x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário Avatar de Marcello_Vaz
    Entrada
    04/02/2008
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    40
    Posts
    20
    Agradecimento: 1

    Question Nissan Frontier Xe - Dúvida - Parou Dentro De Poça D'àgua




    Prezados colegas do Forum 4x4Brasil, de uns dias pra cá tem chovido muito em João Pessoa-PB, atrasado para o trabalho, peguei um atalho, acontece que o bendito atalho por se tratar de um corredor de viaduto, tinha uma poça de água profunda (+/- 50 cm) e extensa. Ao tentar passar pela referida poça, o carro desenvolvia uma velocidade de 40Km/h, isso de 3ª marcha. Já dentro da água sentí o carro perder forças, reduzí para 2ª marcha, daí, subitamente o carro veio à "falecer", não tornando à pegar de imediato, somente após uns 30 minutos de agoniantes e molhados após reunir forças e tirar o carro de dentro da água.
    PERGUNTA-SE:
    1 - Será que o carro morreu por eu vir rápido de mais ?
    2 - Será que o carro morreu por eu ter trocado de marcha dentro d'água?
    3 - Será que existe outro fator?
    4 - Será que é falta de sorte mesmo?

    Abraços,

    PS: Levei o carro na concessionária logo em seguida, ngn soube dizer qual foi o motivo.

  • #2
    Usuário Avatar de FábioBananal
    Entrada
    21/02/2007
    Local
    Rio Bananal/ES
    Idade
    45
    Posts
    606
    Agradecimentos: 0
    Mas o q vc fez pra voltar a funcionar???

  • #3
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Eu acho a 3ª marcha bem longa pra passar nesse tanto de água.
    Eu teria ido de 2ª reduzida.

    Pra mim, ao trocar de marcha, a agua deve ter entrado no escapamento, "abafando" o motor.

    A sua Frontier é eletronica?

    Ela pegou bem depois dos 30 minutos?
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #4
    50 cm é pouco para dar problema. Acho que você entrou rápido demais. Deveria ter entrado em segunda a uns 10 Km/h no máximo, e a medida que a resitência da água fosse sendo percebida iria pisando mais fundo.
    Abração
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Marcello_Vaz
    Entrada
    04/02/2008
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    40
    Posts
    20
    Agradecimento: 1
    Valeu pessoal,
    Em resposta à Lucas Nassif: Não é eletrônica. Voltou a pegar depois de uns 30 minutos, porém, falhando, mas pegou e normalizou após uns 10 minutos de funcionamento.
    Em resposta à FábioBananal: Fiquei insistindo na partida do motor.

    Anthoniusnikos, concordo com vc, não tenho experiência em mecânica, mas sou trilheiro, já atravessei rios bem extensos onde a água dava quase no intercooler. Não faz sentido meu carro ter parado de funcionar, à priori, pensei se calço hidráulico, mas voltando a funcionar o motor, descartei o problema.

    Abraços, (tenho fotos na minha galeria).

  • #6
    o que exatamente vem a ser "calço hidraulico"?

    sempre vejo falar sobre,mas não sei o que é

  • #7
    Simoall, é extamente isto ! :
    Calço Hidráulico é uma situação que ocorre em motores a pistão, ocasionado por entrada de água ou acumulação de óleo no interior da câmara de combustão, impedindo o pistão de comprimir a mistura no seu interior, ocasionando empeno das bielas e consequente travamento do motor.
    Durante o funcionamento normal de um motor, o êmbolo (pistão) deverá comprimir uma mistura de ar e combustível no segundo tempo (compressão). Na realidade, o combustível é pulverizado numa massa de ar que tem um volume 15 vezes maior (motor a gasolina) do que o combustível. Isso garante uma mistura praticamente gasosa que é perfeitamente compressível.
    Já o combustível em forma líquida não sofre compressão devido as suas características físicas. Sendo assim, se houver uma admissão somente de combustível, o êmbolo não terá como comprimi-lo, formando então um calço entre a cabeça do êmbolo e a câmara do cabeçote que é denominado "calço hidráulico". Como isso ocorre no momento da compressão, as duas válvulas estarão fechadas, não havendo espaço para fuga.
    O Calço hidraulico ocorre quando um líquido [(água ou combustivel inadequado (contendo água)] preenche as câmaras de combustão formando uma massa que não pode ser comprimida. Ao se acionar a partida os pistões sobem e encontram uma grande resistência. O motor é submetido a um tranco que pode avariador componentes como pistões, bronzinas, bielas ou até mesmo o virabrequim. Uma biela quebrada pode resultar numa trinca no bloco do motor.
    No caso do calço ser ocasionado por mistura de combustíveis, tal fenomeno normalmente ocorre durante a partida pois, o êmbolo estará "ensopado" por um combustível adequado e outro impróprio ao sistema, podendo afetar mais de um cilindro do motor. Quanto a pressão que ocorre durante o calço, depende muito da força exercido pelo êmbolo e do seu diâmetro, uma vez que a pressão é determinado pela força e a área do êmbolo.
    4X4 Brasil Razão: "A TRATYORETTA" Em Manutenção Novamente. Ranger diesel 4x4 99/00 CD

  • #8
    Então, caso nao haja quebra das bronzinas, pistoes e/ou bielas, o calco hidraulico pode ser corrigido com uma simples limpeza da câmara de combustão?

    Pq dizem que eh mais difícil acontecer o calco hdraulico em motores a diesel?

  • #9
    Marcello Vaz, como não tenho experiência com travessia de rios, mas gostaria que me informasse se para atravessar com água já pegando o motor é preciso que o mesmo não esteja muito quente.
    É preciso parar e dar uma esfriada antes de entrar ? Ou, com o motor fervendo, vai entrando com tudo ?
    Abs
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA" Ranger 4x4 CD diesel 99/00 EM MANUTENÇÃO

  • #10
    Marcello,

    Pelo que vc postou dizendo cruzar riachos com agua no nível do intercooler, acredito que tenhas instalado um snorkel senão já teria dado calço a muito tempo pois a entrada de ar é inferior ao intercooler.

    Quanto a parar de funcionar, 3a. marcha é muito alta para entrar numa poça extensa, lembre-se que 50cm é o máximo estipulado no manual! Como o piso deveria ser de asfalto, eu entraria de 1a. devagar até sair... Trocar marcha é um perigo pois o escape vai sugar ar e pode sim gerar o calço!
    Em suma, vc pode ter apenas ter deixado o carro morrer pela resistencia da água e marcha alta, equivalente a tentar subir de 3a uma ladeira ingrime!

    Quanto a não ligar, não sei nem vou chutar!

    Valew

  • #11
    MBratti, pelo que sei é só limpeza. Segue mais algumas dicas e explicações.
    Quanto a menor ocorrência com motores a diesel não sei não, me parece que a probabilidade é a mesma, mas talvez haja menos probabilidade de trica no motor devido a sua robustez.

    Água no motor provoca o calço hidráulico

    As chuvas são sinônimo de prejuízo para quem tem carro. A água que penetra na parte dianteira durante a travessia de trechos alagados ocasiona o calço hidráulico. O problema ocorre quando os pistões comprimem água em vez de ar, travando o motor. “A tomada de admissão de ar do motor está posicionada normalmente abaixo da linha dos faróis para aspirar ar mais frio para o motor,” explica Alexandre Costa, consultor técnico na área automotiva.
    COMO EVITAR – O risco maior ocorre durante a travessia de trechos alagados. Nestes casos, aconselha Alexandre Costa, deve-se atravessar sempre em primeira marcha para evitar que a água atinja bobina e distribuidor, procurando dirigir na faixa central da pista.
    “As trocas de marcha devem ser evitadas, pois a saída dos gases de escape evita que a água entre pelo escapamento, estancando o motor,” ressalta o técnico. É muito difícil identificar o momento em ocorre um calço hidráulico em um veículo. Caso o motor se desligue durante uma travessia de um trecho alagado, deve-se evitar dar partida. O mais recomendado é empurrar o veículo para um local seco e verificar o estado da bobina e do distribuidor.
    “Deve-se retirar o filtro de ar e observar se há indícios de passagem de água, com o filtro encharcado ou excesso de água na caixa de ar. O calço hidráulico é caracterizado pelo travamento do motor, e, portanto, a confirmação apenas será possível em uma oficina,” diz Costa.Os componentes mais afetados são bielas, válvulas, pistões e velas de ignição. Em muitos casos, ocorre a contaminação do óleo pela água, tornando necessária sua substituição e a dos filtros de ar e de óleo. O custo da reparação para um veículo de média cilindrada, incluindo mão-de-obra para desmontagem e montagem do motor e peças, é de aproximadamente R$ 500,00.
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA" Em Manutenção Permanente.

  • #12
    Citação Postado originalmente por MBratti Ver Post
    Então, caso nao haja quebra das bronzinas, pistoes e/ou bielas, o calco hidraulico pode ser corrigido com uma simples limpeza da câmara de combustão?

    Pq dizem que eh mais difícil acontecer o calco hdraulico em motores a diesel?
    Se não houve calço hidraulico, nem limpeza tem que fazer! Agora se entrou água na câmara não tem jeito, vai quebrar mesmo!
    Nos motores antigos a gasolina, eles paravam por água no distribuidor e bobinas, hoje não é assim.
    Nos motores diesel, não há distribuidor, velas nem bobina.
    Assim, hoje se um motor parar dentro dágua, ou foi por "babeiragem", marcha alta para o esforço, ou por alguma falha na eletrônica (Curto circuito nos módulos) ou em último caso o calço hidraulico.
    A entrada de ar pode se dar pelo Filtro (o mais comum) ou pelo escape sendo este (salvo engano) ocorrendo na maior parte devido a algm furo ou má vedação no escape ou coletor até pq este tem uma dimensão grande demais para uma simples desacelerada enchê-lo de água a ponto de entrar nas câmaras.
    Agora, pela entrada de ar é rápida e imperceptível, o filtro de papel segura um pouco mas pelo volume de ar aspirado pelo motores atuais, este tempo é curto, ou seja, dependendo do carro, água na altura dos farois somente se ocorrer onda senão pode causar problema muito fácil e rapidamente. Veja onde é a tomada de ar do carro para saber até onde entrar!
    Nos motores diesel também pode ocorrer o calço por combustível, mais comum por contaminação de água no mesmo que pode ocorrer em travessias de rios...

    Outro problema que pode ocorrer ao entrar em água é a contaminação dos lubrificantes (Diferenciais e caixa). Se os respiros estiverem na posição original, 50cm, é o máximo para evitar a contaminação. Quando as rodas estão girando, o diferencial gera calor, e expulsa o ar que existe dentro da carcaça, ao entrar na água, ocorre o inverso, a temperatura baixa rapidamente, os lubrificantes se tornam mais espessos e diminuem de volume gerando um vácuo que será preenchido por ar, se a água estiver na entrada do respiro, entrará água. Os danos no diferencial/caixa serão sentidos depois, as vezes bem depois da entrada na água pois o lubirificante perde suas caracteristicas e o desgaste das peças móveis será imediato, mas a quebra definitiva pode ocorrer vários KM depois!

    No mais, cuidado com esta brincadeira, o prejuizo pode ser grande!

    Se quiser brincar na água, preparem seus carros para tal, no mínimo instalando um Snorkel e alterando as posições dos respiros colocando-os o mais alto possível. Cuidem também dos componente elétricos para evitar dores de cabeça!

    Abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade