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Hybrid View

  • #1

    Problemas com XTerra




    No meio da viagem de macaé pra niterói hoje o carro deu como se fosse uma explosão
    quando parei, a correia tinha arrebentado..
    conheço pouco de mecânica..
    então o ar condicionado parou de funcionar, acendeu a luz que indica água no filtro de combustível, a luz da bateria e do freio de estacionamento ficaram acesas...


    tirando a parte da correia do ar condicionado que arrebentou, quais seriam esses outros problemas?

    e onde eu localizo o filtro de combustível? no manual não diz exatamente onde encontrá-lo

    abraços

  • #2
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    Olá Lucas,

    No motor MWM Sprint 2.8 que equipa a sua XTerra, felizmente uma única correia (poly V) aciona o alternador, o ventilador viscoso e a compressor do A/C.

    Demais periféricos como a bomba de vácuo do freio, bomba da direção hidráulica e bomba dágua, são acionadas pelo trem de engrenagens na parte de traz do motor. Se a correia arrebenta, vc fica apenas sem a carga do alternador, mas pode rodar um pouco com a energia existente na bateria. Nesse caso, é bom não ligar os faróis, usar ventilação ou qualquer acessório que consuma carga da bateria.

    Se vc estiver trafegando por estrada, vai precisar pouco do ventilador viscoso para refrigerar o radiador. Em trânsito urbano carregado é bom ficar atento ao marcador de temperatura de água do motor. Mas por experiência própria, o MWM é um motor que trabalha à temperaturas controladas. Vai ser muito azar ter um superaquecimento em trânsito normal.

    Sem a correia, é esperado que a luz da bateria se acenda, pois ela não está recebendo carga do alternador. Curioso vc relatar que a luz de presença de água no filtro de diesel e do freio de estacionamento ficaram acesas. Não vejo relação de causa e efeito para isso acontecer.

    O filtro de combustível, fica na parte alta do motor, bem próximo ao cilindro mestre de freio (lado do motorista). Na parte de baixo do filtro há um sensor e um dreno para vc sangra o acúmulo de água quando a luz acende.

    Boa sorte,

    Octávio

  • #3
    santo octávio
    realmente tbm achei estranho a luz de freio e o filtro de diesel
    meu pai quem estava voltando de viagem
    segundo ele houve um barulho tipo a explosão.. e tais luzes acenderam
    eu fui averiguar e vi a correia toda retalhada :P

    bom.. obrigado pela explicação, Octávio.. tentarei ligá-lo segunda feira para colocar uma correia nova e dar uma olhada no problema da luz de freio.. farei antes de sair também o dreno da água.

    O curioso da luz de freio estar aceso é que a luz fica mais incandescente quando eu realmente piso no freio de estacionamento.

  • #4
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    Normalmente o que ocasiona o rompimento de uma correia boa no motor 2.8 é um problema na polia do alternador que causa sobrecarga no rolamento do esticador.
    Aproveite e verifique como estão estas peças.

  • #5

    Informações Sobre O Xterra.

    Amigos estou pensando em adquirir uma xterra 03/04 este ano que vem.
    Alguém que possui ou possuiu uma pode me dar informações sobre o carro, durabilidade, consumo, custo de manutenção e seguro?
    Obrigado e Feliz 2009.

  • #6

    Polias

    Realmente o trem de engrenagens traseiro causa um grande conforto ao se deparar com um problema destes na dianteira.
    Vamos lá quando a correia arrebenta pode verificar o rolamento do alternador, na verdade são dois um dentro do outro, para evitar trancos, aproveite para dar uma geral no alternador. Depois temos o dispositivo esticador que tambem tem molas e rolamento, aproveite para trocar junto com a correia. Depois ainda tem uma polia de encosto que serve de guia para a correia tambem vai junto com o restante.
    Sds

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Gugu7 Ver Post
    Amigos estou pensando em adquirir uma xterra 03/04 este ano que vem.
    Alguém que possui ou possuiu uma pode me dar informações sobre o carro, durabilidade, consumo, custo de manutenção e seguro?
    Obrigado e Feliz 2009.
    Amigo, tenho uma e posso dizer que é um carro muito bom, motor MWM de manutenção barata, cambio eaton.

  • #8
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    Boa noite, pessoal.
    Na quinta feira, indo de Niterói para a região dos lagos, ficaram acesas a luz que indica água no filtro de combustível, a luz da bateria e do freio de estacionamento. Pensei que fosse a correia, parei e a correia estava ok (foi trocada a 1 (um) mês; coloquei original + esticador original). Continuei a viagem e as luzes acesas, a bateria deu conta quinta (luzes acessas, viajando), sexta e sábado, liguei a VTR e andei varias vezes. No sábado á noite morreu a bateria.
    O ar condicionado não funciona, não liga o compressor (precisa de energia (corrente) para ligar o compressor???)
    Como a "carga" durou 2 dias acredito que, no mínimo, o alternador estava dando uma pequena carga, o que pode ter quebrado? acredito que é só problema no alternador, mais porque acendeu aluz que indica água no filtro de combustível e do freio de estacionamento?
    Agradeço a quem poder ajudar
    Abraço


    XTerra 03/04
    Ex TR4 2007 (deixou saudades)

  • #9
    Usuário Avatar de Martins RJ
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    Boa noite, pessoal.
    Na quinta feira, indo de Niterói para a região dos lagos, ficaram acesas a luz que indica água no filtro de combustível, a luz da bateria e do freio de estacionamento. Pensei que fosse a correia, parei e a correia estava ok (foi trocada a 1 (um) mês; coloquei original + esticador original). Continuei a viagem e as luzes acesas, a bateria deu conta quinta (luzes acessas, viajando), sexta e sábado, liguei a VTR e andei varias vezes. No sábado á noite morreu a bateria.
    O ar condicionado não funciona, não liga o compressor (precisa de energia (corrente) para ligar o compressor???)
    Como a "carga" durou 2 dias acredito que, no mínimo, o alternador estava dando uma pequena carga, o que pode ter quebrado? acredito que é só problema no alternador, mais porque acendeu aluz que indica água no filtro de combustível e do freio de estacionamento?
    Agradeço a quem poder ajudar
    Abraço


    É grande a chance de ser a polia do alternador. Geralmente quando essas luzes acendem a polia parou de funcionar. Ela não é rígida como a maioria. Funciona como uma catraca.
    ATUAL - XTERRA
    EX - PAJERO TR4

  • #10
    Usuário Avatar de Rubão63
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    Boa noite, pessoal.
    Na quinta feira, indo de Niterói para a região dos lagos, ficaram acesas a luz que indica água no filtro de combustível, a luz da bateria e do freio de estacionamento. Pensei que fosse a correia, parei e a correia estava ok (foi trocada a 1 (um) mês; coloquei original + esticador original). Continuei a viagem e as luzes acesas, a bateria deu conta quinta (luzes acessas, viajando), sexta e sábado, liguei a VTR e andei varias vezes. No sábado á noite morreu a bateria.
    O ar condicionado não funciona, não liga o compressor (precisa de energia (corrente) para ligar o compressor???)
    Como a "carga" durou 2 dias acredito que, no mínimo, o alternador estava dando uma pequena carga, o que pode ter quebrado? acredito que é só problema no alternador, mais porque acendeu aluz que indica água no filtro de combustível e do freio de estacionamento?
    Agradeço a quem poder ajudar
    Abraço


    Estou acompanhando o tópico, breve solução para seu carro du.ar, eu peguei a minha xterra 2006 ontem, estou feliz com ela e vamos adiante. abs

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Rubão63 Ver Post
    Estou acompanhando o tópico, breve solução para seu carro du.ar, eu peguei a minha xterra 2006 ontem, estou feliz com ela e vamos adiante. abs
    Boa noite, Rubão63, o problema foi, segundo o eletricista, nos diodos do alternador. Foi consertado, sem trocar nada e até hoje está ok.

    Abraço

    Du.ar
    XTerra 03/04
    Ex TR4 2007 (deixou saudades)

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