso.

    Tem algum outro colega que saiba de física para me ajudar a conscientizar esses malucos? =D

  • #1415
    Tá bom... vou botar minha viola no saco... mas pensem bem no que tão fazendo. Isso não é seguro. 4x4 part time não é para estabilizar ou dar mais segurança diretamente no asfalto mesmo molhado... Dirija uma Sw4 full time 4x4 que vc verá a grandiosa diferença.
    4X4 Brasil

  • #1416
    Citação Postado originalmente por Maranguas Ver Post
    Tem no manual sim, mas também basta ler a etiqueta que tem ao lado da
    alavanca que aciona a tração. Os 4x4 sem diferencial central (chamados
    part-time) NÃO PODEM usar tração em piso aderente, pois força a caixa de
    transferência (t-case), acaba com os pneus e afeta a dirigibilidade. Isso
    só pode ser feito em terra, areia, lama, etc. Existem pessoas que consideram
    asfalto molhado como uma superfície não tão aderente, mas eu não recomendo fazer isso porque a dirigibilidade fica afetada. A tração 4x4 em viaturas
    part-time é para dar tração, em detrimento da dirigibilidade. Não existe almoço grátis, lembram? Na terra é melhor ter tração, pois a perda na
    dirigibilidade é quase irrelevante e compensa a vantagem de não atolar,
    mas no asfalto nem pensem em fazer isso.

    Tem algum outro colega que saiba de física para me ajudar a conscientizar esses malucos? =D
    Maranguas,
    Sabe qual a recomendação da concessionária Dodge e da Jeep que me atendiam lá nos EUA? SE está na auto estrada e começa a chover, aciona o 4x4 (eu tinha carros com t-case, sem dif central).
    Este assunto é polêmico demais e é óbvio que as montadoras têm que colocar que o uso do 4x4 no asfalto é proibido, pois imaigna um zé mané qq querendo manobrar sua viatura com o 4x4 acionado? Vai moer tudo!!!
    O que estamos falando e o que eu SEMPRE faço e nunca tive problemas é: se estou na estrada e o piso está molhado, eu aciono o 4x4 e continuo minha tocada normalmente. O carro gruda no chão. Não estou falando de serras com curvas fechadas pois neste tipo de situação, com certeza a falta do diferencial central vai fazer com que perca-se a dirigibilidade do carro. Agora numa estrada com curvas que não sejam acentuadas, nada demais vai acontecer com a t-case da pkp...
    4X4 Brasil Razão: erro de digitacao
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade