x
Convex Datacenter
  • #5305
    Usuário
    Entrada
    04/05/2012
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    55
    Posts
    69
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por magnumpi Ver Post
    To passando pela mesma situação...
    Vc descobriu o que é no seu caso marcelofb?
    No meu to achando que é rolamento da caixa de marcha. Provavelmente do eixo piloto e ou primário.
    Olá magnumpi, ainda não tive tempo de verificar a sugestão do Herick de revisar os calços da caixa. Tinha esquecido de comentar que a minha também está com dificuldade de entrar a 1 marcha em ponto morto. Tenho que passar bem devagar se não ela arranha, mas entra bem macio (kit completo de embreagem totalmente novo). Acha que pode estar relacionado com os rolamentos da caixa? Ou mesmo os próprios eixos? Já li por aqui e outros lugares que esta caixa é praticamente indestrutível, será que mesmo assim estes problemas podem acontecer?

    Vamos nos falando e ver se conseguimos resolver esta parada sem gastar muito. Boa sorte e abraço.

  • #5306
    Usuário Avatar de magnumpi
    Entrada
    19/11/2011
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por marcelofb Ver Post
    Olá magnumpi, ainda não tive tempo de verificar a sugestão do Herick de revisar os calços da caixa. Tinha esquecido de comentar que a minha também está com dificuldade de entrar a 1 marcha em ponto morto. Tenho que passar bem devagar se não ela arranha, mas entra bem macio (kit completo de embreagem totalmente novo). Acha que pode estar relacionado com os rolamentos da caixa? Ou mesmo os próprios eixos? Já li por aqui e outros lugares que esta caixa é praticamente indestrutível, será que mesmo assim estes problemas podem acontecer?

    Vamos nos falando e ver se conseguimos resolver esta parada sem gastar muito. Boa sorte e abraço.
    Então. Eu rezo para estar errado. No meu caso, toda a embreagem é nova. Troquei o volante bi-massa pelo rígido original. Depois disso é que os problemas surgiram. Mas eu ainda acho que não é por causa do volante rígido. Pois o rígido aumenta trepidação e não chiado. Mas que teve essa coincidência teve. A nossa caixa é praticamente indestrutível mas aqui nesse fórum mesmo já teve usuários que relataram ter que trocar rolamentos dessa caixa. Tenho quase certeza absoluta que seja o meu caso. E talvez o seu tb. Mas como eu disse: eu prefiro estar errado nesse caso, seja por mim mesmo ou por outro usuário argumentando comigo. Nesse caso não vai ferir meu orgulho nem um pouquinho. Hehehehehe.
    PS. vo baixar a caixa de novo assim que der, não aguento mais isso. To só esperando achar um tempo. A grana pra isso eu até já tenho. O brabo é ficar sem VRT pra trabalhar uns 3 dias para mais dependendo o que for o problema...

  • #5307
    Usuário
    Entrada
    22/01/2014
    Local
    Serra/ES
    Posts
    63
    Agradecimentos: 0
    Por essas e outras que eu me pergunto se a caixa aguenta o rígido?
    Rolamentos e coxins que não são projetados para tal vibração.
    Espero que estejamos errados.

  • #5308
    Usuário Avatar de Alexandre F.M. Gherardi
    Entrada
    25/10/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    71
    Posts
    155
    Agradecimentos: 0
    OI Marcelo e Magnumpi. Eu tinha trocado o kit de embreagem também, e vejam a coincidência. A primeira marcha ficou dura também, então tinha que jogar uma segunda pra entrar a primeira. Bem, meu meca pediu pra levar que ele faria uma regulagem, mas de repente a ré começou a pular, resumindo, baixei a caixa e notamos que o rolamento da ré tinha se desfeito todo, aí analisamos que, com esse rolamento detonado (que fica no fim do eixo da caixa e que segura todas as marchas), fica com uma folga radial muito acima do normal, fazendo com que o conjunto vibrasse muito e dificultando o trabalho de engate da primeira. Feito o serviço todo, agora ta parecendo até uma caixa de Opala, só no clek, clek. Espero ter ajudado, ufa!!!

  • #5309
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Idade
    50
    Posts
    3,833
    Agradecimentos: 2
    O que acontece é que o desgaste natural das peças é aumentado com o VM rígido, iria aparecer de qualquer forma, portanto se puder colocar o VM bimassa é melhor, porém sabendo que a sua vida útil é menor que o VM rígido, ao mesmo sei que é um contra senso, mas fazer o quê? Esse afinal é o calcanhar de Aquiles desse motor! Minha experiência e opinião ok!

  • #5310
    Usuário
    Entrada
    22/01/2014
    Local
    Serra/ES
    Posts
    63
    Agradecimentos: 0
    Medo é trocar o biomassa e kit e em pouco tempo ter o mesmo problema... Geralmente a cada quantos km daria este problema?

  • #5311
    Usuário
    Entrada
    04/05/2012
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    55
    Posts
    69
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ZEUSBULL Ver Post
    Medo é trocar o biomassa e kit e em pouco tempo ter o mesmo problema... Geralmente a cada quantos km daria este problema?
    Vamos por partes. No meu tenho certeza que o VM rígido não teve tempo de ferrar com qualquer coisa na caixa, visto que não rodei praticamente nada com o VM novo. Só relatei que o barulho da caixa aumentou, e pode ser que algo que já estava com problema ficou mais visível agora (na verdade audível), porque o conjunto vibra mais um pouco.

    A dificuldade de entrar a primeira, parece que foi resolvida com completar o óleo da embreagem. Descobri que o cilindro mestre tinha vazado o óleo (peça nova ...não entendo como aconteceu..vou ter que verificar com o meca e trocar se for o caso porque está na garantia).

    Nenhuma marcha escapa, então não sei se no meu caso pode rolamento como foi o caso do Alexandre. Mas também sinto dificuldade de engatar a primeira as vezes (já ocorre a bastante tempo)...então a questão do rolamento pode estar envolvida, mas até agora não me levou para a oficina.

    Bom, como barulho é algo que incomoda e você acaba ficando sem confiança na VTR, primeiro passo vai ser verificar os calços, por ser mais simples e barato, em estando tudo ok vou ter que verificar os rolamentos da caixa mesmo.

    Até agora não vi nenhuma evidencia aqui no fórum de que o VM Rígido esteja vinculado a problemas na caixa...espero que seja mesmo verdade. A durabilidade do bimassa é indeterminada...(o meu rodou 120.000 e poderia até rodar mais uns 30.000), mas temos relato de uns que só rodaram até 30.000 ou 50.000 (tem gente com 180.000 e não teve problema ainda). Mas o geral é rodar menos mesmo.

    Eu, leigo total, particularmente acho que os problemas relatados de caixa pós troca por VM Rígido está mesmo vinculado ao aumento de ruído na caixa nos casos onde a mesma já tem algum tipo de problema.

  • #5312
    Usuário Avatar de Alexandre F.M. Gherardi
    Entrada
    25/10/2007
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    71
    Posts
    155
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por marcelofb Ver Post
    Vamos por partes. No meu tenho certeza que o VM rígido não teve tempo de ferrar com qualquer coisa na caixa, visto que não rodei praticamente nada com o VM novo. Só relatei que o barulho da caixa aumentou, e pode ser que algo que já estava com problema ficou mais visível agora (na verdade audível), porque o conjunto vibra mais um pouco.

    A dificuldade de entrar a primeira, parece que foi resolvida com completar o óleo da embreagem. Descobri que o cilindro mestre tinha vazado o óleo (peça nova ...não entendo como aconteceu..vou ter que verificar com o meca e trocar se for o caso porque está na garantia).

    Nenhuma marcha escapa, então não sei se no meu caso pode rolamento como foi o caso do Alexandre. Mas também sinto dificuldade de engatar a primeira as vezes (já ocorre a bastante tempo)...então a questão do rolamento pode estar envolvida, mas até agora não me levou para a oficina.

    Bom, como barulho é algo que incomoda e você acaba ficando sem confiança na VTR, primeiro passo vai ser verificar os calços, por ser mais simples e barato, em estando tudo ok vou ter que verificar os rolamentos da caixa mesmo.

    Até agora não vi nenhuma evidencia aqui no fórum de que o VM Rígido esteja vinculado a problemas na caixa...espero que seja mesmo verdade. A durabilidade do bimassa é indeterminada...(o meu rodou 120.000 e poderia até rodar mais uns 30.000), mas temos relato de uns que só rodaram até 30.000 ou 50.000 (tem gente com 180.000 e não teve problema ainda). Mas o geral é rodar menos mesmo.

    Eu, leigo total, particularmente acho que os problemas relatados de caixa pós troca por VM Rígido está mesmo vinculado ao aumento de ruído na caixa nos casos onde a mesma já tem algum tipo de problema.
    Oi Marcelo.
    Quando trocamos o kit de embreagem (inclusive VM) a VTR fica com 100% de aderência de torque transmitido pra caixa, essa por sua vez se estiver com alguma folga acima dos limites, ocorrerá sim, algum ruido. Essa foi a análise que fizemos. Obrigado pela atenção.

  • #5313
    Usuário
    Entrada
    04/05/2012
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    55
    Posts
    69
    Agradecimentos: 0
    Perfeito Alexandre, este é mesmo a conclusão que estou chegando. Quando resolver o ruído da minha vou postar aqui a solução. Valeu pelo retorno e contribuição.

    Abraço,

  • #5314
    Usuário
    Entrada
    27/11/2011
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    47
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde, pessoal

    Coloquei um post num outro tópico, especifico da XTerra, http://www.4x4brasil.com.br/forum/ni...t=#post2260375 (Comprei um Xterra e... GOSTEI!!!), mais decidi colocá-lo aqui também, pois acredito que terei mais respostas e poderei tirar algumas duvidas, antes de leva-la ao mecânico.

    Comprei uma XTerra esta semana, antes da compra testei tudo o que podia e aparentemente estava tudo ok (não sou mecânico, nem entendo muito de mecânica, leio muito, muito mesmo, muuuitas páginas do fórum e de outros lugares). Ela não está 100%, parece que o dono anterior não cuidava nada da estética, mais a mecânica parecia boa. O Volante Bimassa foi trocado por um VBM original, a suspensão dianteira refeita a pouco tempo, trocou alternador, bateira nova, etc. Está com 160.000 km era o 2° dono. Até os 80.000 km foram revisados na CSS.

    Ainda não fiz a revisão, mais pretendo fazer uma revisão geral ... trocar fluidos (todos), correias, etc.

    Problemas:

    1 - O que mais me preocupa é o seguinte: hoje percebi que quando o carro esta numa descida, engatado (1 ou 2 marcha), utilizando freio motor, e aperto a embraguem (sem reduzir) faz um barulho MUITO alto, ferro com ferro, tipo crack crak crak e logo passa, como se alguma coisa tivesse que se encaixar
    Se vou com o pe no freio não da para ouvir
    Se reduzo a marcha não da para notar muito.
    Se o carro está numa reta e aperto a embreagem o barulho é mínimo.
    Também notei que faz um pouco de barulho se demora para passar a marcha (barulho muito menor).
    O que pode ser? Não entendo de mecânica, mais não quero ir num mecânico e que comessem a trocar tudo sem ter um foco.

    2 - Quando as RPM diminuem, chegando a 1000, ou menos, o carro vira uma mula. Mesmo estando numa reta, não anda, se apertar o acelerador até o fundo começa a dar trancos ..... me senti numa mula empacada .... se apertar o acelerador lentamente vai indo até que passa as 1000 RPM e fica tudo normal. Até 3200 não apresenta fumaça (visto desde dentro do carro em movimento), quanto passa os 3200 parece que vou num carro fumacê pronto para encobrir o mundo de preto (fumaça preta) e dentro do carro começa a ficar com cheiro
    Isso é normal? (nunca tive carro a diesel antes da XTerra)

    3 - O sensor do 4x4 não está funcionando, eu li que pode ser: Fiação com defeito (provavelmente na parde debaixo do veículo), lampada queimada, interruptor na caixa transferência. Alguma dica por onde começo? qual é o problema mais comum? alguém tem uma guia com fotos?

    4 – Ontem tive que abastecer: caramba, nunca tive tanto conflito cerebral, até tomei 3 dipironas 1gr ..... a dúvida me consumiu ... qual diesel botar S10 ou S500????????????????? ... coloquei S10 ..... eu sei que tem muito tópico falando, não quero reabrir um tópico. Aqui vai minha dúvida: aproveito na revisão geral e limpo tanque, dutos, etc, e continuo no S10, vale a pena o investimento?
    Opções (gostaria de analisar a melhor custo/beneficio):
    a - Limpar o tanque + limpeza dos bicos + troca de todos os filtros. A cada quanto tempo teria que fazer isso?
    b - Uso de aditivo (não sou muito favorável, pois não acredito em aditivo milagroso, que gastando R$ 20 por abastecimento me faz poupar R$ 5.000 em revisão), mais estou ansioso para saber resultados reais.
    c - Trocar o tanque original por um de plástico (acredito que será a melhor opção, é a mais cara .... será que é o melhor custo/beneficio). Quanto seria o custo total? (tanque R$ 1300 + MO?) Além de trocar o tanque, o que teria que fazer? revisar os dutos? trocar eles?

    5 - Nunca tive carro a diesel, por isso a seguinte dúvida: preciso de um mecânico + um bombista, ou o mecânico pode ser o mesmo que o bombista?


    Aproveito a oportunidade para perguntar sobre oficinas em Niterói e São Gonçalo. Achei na internet: Topp Diesel (no Fonseca), Toyomundi (São Gonçalo), J Júnior Mecânica Diesel (Maceio), alguma outra? recomendam?

    Bombistas em Niterói: ?????????

    Por favor, preciso de ajuda

    Desde já agradeço a todos

    Abraços

    Du.ar
    XTerra 03/04
    Ex TR4 2007 (deixou saudades)

  • #5315
    Usuário
    Entrada
    04/05/2012
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    55
    Posts
    69
    Agradecimentos: 0
    Du.ar, acho que pelo menos uma resposta posso te ajudar....o meu fazia este barulho é era as buchas os suportes do feixe de molas que já estavam gastos e faziam as molas roçavam na lata dando esta impressão que o carro está sendo triturado.

    Aos 1000rpm não anda nada mesmo...tem que reduzir para o giro ficar na ordem dos 1500 para cima. Ao menos é como conduzo a vtr...mínimo de 1500rpm. Quanto a fumaça sugiro levar numa autorizada da bosch para regulagem da bomba...não leva em meca que eles não sabem regular (minha opinião). Normalmente eles nem cobram por isso (bombista pode procurar por uma autorizada qualquer)

    Meu sensor 4x4 também não funcionava, estava com mau contato. Ele fica na caixa e pode estar solto ou com defeito...fácil de trocar.

    Boa sorte.

  • #5316
    Usuário
    Entrada
    27/11/2011
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    47
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    Boa noite, Marcelofb, obrigado pelas respostas.

    Que bom que a 1000 rpm não ande nada .... pensei que poderia ser algum problema. Agora me acostumarei a reduzir com mais frequência.

    O barulho parece mesmo que o carro esta sendo triturado, parece que vai desmontar. O pessoal de Niterói já indicou uma oficina para fazer uma consulta, na próxima semana levarei o carro e esperarei a resposta deles e comparo com as dicas do fórum. Pois já vi muitos casos que os mecânicos trocam muita coisa e o pessoal do fórum indicam o real problema. Já gastei muito dinheiro com mexânicos ...

    Hoje imprimi vários manuais, consertei os sensores das portas, desmontei as portas, lubrifiquei, e acho que tudo ficou bem (eu não sei nada de mecânica, somente leio aqui e em outros sites). Vou dar uma olhada para ver onde esta a fiação do sensor 4x4.

    Abraço
    XTerra 03/04
    Ex TR4 2007 (deixou saudades)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade